O lançamento mais esperado do ano chega com novo design e nova mecânica. Com o Civic Touring (topo de linha) a marca quer disputar o segmento de luxo com a Audi, BMW e Mercedes.

Preço a partir de R$ 87.900,00 na versão Sport manual.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP

A Honda apresentou no Brasil o Novo Civic Geração 10, o único sedan médio que rivaliza em vendas com o líder Toyota Corolla.

De acordo com a montadora, trata-se da maior renovação do modelo em toda sua história. O novo Civic vem com novas versões destacando-se a Sport (de entrada) e a Touring (topo de linha).

Durante a apresentação do modelo para a imprensa especializada no final de julho em São Paulo, os executivos da montadora disseram que o objetivo da nova geração o, foi de realizar um “rejuvenescimento dinâmico” e criar um carro que redefine o segmento a cada geração não só entre seus concorrentes tradicionais, como também em relação aos sedãs mais sofisticados como os automóveis premium alemães.

Em todos os modelos, o Civic oferece um pacote completo de equipamentos onde se destacam: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função  Brake-Hold, piloto automático, botão ECON de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque” para subida/descida em todas as posições, sistema de som com quatro alto-falantes, conexões bluetooth e USB e comandos no volante e câmera de ré.

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                                                             Design mais robusto.

DESIGN EXTERNO, AERODINÂMICA E RIGIDEZ

O design na dianteira lembra o Honda Accord, modelo acima do Civic. Está mais robusto. Já o design na traseira é bastante ousado com novas lanternas em forma de bumerangue, único no segmento. A lateral lembra o desenho do Audi A5 Sporback com estilo europeu. A Honda caracteriza o Civic como esportivo e por isso ele está mais baixo e largo, e conta com um conjunto de rodas e pneus mais largos. Já o rival Corolla foca no conforto e na praticidade.

O design do novo Civic é combinado a componentes aerodinâmicos, como a cobertura de todo o assoalho e das caixas de roda dianteira e traseira, para criar a carroceria mais eficiente de sua categoria, segundo a Honda. Além do novo design, a rigidez torcional foi ampliada em 25%, enquanto o peso da carroceria foi reduzido em 22 kg, se comparado à geração anterior.

INTERIOR TOTALMENTE NOVO

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                       Novo painel de instrumentos do Civic 10a geração.

O interior foi completamente renovado para proporcionar conforto e sofisticação.

Novos materiais de alta qualidade, macios ao toque, são usados no painel de instrumentos, laterais de porta e no forro de teto. O acabamento e encaixe das peças recebeu atenção para reforçar o aspecto superior desta nova geração.

O entre-eixos alongado e a carroceria mais larga resultam em um maior espaço para os ocupantes. Com o aumento do espaço para ombros, quadris, pernas e joelhos, o Civic proporciona conforto para todos os passageiros.

A visibilidade dos passageiros dos bancos de trás para frente foi aumentada, com um novo design dos encostos de bancos dianteiros e apoios de cabeça menores.

A Honda colocou mais espaço para as pernas do motorista reduzindo o avanço do painel de instrumentos na área dos joelhos, da mesma forma que o espaço para as pernas no banco traseiro foi ampliado em 27 mm. O porta-malas foi ampliado para até 525 litros, o maior da categoria, com posição de carregamento baixa, ampla abertura e área de carga mais larga que a do modelo anterior.

NOVAS VERSÕES

Sport: Com preço mais acessível é destinado para o público jovem.

EX e EXL: Para manter os consumidores atuais do modelo.

Touring: Para competir com os sedãs alemães de entrada.

Sport – motor 2.0 flex e câmbio manual:     R$ 87.900,00

Ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos com função um toque, freio de mão eletrônico, velocímetro digital, piloto automático, controles de tração e estabilidade, 6 airbags, assistente de partida em rampa (HSA), luzes de diurna em LED, faróis de neblina e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, central multimídia com Bluetooth, entrada USB, câmera de ré e controles no volante.

Sport – motor 2.0 flex e câmbio CVT:           R$ 94.900,00 Pacote da versão Sport manual, + câmbio CVT com “borboletas” atrás do volante para trocas de marcha.

EX – motor 2.0 flex e câmbio CVT:               R$ 98.400,00

Pacote da Sport CVT, + bancos de couro, rodas com acabamento diamantado, painel de instrumentos digital, retrovisores rebatíveis com pisca-pisca e acabamento cromado.

 EXL – motor 2.0 flex e câmbio CVT:             R$ 105.900,00

Pacote do EX, + ar-condicionado de 2 zonas, central multimídia de 7 polegadas sensível ao toque com navegador e compatibilidade com CarPlay-Apple e Android-Google, para reproduzir os recursos dos smartphones e painel de instrumentos totalmente digital, com tela de TFT.

Touring – motor 1.5 turbo e câmbio CVT:    R$ 124.900,00 Pacote do EXL, + faróis full LED (inclusive nos faróis de neblina), câmera abaixo do retrovisor direito que exibe as imagens na tela central para auxiliar em mudanças de faixa, partida por botão, entrada sem necessidade de chave, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ajuste elétrico para os bancos dianteiros, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, teto solar elétrico, detalhes em alumínio nas portas e no painel e maçanetas externas cromada.

MOTORES

2.0 i-VTEC FlexOne: 4 cilindros em linha, com 155 cv de potência a 6.300 rpm e torque de 19.5kgfm a 4.800 rpm com etanol  (versões EX, EXL e Sport).

 1.5 Turbo: 4 cilindros, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas, roda somente a gasolina, gerando 173 cv de potência a 5.500 rpm, com  torque de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Os motores trazem uma série de recursos para redução de atrito, além de aprimoramentos na engenharia para combinar potência e baixo consumo de combustível. Na classificação do CONPET, ambos receberam o selo de eficiência energética, com a nota A (máxima) em sua categoria.

 CÂMBIO

Serão duas opções de transmissão, sendo uma manual de seis velocidades (Sport), e uma continuamente variável: (Sport, EX, EXL e Touring).

As versões com transmissão CVT trazem ainda aletas para trocas de sete marchas simuladas atrás do volante.

SEGURANÇA

Em todas as versões airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA, sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED, sistema ISOFIX e aviso de esquecimento do uso dos cintos dianteiros.

SUSPENSÃO

O conjunto independente de suspensões inclui multibraços montados no subchassi traseiro, para um alto nível de estabilidade lateral. Buchas de suspensão hidráulicas, uma solução adotada em carros maiores e mais caros, melhoram o conforto e reduzem as vibrações sem comprometer a dirigibilidade.

A nova caixa de direção elétrica permite maior precisão de direção e senso de controle – com apenas 2,2 voltas de batente a batente (contra 3,1 voltas do modelo anterior).

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RUÍDO E VIBRAÇÃO

Materiais de isolamento acústico de alta qualidade foram adotados junto a soluções de design para alcançar um novo nível de silêncio, incluindo a adoção de novos métodos para medir e reduzir a fuga de ar do habitáculo do Civic. Em testes, houve uma redução destas fugas, se comparado com a geração anterior.

A redução de ruídos foi alcançada também por meio de selagem tripla da porta, novos isolantes no capô, defletores de calor acústicos, revestimento nas caixas de roda traseiras e carpete interno moldado com fibra. A versão Touring traz ainda para-brisa acústico e coberturas adicionais no assoalho. O para-brisa acústico diminui bastante a passagem de som do exterior para o interior do carro.

 SEGURANÇA

De série, o novo Civic traz:

Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD.

Sistema de estabilidade Vehicle Stability Assist (VSA) com controle de tração. Assistente Agile Handling Assist (AHA) que aprimora a estabilidade dinâmica em curvas. O novo Civic adota uma avançada estrutura de carroceria – incluindo a nova geração da Advanced Compatibility Engineering (ACE), nova tecnologia de estrutura de impacto, piso de aço de alta resistência, e colunas B e estrutura traseira de alta resistência – para proporcionar um alto grau de proteção aos ocupantes, sem comprometer o peso e aumentando a eficiência de combustível.

O Civic traz airbags frontais, laterais e de cortina, incluindo um airbag frontal com uma costura em espiral para um melhor desempenho no momento do disparo; tecnologia Smart Vent para os airbags do passageiro e motorista e um novo airbag para passageiro que reduz o risco de ferimentos caso o ocupante esteja fora da posição.

 EQUIPAMENTOS

Para os clientes que buscam conforto e tecnologia há as versões EX e EXL: a versão EX traz rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, bem como a grade frontal cromada. O modelo também recebe retrovisores rebatíveis eletricamente com pisca-písca, faróis com acendimento automático, bancos revestidos em couro com costuras, velocímetro digital e áudio com tela de 5 polegadas.

A EXL acrescenta ar-condicionado automático de duas zonas, multimídia com tela de sete polegadas touchscreen com navegador e interface para smartphone, entrada HDMI, duas portas USB, dois tweeters dianteiros e dois traseiros.

 Conectividade com Apple CarPlay e Android Auto

Para permitir uma conectividade ampliada, o Civic, em suas versões EXL e Touring, adota a nova tela de sete polegadas sensível ao toque que agrega as funções multimídia, navegação e de interação do motorista com o carro. O sistema é compatível com as interfaces Apple CarPlay e Android Auto, permitindo uma integração das funções dos smartphones com o automóvel, incluindo aplicativos, reprodução de áudio via streaming, busca por meio de comandos de voz e o acesso a uma série de aplicativos para smartphones.

 CORES

Branco Estelar (perolizada) que recebe uma camada adicional, acrescentando brilho diferenciado, além do Branco Tafetá (sólida), Cinza Barium (metálica), Prata Platinum (metálica) e Preto Cristal (perolizada).

 CIVIC PRODUZIDO NO BRASIL

O Novo Civic Geração 10 é produzido na fábrica de Sumaré no interior do Estado de São Paulo, onde também são fabricados os modelos HR-V, Fit e City.

Tabela de Preços:

Sport Manual:         R$ 87.900,00

Sport CVT:              R$ 94.900,00

EX CVT:                  R$ 98.400,00

EXL CVT:                R$ 105.900,00

Touring:                  R$ 124.900,00

Fotos: Honda

 

 

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