– Setor de carros importados mant?m pleito ao governo?federal por libera??o de cotas n?o utilizadas em 2016, enquanto aguarda o fim dos 30 pontos percentuais do IPI, no dia 31 de dezembro de 2017.

– Antecipa??o da medida pode salvar a rede autorizada de concession?rias, al?m de auxiliar a movimentar a economia brasileira, ao criar mais empregos e recolher mais impostos.

A Abeifa (Associa??o Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Ve?culos Automotores), realizou nesta ter?a-feira (7) em S?o Paulo, no hotel Renaissance, coletiva de imprensa para divulgar os dados de fevereiro do setor. Com a alta do d?lar, aumento de imposto realizado pelo governo anterior e a atual crise econ?mica, ?o segmento atravessa uma grave crise com o fechamento de concession?rias e a?demiss?o de funcion?rios.

Contingenciadas pelas cotas proporcionais, at? o teto m?ximo de 4.800 unidades/ano, sem a incid?ncia dos 30 pontos percentuais do IPI ? Imposto sobre Produtos Industrializados, as dezoito marcas filiadas ? Abeifa ? Associa??o Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Ve?culos Automotores veem suas vendas minguarem neste primeiro bimestre do ano. Foram emplacados no per?odo 3.631 ve?culos importados, total 44,5% inferior aos primeiros dois meses de 2016, quando foram anotadas 6.543 unidades vendidas.

?Estamos cientes de que a al?quota extraordin?ria de 30 pontos percentuais do IPI e a limita??o da cota com teto m?ximo de 4.800 unidades/ano sem a sobretaxa v?o cair a partir de 1? de janeiro de 2018. Mas a nossa preocupa??o em rela??o ? subsist?ncia da rede autorizada de concession?rias ? premente. Temos ainda dez meses pela frente. Por isso, a libera??o das cotas n?o utilizadas em 2016 seria providencial?, argumenta Jos? Luiz Gandini, presidente da Abeifa.

Em fevereiro ?ltimo, as associadas ? Abeifa comercializaram apenas 1.686 unidades, queda de 13,3% em rela??o a janeiro, quando foram vendidas 1.945 ve?culos importados. Mas persiste forte a queda ante a fevereiro de 2016, de 41,3%, quando foram vendidas 2.871 unidades.

?O total de emplacamento de ve?culos importados, de empresas sem f?brica no Pa?s, representou apenas 1,27% do mercado interno de 132.405 unidades. E market share de apenas 1,32% no acumulado do bimestre. Se n?s considerarmos, para o mercado interno, um total de 2.046.000 unidades este ano, e o setor de importados de 30.000 unidades, nossa participa??o ser? de 1,46%, percentual insignificante que n?o amea?a a produ??o local?, sustenta Gandini.

?Por isso, volto a insistir que os nossos pleitos pelo fim dos 30 pontos percentuais no IPI precisam ser atendidos, para que possamos recuperar especificamente o setor de ve?culos importados. Mas, por ora, mantemos o pleito de ao menos a libera??o das cotas n?o utilizadas por outras marcas em 2016. Com esta altera??o n?o h? benef?cios fiscais, pois as cotas existem e n?o est?o sendo utilizadas por algumas marcas que perderam seu canais de distribui??o ou encerraram suas atividades ou at? foram descredenciadas do Inovar-Auto, portanto sem qualquer ren?ncia fiscal. Com esta simples altera??o, n?o corremos o risco de gerar mais desemprego no setor com o fechamento de mais concession?rias e com certeza aumentaremos nossos recolhimentos de tributos aos cofres p?blicos, mas sobretudo estaremos em conson?ncia com a agenda positiva que o governo Temer deseja estabelecer para o Pa?s”, enfatiza Gandini. .

Produ??o local ? Entre as associadas ? Abeifa, que tamb?m t?m produ??o nacional, BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fecharam o m?s de fevereiro com 853 unidades emplacadas, total que representou queda de 12,3% em rela??o ao m?s anterior. Comparado a fevereiro de 2016, houve aumento de 63,7%, quando foram emplacadas 521 unidades nacionais. Enquanto, no acumulado, as cinco associadas ? Abeifa totalizaram 1.826 unidades emplacadas, alta de 58,1% ante as 1.155 unidades (? ?poca, ainda sem a produ??o da Jaguar Land Rover e tamb?m da Mini).

Setor de autom?veis importados sofreu uma brutal queda de vendas com a escalada do d?lar a partir de 2014, aumento de imposto e a crise econ?mica brasileira. Um grande n?mero de concession?rios encerraram as atividades e v?rias demiss?es foram realizadas. Foto: Divulga??o
Setor de autom?veis importados sofreu uma brutal queda de vendas?devido a escalada do d?lar a partir de 2015, aumento de imposto (IPI)?e a atual?retra??o econ?mica brasileira. Um grande n?mero de concession?rios encerraram as atividades e v?rias demiss?es foram realizadas. Foto: Divulga??o

 

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