SUV compacto chega em duas vers?es: EX e EXL. Destaque?para a?suspens?o refor?ada e tela multim?dia?de 7? polegadas para a vers?o topo de linha.
AMAURI TERUO YAMAZAKI – Foz do Igua?u – PR
A Honda Autom?veis do Brasil apresentou para avalia??o da imprensa especializada o WR-V na cidade de Foz do Igua?u no Paran?. O modelo foi apresentado no Sal?o do Autom?vel de 2016 e chega em duas vers?es: EX e EXL.
O WR-V ? o primeiro carro pensado e desenvolvido no Brasil para fazer parte do portfolio global da marca. De acordo com a montadora, a Honda verificou que havia um espa?o a ser preenchido entre o Fit e o HR-V, formado por pessoas predominantemente jovens, com esp?rito esportivo e que ainda n?o teriam condi??es financeiras para comprar um HR-V.
Este modelo teria de ter bastante espa?o para os passageiros, conforto, tecnologia, versatilidade, seguran?a e pre?o competitivo.
Externamente, o WR-V tem visual robusto com uma frente mais elevada que o Fit, far?is com luzes de uso diurno (DRL) em LED, al?m dos projetores de neblina que s?o de s?rie nos modelos EX e EXL.
O design traseiro e sua lateral trazem tra?os horizontais e lanternas que se prolongam pela linha de cintura. Seu desenho tem harmonia de propor??es, com entre-eixos largo e boa altura de rodagem. Ele ? complementado pelo friso cromado na tampa traseira e pelo para-choque com molduras robustas.
O para-brisa ? degrad? com vidros verdes com prote??o UV, al?m de retrovisores com comandos el?tricos e repetidores laterais em LED, presentes nas duas vers?es. O rack de teto tamb?m caracteriza o modelo.
A primeira vista o modelo parece um Fit acessorizado com para-lamas mais largos, novos far?is e novo acabamento, mas por baixo do carro est? a grande diferen?a. A Honda fez quest?o de mostrar aos jornalistas na f?brica de Sumar?-SP, como a suspens?o do WR-V ? muito mais robusta que a do Fit. Al?m disso, foram desenvolvidos novos pneus especialmente para o SUV e uma nova programa??o no c?mbio CVT para as caracter?sticas aventureiras do modelo.
As rodas s?o de 16 polegadas com pneus constru?dos com dupla camada de lona especialmente desenvolvidos pela Pirelli para proporcionar mais resist?ncia. O pneu ? um 196/60 R16, bem mais altos que os pneus do Fit.
Andando com o WR-V, nota-se, principalmente nas lombadas e nos paralelep?pedos, que o modelo ? mais firme e transmite menos impacto para dentro do carro que o Fit, resultado da suspens?o e pneus?constru?dos para um SUV.
Honda WR-V EX: R$ 79.400,00
Equipado de linha com: LED diurnos, ar-condicionado anal?gico, airbags frontais e laterais, c?mera de r?, computador de bordo, controle el?trico das janelas com fun??o um toque, travas e retrovisores externos el?tricos, entrada USB, fixa??o da cadeirinha Isofix, freios ABS e distribui??o eletr?nica de frenagem (EDB), rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de som com tela de 5 polegadas, Bluetooth, sistema de bancos traseiros ?ultra seat? e volante ajust?vel em altura e profundidade com controle de ?udio e telefone. O modo Utility de acomoda??o do banco permite formar uma superf?cie plana, que amplia o espa?o ?til para acomodar bagagens, com mais de 1.000 litros.
Honda WR-V ELX: R$ 83.400,00
Acompanha tudo da vers?o EX + pain?is e bancos coloridos, tela multim?dia de 7 polegadas com GPS, apps para internet via celular, cart?o SD, duas entradas USB, al?m de airbags de cortina.
No interior o volante vem com comandos de som, viva-voz e controle de cruzeiro, revestimento em couro e ajustes de altura e profundidade em ambas as configura??es, al?m de assist?ncia el?trica EPS. ? frente, o quadro de instrumentos Bluemeter, com computador de bordo multifun??es.
Dimens?es
Com de 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura, o WR-V traz medidas compactas que o tornam ?gil principalmente em grandes centros urbanos. Os 20,7 cm de v?o livre do solo e os ?ngulos de ataque e sa?da de 21? e 33?, garantem boa din?mica, mesmo em pisos mais irregulares.
Suspens?o o grande destaque do WR-V
A suspens?o exclusiva adota amortecedores com batente hidr?ulico e di?metro de cilindro refor?ado, barra estabilizadora robusta, projetada para minimizar a rolagem da carroceria, garantindo estabilidade mesmo com uma altura do solo mais elevada. As buchas frontais s?o mais robustas, bem como a travessa de suspens?o, com enfoque no conforto de rodagem.
O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade.
A caixa de dire??o EPS (Electric Power Steering), ? eletricamente assistida, desenvolvida especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3 metros.
Motor
4 cilindros, 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletr?nico vari?vel de sincroniza??o e abertura de v?lvulas i-VTEC que?varia o tempo e a profundidade de abertura das v?lvulas para obter a m?xima efici?ncia em diferentes regimes de rota??o. Com etanol,?o motor?gera 116 cv de pot?ncia a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque ? 4.800 rpm. Com gasolina, s?o 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m ? 4.800 rpm.
O objetivo da Honda com o WR-V ? n?o se acomodar com o sucesso do HR-V (l?der do mercado de SUVs nos ?ltimos 2 anos no Brasil), assim como aconteceu com outras montadoras que perderam mercado.
A Honda aproveitou a oportunidade para informar que em breve estar? chegando ao mercado o HR-V Touring, com mais equipamentos que o atual topo de linha HR-V EXL.
A revista Hotel Guide viajou a cidade de Foz do Igua?u para o lan?amento do WR-V?a convite da Honda.
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