AMAURI TERUO YAMAZAKI – do Salão do Automóvel de SP
-
Pela primeira vez no Brasil e na América Latina, o protótipo LC 500h é apresentado no Salão, simbolizando o futuro do design e da engenharia Lexus
-
O conceito LF-FC é a primeira proposta da Lexus para veículos movidos a célula de combustível
-
Hoverboard, o skate voador da marca é apresentado no Salão
A Lexus traz ao público do Salão do Automóvel de São Paulo toda a sofisticação japonesa, unindo tecnologia, exclusividade e luxo em um estande de mais de 700 m², desenvolvido com base no conceito de Omotenashi.
Para a Lexus, Omotenashi representa mais que hospitalidade, significado da palavra em japonês. Sugere, também, excelência e capacidade de surpreender, por antecipar as necessidades de seus clientes, antes mesmo que elas possam existir.
A Lexus está no salão, apresentando parte de sua linha de produtos comercializada no Brasil e suas mais recentes inovações em design e em tecnologias híbrida e por célula de combustível.
- LC 500h
O protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, que representa o futuro do design da marca, além de contar com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo. É a primeira aparição do LC 500h no Brasil e na América Latina, após ser revelado no Salão de Genebra, em março. O modelo é a versão híbrida do cupê LC 500, apresentado pela Lexus no Salão de Detroit, em janeiro.
O LC 500h é equipado com um motor 3.5L V6 e outro elétrico que, juntos geram potência combinada de 264 kw, torque de 35,5 kgfm a 4.900 giros e transmissão automática de 10 velocidades.
Em uma combinação de elegância, o LC 500h possui um visual sedutor, que retrata a exploração fiel de elementos inspirados no design de seu conceito LF-LC.
Na parte dianteira, o cupê exibe um formato marcante de grade frontal. Os faróis, em formato de L e com lâmpadas de LED triplo, foram criados para garantir uma posição ainda mais baixa do capô. O modelo possui entre-eixos alongado, de 2.870 mm, e frente e traseira compactas, de 920 mm e 970 mm, respectivamente. Linhas e curvas fluidas se mantêm até a traseira do veículo, onde lâmpadas multicamadas sugerem um efeito exclusivo de iluminação.
O interior do LC 500h conta com acabamento luxuoso, que combina toda a elegância, qualidade e sofisticação de um cupê premium Lexus, oferecendo alto prazer de condução e excelente nível de conforto aos ocupantes.
O LC 500h está estreando uma nova cor da marca Lexus. É o Azul Estrutural, inspirado nas borboletas “Morpho” que vivem na América do Sul, incluindo a Amazônia e a Mata Atlântica brasileira. A tonalidade de azul metálico é resultado da luz refletida sobre as camadas das asas dessa espécie de borboleta. A cor do pigmento é azul, mas a pintura em camadas aumenta o efeito de luz sobre ele. O resultado é um belo azul de alta luminosidade.
O LC 500h possui o novo Multi Stage Hybrid da Lexus, uma revolução em sistemas híbridos para veículos que priorizam esportividade e desempenho.
Responsável por combinar maior eficiência e performance superior em um novo padrão para veículos híbridos, o sistema Multi Stage Hybrid foi desenvolvido para potencializar uma experiência de condução mais envolvente e esportiva.
Com a união dos elementos de um sistema híbrido tradicional com um dispositivo de mudança de múltiplo estágio a uma caixa automática de 10 velocidades, montada atrás da transmissão híbrida, o Multi Stage da Lexus oferece a sensação inédita mais realista de potência entre a pressão do pedal e a aceleração do veículo. Esta combinação resulta em uma transmissão automática de 10 velocidades mais eficiente, que fornece ao LC 500h potência suficiente para atingir performance e agilidade em níveis superiores para um cupê de quatro ocupantes. O LC 500h é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.
- LF-FC
De estilo inovador, o LF-FC é o primeiro estudo da marca movido a célula de combustível de alta potência. Além da versão conceitual do LF-FC, a Lexus expõe um display técnico com informações sobre o funcionamento do sedã premium. Apresentado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2015, o LF-FC incorpora a filosofia de design “L-finesse” da Lexus.
Visto de todos os ângulos, o sedã exibe uma elegância agressiva. Uma nova e evoluída versão da grade frontal, assinatura da marca Lexus, acompanha o desenho do LF-FC, dominando o para-choque do veículo. Os faróis, equipados com luzes diurnas em forma de “L”, exaltam a perfeição nos acabamentos no para-choque dianteiro.
A traseira do LF-FC é realçada por lanternas que também adotaram o sistema de DRL em assinatura em “L”. Quando visto de perfil, o verdadeiro caráter do LF-FC é revelado. O teto flui da frente para trás na forma de um “cupê de quatro portas”. As rodas de alumínio de 21’’ de fibra de carbono reforçado de plástico (CFRP) transmitem uma dose extra de dinamismo.
Com comprimento de mais de 5 metros, largura de 2 metros e altura de 1,4 metro, o LF-FC possui interior espaçoso, projetado para envolver os ocupantes em um ambiente confortável.
O “motor” do LF-FC é um sistema de célula de combustível de alta potência, que energiza as rodas traseiras e também envia energia para dois motores nas rodas dianteiras, fazendo do modelo um veículo com tração integral. Este sistema inovador permite controle de distribuição de torque preciso entre as rodas, conferindo ao sedã dirigibilidade dinâmica excelente. O posicionamento estratégico do compartimento da célula de combustível na parte traseira, uma unidade de controle de energia na dianteira e tanques de combustível de hidrogênio em forma de “T” resultam em uma excelente distribuição de peso.
Hoverboard
Em complemento à area de inovação em design e tecnologia do estande, é apresentado, pela primeira vez no Brasil, o Hoverboard, o skate voador da Lexus. O Hoverboard utiliza levitação magnética para alcançar a movimentação sem atrito com o solo. A combinação entre nitrogênio líquido resfriado e ímãs permanentes é o que permite que o skate flutue.
Linha NX
A linha Lexus NX, está exposta em suas configurações 200t e F SPORT.O NX representa a nova geração de modelos para atender a consumidores que desejam um veículo com design moderno, desempenho superior, alta tecnologia em equipamentos e acabamento refinado.
Inspirado em esportivos de alto desempenho, o NX foi projetado para proporcionar agilidade e emoção ao condutor. Equipado com motor 2.0L turboalimentado com injeção direta, o NX 200t acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, rende 238 cv de potência e apresenta baixo consumo de combustível, com média combinada de 9,2 km/l.
A linha NX é responsável por 63% das vendas Lexus no Brasil.
Linha RX
A nova geração da linha RX, disponível no mercado nacional desde julho deste ano, possui desenho totalmente renovado, caracterizado por vincos e curvas expressivas, que representam ousadia e evolução no estilo do SUV.
A versatilidade e a potência do Lexus RX 350, o primeiro SUV premium a ser comercializado em larga escala no mundo, foram aprimoradas na nova geração, devido a ajustes no motor V6 de 3.5L de ciclo Atkinson e injeção direta a gasolina, em sintonia com a nova transmissão automática de oito velocidades.
O motor 2GR-FKS V6 proporciona desempenho expressivo ao RX, eficiência no consumo e baixo nível de emissão. O RX 350 tem 305 cv de potência a 6.300 rpm e 38 kgfm de torque a 4.700 rpm. Seu consumo de combustível tem média de 8,5 km/l.
Destaque para o sistema Multimídia Lexus, com tela de cristal líquido de 12,3” de alta definição, com elevado nível de contraste que minimiza a variação de cor, mesmo visualizado sob diferentes ângulos. O computador de bordo dispõe de cinco funções – consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa –, sistema de navegação GPS, televisão digital e sistema de áudio com HD Radio™, Bluetooth®, DVD player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, comando de voz, entrada para cartão micro SD, entrada auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito speakers, incluindo um subwoofer e quatro tweeters.
A linha RX está disponível no Brasil com os modelos RX 350 e RX 350 F SPORT.
CT 200h
O CT 200h é o representante híbrido da Lexus no mercado brasileiro. O Lexus CT 200h foi o primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo. Equipado com o sistema Lexus Hybrid Drive, apresenta baixos níveis de consumo de combustível, atingindo 14,2 km/l na estrada e 15,7 km/l na cidade.
Estande da Lexus no Salão do Automóvel de São Paulo.
Comentários desabilitados.