Produção do modelo mais vendido da marca no país foi iniciada em setembro em São José dos Pinhais, no Estado do Paraná. Motor 4 cilindros TFSI flex 1.4, com 150 cv de potência, impressiona pela potência e economia de combustível.
A Audi tornou-se mais uma montadora de automóveis a produzir no Brasil, no final de setembro. O início da fabricação do A3 Sedan no Estado do Paraná aumentou ainda mais a confiança do cliente na marca e consequentemente, o valor de revenda
dos principais modelos. Testamos o Audi A3 nacional com motor flex 1.4, nas ruas e avenidas de São Paulo, ele é fácil de dirigir e o seu motor impressiona pela potência, economia e consumo de combustível.
Motor e Câmbio, os grandes atrativos do Audi A3
A adoção de novos motores e o aumento no desempenho marcaram o lançamento do A3 Sedan nacional. As versões Attraction e Ambiente passaram a contar com o motor 1.4 Turbo FSI Flex produzido no Brasil, com injeção direta de combustível,
150 cv de potência e 250 Nm de torque. Com um ganho de 28 cv em relação ao anteriormente importado, o motor turbo flex de 1.4 litro com injeção direta de combustível na câmara de combustão, tem seu desempenho otimizado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas (borboletas) posicionadas atrás do volante. Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.
AS VERSÕES
Com o novo motor bicombustível, o A3 Sedan é oferecido nas versões Attraction e Ambiente. Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item presente em todas as versões é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.
Attraction
Traz de série câmbio automático, ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bixenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico. O cliente pode optar entre as cores cinza e preto para o acabamento interno. A versão de entrada conta também com sistema startstop para desligamento e partida do motor quando para nos semáforos ou nos congestionamentos. Rádio MMI com alto-falantes, computador de bordo e conexão Bluetooth para telefone móvel. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio, com 16 polegadas.
Ambiente
Soma aos itens de série do modelo Attraction os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional, também com acabamento de couro, com comandos para trocas de marchas. O para-brisa traz uma faixa superior cinza para reduzir a incidência dos
raios solares. As rodas de alumínio, com cinco raios, têm 17 polegadas de diâmetro. Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, mais ampla do que a da versão importada. Entre os principais equipamentos está o rádio MMI plus com
sistema de navegação. O Pacote Design inclui bancos de couro sintético, mais portaobjetos e teto solar “Open Sky”, enquanto o pacote Assistance traz controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro mais câmera de ré.
Pacote Assistance Plus: o Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense
Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.
REFERÊNCIAS:
rigidez, acústica, segurança e aerodinâmica
O A3 Sedan possui excelente rigidez torcional estática e dinâmica. Isso contribui para a alta precisão na fabricação do veículo e para um interior silencioso. O parabrisa com isolamento acústico é equipamento de série, assim como a dupla vedação
envolvente que minimiza o ruído do vento nas portas e janelas. Os espelhos externos foram também projetados visando à redução do nível de ruído interno.
Em uma colisão dianteira, a travessa frontal distribui as forças para os dois membros laterais, que passam por uma deformação programada para dissipá-las. Em caso de impacto lateral, os componentes de aço moldado a quente nas soleiras e colunas
B proporcionam excelente proteção aos ocupantes. Já em uma colisão traseira, os elementos transversais do para-choque transferem a tensão para os grandes membros longitudinais. O modelo apresenta coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx)
de apenas 0,30. O assoalho externo aerodinâmico reduz o arrasto aerodinâmico total em cerca de 12%.
CHASSI
O chassi do A3 Sedan tem distribuição de peso otimizada. A suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços inferiores em V. O subchassi em peça única e os mancais de pivô conjugados aos motores mais potentes são feitos de alumínio. Esses componentes são, em conjunto, seis quilos mais leves que similares de aço.
UM MOTOR PARA O BRASIL:
1.4 TFSI FLEX
Desenvolvido por engenheiros e técnicos brasileiros e alemães, envolveu simulações digitais e testes de bancada para as mais variadas condições de combinação de etanol e gasolina, em diversas situações climáticas. Devido às propriedades químicas
do etanol, a transformação exigiu modificações em todos os componentes que têm contato direto com o combustível. Com a calibração adotada, o 1.4 TFSI Flex que equipa o A3 Sedan passou a oferecer maior potência, de 150 cv, e torque máximo de
250 Nm disponível a apenas 1.500 rpm, otimizando o desempenho nas condições de uso mais frequentes, ou seja, no trânsito urbano. Uma curiosidade é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina. Uma vantagem da injeção direta de combustível é que o 1.4 TFSI do A3 Sedan não exigiu a adoção de nenhum sistema auxiliar para para partida a frio com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível.
A altíssima pressão de entrada do etanol na câmara de combustão e a possibilidade de dosar eletronicamente a mistura ar-combustível garante uma partida sem dificuldades mesmo nos dias mais frios. As versões do A3 Sedan equipadas com motor 1.4 TFSI Flex obtiveram uma melhora no desempenho: Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, meio segundo mais rápido do que nos modelos anteriores, a velocidade máxima passou a ser de 215 km/h.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
O A3 Sedan 1,4 foi classificado pelo Inmetro na categoria A, a mais econômica.
No teste realizado pela revista Hotel Guide, o A3 fez 12 km/l na cidade (sem muito trânsito) e chegou ao pico de 18 km/l na estrada com gasolina comum.
PREÇOS (Tabela dezembro 2015)
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Attractive: R$ 99.990,00.
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: R$ 109.990,00.
Comentários desabilitados.