Com a vitória a Mercedes conquistou por antecedência o campeonato de construtores.

Hamilton conquista sua 93ª vitória em Ímola e dispara no campeonato.

Correndo pela primeira vez em Ímola, o inglês Lewis Hamilton conquistou sua 9ª vitória na temporada e está próximo de conquistar o heptacampeonato de pilotos.

Em segundo, cruzou a linha de chegada seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, seguido pelo australiano Daniel Ricciardo, da Renault.

Largada

Na largada, Bottas manteve a primeira posição e Max Verstappen da Red Bull Honda tomou a segunda posição de Hamilton na primeira curva conseguindo manter-se à frente do inglês.

Contudo, um estouro do pneu no final da prova (volta 51 do total de 63) impediu Verstappen de terminar quando o piloto estava em segundo, após ter ultrapassado Bottas.

O francês Pierre Gasly da AlphaTauri Honda fazia uma excelente corrida ocupando a quinta posição, quando um problema na pressão de água fez com que o piloto fosse obrigado a abandonar a corrida na 9ª volta.

Durante a corrida, Verstappen e Bottas pararam para a primeira troca de pneus na 19ª volta, colocando os compostos duros, sendo que Hamilton dizia pelo rádio que não queria parar para a troca.

Andamos com os pneus médios da largada, Hamilton foi abrindo distância de Bottas e Verstappen, pois os pneus duros demoraram mais para aquecer prejudicando os tempos dos dois pilotos.

Hamilton adota estratégia diferente

Nesse sentido, Hamilton só foi parar na 33ª volta quando um abandono da Renault de Ocon provocou um safety car virtual, fazendo com que todos os pilotos fossem obrigados a diminuir a velocidade.

O inglês já havia aberto mais de 26 segundos de vantagem sobre Bottas e Verstappen e retornou na liderança com 3 segundos de folga.

Verstappen abandona

Na 43ª volta, Verstappen conseguiu ultrapassar Bottas e seguia na segunda colocação até o estouro do pneu traseiro direito fazendo o piloto rodar e atolar na brita.

Nesse ínterim, Bottas teve o assoalho da Mercedes danificado por uma peça que se soltou da Ferrari de Vettel na segundo volta, o que prejudicou sua performance.

Com o acidente de Verstappen, foi acionado o safety-car e durante este período o inglês George Russel da Williams conseguiu rodar sozinho e bater no muro, abandonando a prova.

Com o safety car, Bottas parou para colocar pneus macios e ainda tentou se aproximar de Hamilton, que terminou em primeiro pela 93ª vez na F-1.

Alexander Albon

Com o abandono de Verstappen a Red Bull contava com o piloto tailandês para marcar alguns pontos.

Porém, na 58ª volta Albon ocupava a 7ª posição quando rodou sozinho após tentar ultrapassar o mexicano Sergio Perez da Racing Point e terminou na 15ª posição.

Com mais um resultado insatisfatório Albon deve perder a vaga na Red Bull e voltar para a AlphaTauri, em 2021.

Ferrari

A princípio a Ferrari fez uma boa corrida em casa com Charles Leclerc terminando na 5ª posição.

Contudo, Vettel terminou em 14ª e disse que há uma diferença de performance entre os dois carros.

A Fórmula-1 voltou ao circuito de Ímola neste domingo sem a presença do público após 14 anos de ausência, mas não irá retornar no calendário de 2021.

Próxima Prova: GP da Turquia – 15 de novembro

Antecipadamente Bottas, Toto Wolff e Hamilton comemoram a conquista do 7º campeonato de construtores consecutivo da Mercedes. Foto: Mercedes

Com o abandono de Verstappen a Red Bull deixou de marcar pontos importantes no campeonato.
Com o abandono ficou difícil para Verstappen disputar o vice-campeonato de pilotos com Bottas.
Max Verstappen da Red Bull Honda estava em segundo quando o pneu traseiro direito estourou forçando o piloto a abandonar a prova. Foto: Mark Thompson/Getty Images
Como resultado Hamilton em primeiro, Bottas em segundo e Ricciardo em terceiro. Foto: Mercedes
Com o abandono de Verstappen, Charles Leclerc terminou na 5ª posição em Ímola. Foto: Ferrari
Definitivamente, Hamilton ainda deve vencer outras provas nesta temporada. Foto: Mercedes

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.