O novo Ford GT tornou-se o ve?culo de s?rie mais r?pido j? produzido pela marca, com a velocidade m?xima de 347 km/h (ou 216 milhas por hora).
Combinando motor EcoBoost de mais de 650 cv, excelente rela??o peso-pot?ncia, sistema avan?ado de suspens?o ativa e uma impressionante efici?ncia aerodin?mica, o supercarro honra a tradi??o da linha nas pistas de corrida.
Nos testes de desenvolvimento realizados no Calabogie Motorsports Park, no Canad?, o Ford GT superou a McLaren 675LT e a Ferrari 458 Speciale. Todos os carros foram preparados em condi??es id?nticas, com fluidos e pneus novos, ajuste ?timo de suspens?o e o mesmo piloto.
Os n?meros falam por si:
- Ford GT: 2:09,8 min;
- McLaren 675LT: 2:10,8 min;
- Ferrari 458 Speciale: 2:12,9 min.
Com 656 cv e torque de 76 kgfm, o novo motor V6 de 3.5 litros da Ford ? o mais potente j? produzido na linha EcoBoost. Ele opera com ampla faixa de pot?ncia e gera 90% do torque m?ximo a 3.500 rpm.
?Nossa expectativa sempre foi que o EcoBoost V6 casaria excepcionalmente bem com o Ford GT, tanto em termos de pot?ncia como de efici?ncia aerodin?mica”, diz Dave Pericak, diretor global da Ford Performance. ?N?s testamos e desenvolvemos esse propulsor no carro de corrida Daytona Prototype que disputou a categoria IMSA por duas temporadas, e no pr?prio Ford GT no ano passado. Estamos extremamente satisfeitos com o seu desempenho, tanto na pista como nas ruas.?
O peso seco do Ford GT chega a 1.360 kg, o que o coloca entre seus dois principais concorrentes, a McLaren 675LT e a Ferrari 488. A sua rela??o peso-pot?ncia ? de 2,17 kg/cv.
?O Ford GT ? totalmente focado em desempenho?, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. ?Conseguimos uma consider?vel redu??o de peso com a arquitetura de fibra de carbono. Ent?o, reinvestimos parte dessa economia onde ela ? mais importante: no desempenho, especialmente na din?mica ativa. O resultado ? um carro ainda mais r?pido.?
Os sistemas de din?mica ativa, tanto na suspens?o como na aerodin?mica, s?o projetados para o carro ter ?tima for?a descendente, de arrasto e estabilidade em qualquer velocidade, ganhando uma configura??o mais r?pida com pilotos de qualquer n?vel de habilidade.
Com vit?rias em Le Mans e outras pistas do Campeonato Mundial de Endurance e IMSA na ?ltima temporada, o Ford GT j? provou sua for?a. O modelo de s?rie compartilha muitos aspectos com a vers?o de competi??o, que conta com recursos avan?ados de aerodin?mica e suspens?o.
Fotos: Ford
Comentários desabilitados.