Campeão de vendas da Toyota, o Corolla é produzido na cidade de Indaiatuba no interior de São Paulo, desde 1998
AMAURI TERUO YAMAZAKI – Indaiatuba – SP
Apesar da forte retração da economia brasileira algumas montadoras tem o que comemorar. Este é o caso da Toyota do Brasil, que comemorou na fábrica do Corolla em Indaiatuba (SP), a marca de 1.000.000 de unidades produzidas no país. A cerimônia interna contou com a presença do prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar do PMDB, do CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang e demais executivos e convidados da empresa.
A unidade comemorativa, que saiu da linha de montagem foi um Corolla Altis na cor branco pérola, com todas as novidades da nova linha 2018.
Inaugurada em setembro de 1998, a fábrica da Toyota conta, atualmente, com cerca de 2.000 colaboradores diretos e opera a praticamente 100% de sua capacidade. De acordo com o gerente geral de produção da fábrica, Ademir Rogério Canal, caso a economia brasileira venha a mostrar sinais de aquecimento, a fábrica de Indaiatuba está preparada para um aumento de produção. Segundo Canal, hoje são fabricados 320 Corollas por dia, em dois turnos, mas caso seja necessário; esta produção pode subir para 380 unidades dia, um aumento de 18,7%.
A capacidade de produção da fábrica da Toyota em Indaiatuba é de 70.000 unidades ao ano.
Depois do Brasil, a Argentina é a maior cliente dos Corollas fabricados em Indaiatuba, comprando cerca de 20% da produção total.
A Toyota do Brasil compete com a Toyota dos Estados Unidos, no sentido de atender os países da América do Sul. O Chile por exemplo, compra Corollas dos EUA, pois segundo a empresa, até recentemente, a fábrica americana tinha um preço mais competitivo. A Toyota do Brasil quer aumentar as exportações do Corolla brasileiro e tem um plano para utilizar a planta do Etios em Sorocaba, caso seja necessário aumentar ainda mais a produção.
Ao produzir o Corolla localmente, a Toyota consolidou a sua estratégia e a sua marca, tendo em vista o crescimento sustentável de toda a operação na região da América Latina.
Como qualidade é fator primordial para a Toyota, a empresa mantém uma pista de testes, localizada no entorno da fábrica, onde engenheiros do departamento de controle de qualidade realizam testes para certificação da excelência do modelo. O circuito possui mil metros de extensão e 4,2 metros de largura.
“Este é mais um fantástico marco para a Toyota do Brasil e nossos parceiros, fornecedores e concessionários. Atingir a marca de um milhão de unidades produzidas do Corolla só foi possível devido à lealdade dos nossos clientes no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Assim, vamos continuar trabalhando para chegarmos a dois milhões de veículos produzidos”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.
As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de automóveis no País. Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao comércio internacional de veículos assegurou a chegada das primeiras unidades do Corolla importadas do Japão.
Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um grande interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava como líder de seu segmento em vários países ao redor do mundo. O aumento da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local. Tanto que, em 1997, a empresa anunciou aporte de US$ 150 milhões para construção da planta que daria início à produção do Corolla brasileiro.
Em 2016, o Corolla fechou com 64.734 veículos vendidas, mantendo a liderança absoluta entre todos os sedãs médios nacionais, com quase 50% do total de emplacamentos no segmento de sedãs médios.
Neste ano, o Corolla continua líder em seu segmento e já soma 12.937 unidades comercializadas de janeiro a março, com 44% de market share.
A linha 2018 do Corolla apresenta novo design dianteiro, tela multimídia de 7 polegadas, rodas de aro 17 polegadas, 7 airbags de série, novo revestimento acústico e nova suspensão traseira, além da volta da versão XRS com acabamento esportivo.
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