Motor 1.4 TSI com 150 cv de potência e injeção direta de combustível são os grandes atrativos do modelo.
Preço: a partir de R$ 98.852,00
AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP
Em janeiro de 2016, a Volkswagen anunciou a chegada do Jetta com motor 1.4 TSI de 150 cv, acoplado ao câmbio automático de seis marchas com função Tiptronic. O motor 1.4L TSI é um dos mais avançados da Volkswagen/Audi no mundo e veio para substituir o 2.0 aspirado, que já estava ultrapassado.
O motor 1.4 TSI é o mesmo que equipam as versões do Audi A1, A3 sedan e também do Golf. Conhemos este motor há 2 anos atrás com os Audi A1 e ficamos impressionados com a performance e a economia de combustível proporcionada por esta tecnologia, que combina motor 4 cilindors 1.4 turbo com a injeção direta de combustível. Esta combinação faz com que o carro tenha excelente potência com baixa cilindrada, baixo nível de ruído do motor e baixíssimo consumo de combustível.
ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
Para se ter uma ideia do quanto este motor é eficiente, no teste realizado com o Jetta 1.4 automático (ele roda somente a gasolina), o carro fez 13,0 km por litro na cidade de São Paulo, contra 10 km/l do Toyota Corolla, 9,5 km/l do Honda Civic e 8,5 km/l do Nissan Sentra. Isto é, ele é 30% mais econômico na cidade do que os três primeiros colocados no segmento de sedã médio no Brasil. É uma delícia com o carro que deslancha nas ruas e avenidas e verificar que ele é mais econômico que muitos carros com motor 1.0.
O Jetta com o motor 1.4L TSI tem 150 cv na faixa de 5.000 rpm e o torque máximo é de 25,5 kgfm já disponíveis a 1.500 rpm. O motor é 30% menor em cilindrada, porém com 25% a mais de potência e 38% a mais de torque em comparação ao 2.0 aspirado utilizado anteriormente. Com isso ganha o cliente que passa a ter um motor mais econômico, mais potente e menos poluente.
Ele á agradável de dirigir, possui bom conforto para cinco passageiros e tem a robustez comum aos carros alemães. O design é conservador e elegante para quem gosta de sedan. O porta malas é grande e tem capacidade para 510 litros.
Além do motor, o Jetta passou a contar de série em todas as versões com itens como direção elétrica, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial e a transmissão manual de seis marchas para a versão Trendline. De acordo com a VW, o Novo Jetta equipado com o motor 1.4 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 203 km/h de velocidade máxima. Todas as versões do Jetta passam a contar, de série, com o sistema de infotainment Volkswagen App-Connect, disponível para as versões Comfortline e Highline, permite espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink (sistemas Android), Carplay (compatível com aparelhos com sistema Apple) e também com o sistema Android Auto.
Esses sistemas proporcionam a reprodução e operação da tela do telefone celular, diretamente na tela do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do carro.
FICHA TÉCNICA DO VW JETTA 1,4 TSI
DESEMPENHO | |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
8,6s (G) |
Velocidade máxima |
203 km/h (G) |
MOTOR | |
Cilindrada |
1.395 cm³ |
Potência líquida máxima |
150 cv (G) – 5.000 rpm |
Torque líquido máximo |
25,5kgfm (G) – 1.500rpm |
FREIOS | |
Dianteiros |
Disco ventilado |
Traseiros |
Disco |
PRINCIPAIS DIMENSÕES | |
Comprimento |
4.659 mm |
Distância entre eixos |
2.651 mm |
Largura (sem / com espelho retrovisor) |
1.778 / 2.020 mm |
Altura |
1.473 mm |
PESOS | |
Em ordem de marcha |
1.298 kg |
Carga útil máxima |
582 kg |
PORTA MALAS | |
Compartimento de carga |
510 litros |
DIREÇÃO | |
Direção |
Elétrica |
TRANSMISSÃO | |
Transmissão |
Automática de 6 velocidades |
RODAS E PNEUS | |
Rodas |
6,5J x 16 / 7,0Jx17 |
Pneus |
205/55 R16 / 225/45 R17 |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
Reservatório de combustível |
55 litros |
NÚMERO DE PASSAGEIROS |
5 |
Comentários desabilitados.