Performance fantástica do holandês traz mais emoção para a última corrida com o título de pilotos em aberto.

Max Verstappen crava a pole para o GP de Abu Dhabi.

O último treino classificatório do ano em Abu Dhabi reservou emoção até os instantes finais. Com a disputa do título  em aberto, a definição do grid ganhou peso extra com o brilho de Verstappen. O piloto da Red Bull Honda cravou a volta mais rápida, 1min22s207, assegurando a pole position para a corrida decisiva.

Em seguida, vieram os pilotos da McLaren: Lando Norris ficou a 0,201 s de Verstappen, e Oscar Piastri, a 0,230 s — garantindo a McLaren a formação da primeira fila da largada.

Destaque para o Brasil com Gabriel Bortoleto da Sauber conquistando a 7º posição no grid, uma posição promissora para a corrida.

Tensão na classificação

A corrida de Abu Dhabi encerra a temporada 2025 com uma disputa de título aberta entre Norris, Verstappen e Piastri. Antes da classificação, o britânico liderava o Mundial com 408 pontos — 12 à frente de Verstappen, e 16 de Piastri. Com isso, bastava a Norris um lugar no pódio para garantir o campeonato.

Nos treinos livres anteriores à qualificação, o equilíbrio já era evidente. No terceiro e último treino livre, George Russell da Mercedes liderou, seguido de perto por Norris e Verstappen — com Bortoleto em 11º.

 

Pole para a corrida

A largada com Verstappen na frente dá ao holandês a vantagem estratégica num circuito onde ultrapassagens nem sempre são fáceis. Nesse sentido, com uma largada limpa ele poderá ditar o ritmo da prova.

Contudo,  Norris e Piastri têm nas mãos a opção de pressão desde o início: com o carro da McLaren logo atrás, podem buscar ultrapassagem rápida ou esperar por erros de Verstappen.

Yuki Tsunoda passará a ser piloto de testes da Red Bull a partir de 2026. Getty Images

Para Bortoleto, o 7º lugar representa uma chance de pontuar e fechar o ano em alta e se conseguir manter ritmo competitivo nas primeiras curvas e evitar imprevistos.

Com a definição do grid, a expectativa agora se volta para a corrida de domingo: o título será decidido na pista — com estratégia, ritmo e nervosismo à flor da pele.

Max Verstappen crava a pole para o GP de Abu Dhabi.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.