O novo Cruze é o carro mais equipado do segmento no Brasil. Destaque para o novo motor turbo e os recursos de assistência de direção.

Andamos no novo Chevrolet Cruze Sport6 nas ruas e avenidas de São Paulo. Antes de pegar o carro, já esperávamos um veículo moderno e com uma grande quantidade de recursos tecnológicos, baseado nos comentários de alguns amigos que já haviam andado com o carro.

De fato, o novo Cruze impressiona por ter mudado completamente, da carroceria a mecânica, tudo é novo no hatch médio da GM. O novo design deixou o carro com aparência ainda mais esportiva e ele não passa despercebido no transito da cidade. No interior, o bom acabamento propicia uma sensação agradável de estar dentro de um carro confortável e com inúmeros recursos de conforto e entretenimento. Uma das coisas que chama a atenção é a qualidade do som do Cruze, nitidamente superior a de seus concorrentes com graves, agudos e médios bem definidos, propiciando um som de alta qualidade.

CONECTIVIDADE
Outro ponto forte do Cruze é o sistema multimídia que traz o Android Auto e o Apple CarPlay, com tela de 8 polegadas (1 polegada a mais que a do novo Corolla) de alta definição e equipado com navegação e comando de voz. O computador de bordo no centro do quadro de instrumentos apresenta informações como pressão dos pneus e os níveis do uso do óleo e bateria, além das informações tradicionais como consumo médio e autonomia.

OnStar
O famoso sistema de atendimento da Chevrolet disponibiliza através de uma central telefônica, serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade, como o alerta valet, em que o dono recebe um alerta caso o manobrista se distancie a mais de 500 metros com o carro. No Brasil, a Chevrolet é a única a oferecer este recurso. Já o sistema de navegação é feito por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz, facilitando muito a vida do motorista.

Interior confortável e som de primeira. Foto: GM
Interior confortável e som de primeira. Foto: GM

NOVO MOTOR E CÂMBIO
Ao ligar o carro, nota-se a presença do novo motor 1.4 turbo, bem mais moderno e eficiente que o 1.8 aspirado da geração anterior. Com o motor turbo, o Cruze ficou mais potente, mais silencioso e muito mais econômico. Equipado com o sistema Start & Stop e injeção direta, o motor é um 4 cilindros 1.4 flex, com 153 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, que levam o carro de 0 a 100 km/h em 9 segundos.
Com gasolina, o novo Cruze Sport6 fez no período do nosso teste 10,9 km por litro na cidade e 14,3 km/l na estrada.
O câmbio é automático com 6 marchas, sem a opção da troca manual por borboletas atrás do volante. O novo conjunto mecânico deixou o carro mais silencioso, o que é uma característica importante para o público do Cruze, que prioriza o conforto.

Novo motor deixou o Cruze mais potente, econômico e silencioso. Foto: GM
Novo motor deixou o Cruze mais potente, econômico e silencioso. Foto: GM

O Cruze roda macio e a potência do novo motor agrada o motorista, pois com o turbo, o carro anda mais em uma rotação mais baixa, proporcionando menor consumo de combustível de forma silenciosa. O câmbio é eficiente e dá conta do recado proporcionando trocas suaves na hora certa.

EQUIPAMENTOS
O Cruze está entre um dos carros mais equipados produzidos no país. Nem o Audi A3 topo de linha tem a quantidade de recursos oferecidos no Cruze. A versão testada, a LTZ (mais completa), conta com assistentes de condução, como as luzes de advertência localizada nos espelhos retrovisores externos, que ascendem quando um carro fica posicionado pouco atrás do Cruze, avisando o motorista a tomar cuidado com o carro que vem atrás. As luzes de advertência do Cruze nos espelhos retrovisores são discretas, mas, altamente eficientes para ajudar o motorista a prevenir sustos ou acidentes. Depois que se acostuma com este recurso, sentimos falta ao pegar outros modelos (lançamentos do segmento) sem este recurso.

Outro assistente de condução é o que impede o carro de mudar de faixa (principalmente nas estradas), quando o motorista já está cansado ou sonolento.

Por último há o sistema de estacionamento autônomo que auxilia o motorista a estacionar o carro. Estes três recursos não estão disponíveis no Toyota Corolla e Honda Civic, os atuais líderes do segmento.

O Cruze Sport6 LTZ vem equipado também com controles de tração e estabilidade, sensor e câmera de ré, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado digital, controle de velocidade de cruzeiro, start-stop, bancos de couro e central multimídia de 8 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay, airbags laterais e de cortina, luz diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro, teto solar, maçanetas cromadas, farol alto adaptativo, indicador de distância do veículo à frente e abertura e partida com chave presencial.

Com o conforto do carro e quantidade de recursos e equipamentos, o motorista não sente falta de nada dentro do Cruze.

A nova geração do Cruze mais que dobrou as vendas do modelo no Brasil e pela quantidade de recursos e equipamentos, o preço é competitivo.

PREÇO DE TABELA CRUZE SPORT6 LTZ:
R$ 113.990,00 (sem pintura metálica)

Design esportivo. Foto: Amauri Yamazaki
Design esportivo foi muito elogiado pelas pessoas que viram o modelo. Foto: Amauri Yamazaki
COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.