BladeGlider, revolucionário protótipo de um esportivo 100% elétrico foi destaque no Festival de Velocidade de Goodwood;

Goodwood Inglaterra – A Nissan participou de forma eletrizante no lendário Festival de Velocidade de Goodwood, que ocorreu neste fim de semana, trazendo o revolucionário protótipo 100% elétrico BladeGlider, além da última geração de seus superesportivos GT-R NISMO e MY17 GT-R.

Pilotado pela última vez no circuito de rua de Mônaco, o Nissan BladeGlider exibe as mais novas tecnologias de zero emissão da marca japonesa, com um design inovador. Chamando a atenção por onde passa, o modelo dá pistas sobre o futuro dos carros esportivos pensado pela Nissan.

Durante os três dias do festival, o BladeGlider eletrizou na subida do famoso morro Goodwood Hill Climb, causando sensação entre os visitantes com toda a potência de seu propulsor 100% elétrico.

O BladeGlider ficou exposto no paddock, permitindo aos visitantes ver de perto como serão os futuros modelos de alta performance.

O modelo não foi o único esportivo da Nissan a fazer aparições no fim de semana em Goodwood. O Nissan GT-R NISMO – que faz parte da linha GT-R – exibiu seus atributos de carro de corrida altamente tunado na Supercar Run.

O protótipo BladeGlider faz parte do compromisso da Nissan com o desenvolvimento de veículos zero emissão e novas tecnologias, como sistemas conectividade e condução autônoma.

Após dois anos de trabalho nas áreas de design, engenharia e desenvolvimento, o Nissan BladeGlider evoluiu para um estudo em escala real com foco no potencial de performance de um veículo elétrico avançado. O BladeGlider é o exemplo perfeito da “Mobilidade Inteligente” da Nissan, uma filosofia para fazer carros ainda mais empolgantes, resultado de uma nova definição sobre como eles podem ser conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.

Os modelos de demonstração apresentam uma configuração avançada de chassi, com uma bitola dianteira mais estreita e bitola traseira mais larga, para melhorar a eficiência aerodinâmica e estabilidade.

Com uma cintura de carroceria alta, as portas com abertura diédrica (invertida) oferecem uma forma diferente de entrar e sair da cabine. O teto aberto é reforçado por uma estrutura integrada de proteção anticapotagem, oferecendo as sensações de dirigir de um carro de corrida com cockpit aberto e a segurança de um cupê.

Os controles embutidos na direção do BladeGlider alimentam os sistemas exibidos em um display avançado, como velocidade, status da carga da bateria, além do modo de regeneração e mapeamento do torque. No meio dos dois mostradores centrais estão localizadas duas telas, que apresentam imagens das câmeras de ré embutidas logo atrás das rodas dianteiras. Oferecendo uma alternativa aos espelhos retrovisores embutidos nas portas, este projeto constituído por duas telas melhora a eficiência aerodinâmica do BladeGlider.

O motorista se posiciona na dianteira da carroceria triangular, um pouco à frente dos dois passageiros, que contam com um excelente espaço para as pernas. Todos os ocupantes têm uma visão panorâmica, graças ao para-brisa contínuo que permite uma visão sem obstáculos.

A propulsão é 100% elétrica, com uma excelente performance do motor fornecido pelo parceiro técnico da Nissan para o projeto do BladeGlider, a inglesa Williams Advanced Engineering. A velocidade máxima dos modelos de demonstração ultrapassa os 190 km/h*, com a aceleração de 0 a 100 km/h feita em menos de 5 segundos. A tração traseira fica a cargo de dois motores elétricos de 130 kW – um para cada roda.

O sistema apresenta vetorização do torque, que controla o torque fornecido às rodas motrizes, aumentando ainda mais o controle da condução. Por meio da vetorização do torque, se o carro sofrer subesterço, o sistema automaticamente manda mais torque para a roda externa, para restabelecer o equilíbrio da condução.

Projetados para melhorar – e não controlar – a experiência de condução, os sistemas de vetorização do torque apresentam três opções de configuração: desligado (off), ágil (agile) e modo derrapagem (drift).

A potência é fornecida por uma bateria de íons de lítio de cinco módulos, de 220 kW. Sistemas customizados são capazes de resfriar tanto a bateria como os motores elétricos.

 

 

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