O tricampeão mundial de F-1, o inglês Lewis Hamilton da Mercedes venceu neste domingo o GP do México, com Nico Rosberg em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. Com a vitória o inglês já o segundo maior vencedor da F-1, ao lado de Alain Prost.
O inglês Lewis Hamilton fez a sua parte e venceu praticamente de ponta a ponta, o GP do México, tendo feito a pole position no sábado. Nico Rosberg atual líder do campeonato, saiu em segundo e além de não conseguir superar Hamilton na largada, quase perdeu a segunda posição para Max Verstappen da RBR. Felipe Massa da Williams ganhou duas posições na primeira volta subindo de nono para sétimo. No fundo do pelotão Pascal Werhlein da Manor foi tocado por Gutierrez da Haas e acabou acertando o carro da Sauber pilotado por Ericsson. Werhlein abandonou a prova e Ericsson foi para os boxes. Com o acidente foi acionado o safety car virtual por três voltas para retirada do carro da Manor.
Após a primeira curva Hamilton pisou fundo e foi abrindo vantagem para Rosberg, que não conseguia se aproximar da outra Mercedes. Com 17 voltas de corrida Hamilton já havia ganho cerca de 8 segundos de vantagem para Rosberg, seguido de Verstappen, Hulk, Raikkonen e Massa.
Na décima segunda volta, Sebastian Vettel da Ferrari, tentava ultrapassar Felipe Massa, que fazia um traçado diferente para dificultar a ultrapassagem, irritando o alemão. A certa altura da disputa, Vettel chamou Massa de estúpido pelo rádio. Vettel era mais rápido mas não conseguia ultrapassar, até que na décima quinta volta, Massa entrou nos boxes para trocar os pneus.
Hamilton estava na ponta e parou para trocar os pneus na décima sétima volta, tendo retornado em quarto. Com isso Rosberg ficou em primeiro seguido por Raikkonen e Vettel. Na vigésima quarta volta o piloto da casa, o mexicano Sérgio Perez, estava em décimo e tentou ultrapassar Felipe Massa na freada, mas passou reto e teve de devolver a posição ao piloto brasileiro.
Com 40 voltas Hamilton liderava com 4 segundos de vantagem para Nico Rosberg, que não conseguia pressionar seu companheiro de equipe. Na volta 67 (de um total de 71) Sebastian Vettel que estava em quarto, abriu a asa na reta principal e foi para cima de Verstappen que estava em terceiro, que deu uma forte freada e cortou o caminho pela grama, saindo na frente de Vettel. Após algumas curvas a equipe RBR aconselhou a Verstappen a ceder a posição a Vettel, pois ele havia cometido uma manobra irregular ao cortar caminho pela grama, mas o piloto holandês não obedeceu a equipe.
Vettel xingou muito o holandês da RBR pelo rádio, e após a linha de chegada gesticulou para o piloto holandês negativamente, que respondeu com outro sinal.
Cerca de 5 minutos após os carros pararem no local para o pódio, a organização de prova deu uma punição a Verstappen, que perdeu duas posições na classificação, tendo ficado inclusive atrás do seu companheiro Daniel Ricciardo.
Quase quatro horas depois do término da corrida, Sebastian Vettel da Ferrari também foi punido e perdeu a terceira posição para Daniel Ricciardo da RBR e a quarta posição para Max Verstappen da RBR.
Com o resultado a diferença entre os líderes caiu de 33 para 19 pontos e a decisão do título pode sair no GP do Brasil dia 13 de outubro, com largada prevista para às 14 horas de Brasília.
O GP do Brasil também marcará a última corrida de Felipe Massa no GP Brasil de F-1.
Para Nico Rosberg conquistar o seu primeiro título em Interlagos – SP, ele precisa:
- Vencer
- Chegar em segundo e Hamilton em quinto
- Chegar em terceiro e Hamilton em sexto
- Chegar em quarto e Hamilton em oitavo
- Chegar em quinto e Hamilton em nono
- Chegar em sexto e Hamilton em décimo
RESULTADO DO GRANDE PRÊMIO DO MÉXICO DE F-1
Pos | Piloto | Tempo | Pts |
---|---|---|---|
1 | 1:40:31.402 | 25 | |
2 | +8.354s | 18 | |
3 | +17.313s | 15 | |
4 | +20.858s | 12 | |
5 | +27.313s | 10 | |
6 | +49.376s | 8 | |
7 | +58.891s | 6 | |
8 | +65.612s | 4 | |
9 | +76.206s | 2 | |
10 | +76.798s | 1 | |
11 | +1 volta |
0 | |
12 | +1 volta |
0 | |
13 | +1 volta |
0 | |
14 | +1 volta |
0 | |
15 | +1 volta |
0 | |
16 | +1 volta |
0 | |
17 | +1 volta |
0 | |
18 | +1 volta |
0 | |
19 | +1 volta |
0 | |
20 | +1 volta |
0 | |
21 | +2 voltas |
0 | |
22 | Não terminou | 0 |
CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES DA F-1
Pos | Equipe | Pts |
---|---|---|
1 | Mercedes | 679 |
2 | Red Bull Tag Heuer | 422 |
3 | Ferrari | 370 |
4 | Force India Mercedes | 145 |
5 | Williams Mercedes | 136 |
6 | McLaren Honda | 74 |
7 | Toro Rosso Ferrari | 55 |
8 | Haas Ferrari | 29 |
9 | Renault | 8 |
10 | Manor Mercedes | 1 |
11 | Sauber Ferrari | 0 |
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS DA F-1
Pos | Piloto | Nacionalidade | Equipe | Pts |
---|---|---|---|---|
1 | Alemanha | Mercedes | 349 | |
2 | Inglaterra | Mercedes | 330 | |
3 | Austrália | Red Bull TAG Heuer | 242 | |
4 | Alemanha | Ferrari | 187 | |
5 | Finlândia | Ferrari | 178 | |
6 | Holanda | Red Bull TAG Heuer | 177 | |
7 | México | Force India Mercedes | 85 | |
8 | Finlândia | Williams Mercedes | 85 | |
9 | Alemanha | Force India Mercedes | 60 | |
10 | Espanha | McLaren Honda | 52 | |
11 | Brasil | Williams Mercedes | 51 | |
12 | Espanha | Toro Rosso Ferrari | 38 | |
13 | França | Haas Ferrari | 29 | |
14 | Rússia | Toro Rosso Ferrari | 25 | |
15 | Inglaterra | McLaren Honda | 21 | |
16 | Dinamarca | Renault | 7 | |
17 | Inglaterra | Renault | 1 | |
18 | Inglaterra | MRT Mercedes | 1 | |
19 | Bélgica | McLaren Honda | 1 | |
20 | México | Haas Ferrari | 0 | |
21 | Suécia | Sauber Ferrari | 0 | |
22 | Brasil | Sauber Ferrari | 0 | |
23 | Indonésia | MRT Mercedes | 0 | |
24 | França | MRT Mercedes | 0 |
Comentários desabilitados.