Inaugurado em março de 1979, o metrô do Rio de Janeiro começou transportando meio milhão de pessoas, numa média diária de 60 mil usuários.

Em 1998 a empresa MetrôRio assumiu a administração e a operação das Linhas do metrô carioca, e em dezembro de 2009, passou a fazer parte do Grupo Invepar – Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A, juntando-se à CART – Concessionária Auto Raposo Tavares (SP), LAMSA – Linha Amarela S.A (RJ) e CLN – Concessionária Litoral Norte (BA). 

Atualmente, o MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Possui mais de 3 mil funcionários e sede localizada no Centro do Rio de Janeiro.

Com o investimento em novos trens e na abertura de novas estações, o MetrôRio vem possibilitando uma melhoria da mobilidade urbana para cariocas e turistas, seja no dia a dia ou em eventos importantes, como o Réveillon e o Carnaval.  Principalmente nos grandes eventos da cidade, o MetrôRio se destaca e opera com altíssima taxa de confiabilidade. 

Na Jornada Mundial da Juventude, 87% dos turistas elegeram o MetrôRio como o serviço público mais confiável. Já na Copa do Mundo Fifa, a Concessionária inovou para facilitar a viagem dos turistas e dos usuários do sistema: A nova sinalização, o aplicativo bilíngue MetrôRio e o Wi-Fi nas estações foram algumas das novidades lançadas na época e que foram aproveitadas pelos usuários após o evento.

Com esta experiência, o MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, com extensão de horários; circulação direta de trens das estações Pavuna a Botafogo e reforços nas equipes de segurança, de bilheteria e de condutores. A Concessionária também disponibilizou orientadores de públicos, promotores bilíngues e voluntários nas estações. 

Entre os dias 5 e 19 de agosto, durante a operação olímpica, 12,8 milhões de passageiros passaram pelas três linhas e a empresa bateu todos os recordes de transporte de passageiros, ultrapassando mais de um milhão de usuários ao dia.  Para os Jogos Paralímpicos,  o MetrôRio foi um dos mais acessíveis do mundo entre os metrôs com mais de dez anos de operação e o único que mantém, em caráter permanente, apoio aos portadores de necessidades especiais.

 

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