Nova scooter chega com um conjunto de recursos muito acima da concorrência. Preço: R$ 12.450,00 

AMAURI TERUO YAMAZAKI – Rio de Janeiro – RJ

Avaliamos a nova scooter da Honda em um traçado misto na cidade do Rio de Janeiro. A SH 150i é bastante conhecida na Europa e agora está disponível no Brasil.

Logo ao sentar na modelo, fomos informados que a chave inteligente (com sensor presencial), só liga o motor se a chave estiver no máximo a dois metros de distância, por uma questão de segurança para o proprietário.

Ao aguardar a ordem de partida para a avaliação, pude sentir a sua ergonomia, muito confortável para o piloto, que vai ereto e com os dois pés bem confortáveis no assoalho plano, uma das muitas características da SH 150i.

Design elegante acompanhado de luzes diurnas dão destaque a Honda SH 150i. Foto: Caio Mattos
Design elegante acompanhado de luzes diurnas dão destaque a Honda SH 150i. Foto: Caio Mattos

MAIS POTÊNCIA – O motor é o mesmo da PCX 150 também da Honda, com 150cc, duas válvulas no cabeçote, injeção eletrônica e arrefecimento a líquido, com atualizações na central eletrônica e recalibrada para ficar com mais torque e mais potência. São 14,7 cv de potência a 7.750 rpm e 1,40 kgfm de torque a 6.250 rpm. Um ganho relevante de 1,76 cv de potência, que deixaram a scooter muito ágil nas acelerações e retomadas.

No percurso escolhido pela Honda para fazer a avaliação, havia uma subida bem íngreme na Gávea, onde a SH 150i subiu fácil, a ponto de impressionar a todos os jornalistas que fizeram a avaliação. Para um motor com 150cc a performance foi de impressionar.

O câmbio é o sofisticado CVT que elimina o acionamento da embreagem e as trocas de marcha, proporcionando uma pilotagem fácil e econômica. No percurso do teste realizado em Botafogo no Rio, o computador de bordo registrou um consumo médio de 39,7 km/litro com gasolina. Como o tanque tem capacidade para 7,5 litros, a autonomia fica por volta dos 300 quilômetros.

RODAS GRANDES – Outro diferencial importante da SH 150i, são as rodas grandes com pneus nas medidas 100/80-16 na dianteira e 120/80-16 na traseira, que minimizam o impacto do piso acidentado e facilitam as manobras para subir na calçada quando necessário. As rodas grandes facilitam as manobras para desviar dos buracos e das irregularidades na pista.

Rodas altas de 16 polegadas facilitam a pilotagem. Foto: Caio Mattos
Rodas altas de 16 polegadas facilitam a pilotagem. Foto: Caio Mattos

INDLING STOP – O sistema Indling Stop desliga a scooter nas paradas nos semáforos para economizar combustível e evitar a poluição. O motor é religado automaticamente após o acionamento do acelerador. Segundo a Honda, o recurso pode reduzir o consumo de combustível em até 10%, principalmente nas grandes capitais onde há muito trânsito e semáforos. Este recurso está presente nos automóveis mais sofisticados do mercado.

FREIOS – Os freios a disco simples de 240mm na duas rodas assistidos por sistema ABS, e funcionaram com eficiência e progressividade, transmitindo segurança para o condutor

DESIGN E SOFISTICAÇÃO COM LUZES EM LED – Destacam-se também na SH 150i as luzes de direção embutidas, mescladas por faixas de iluminação especial em LED, que ficam acesas após o acionamento do motor. Este recurso proporciona destaque de dia ou à noite aumentando a visibilidade da scooter por pedestres e outros veículos. Acima o farol em LED em um conjunto com traços angulados e perfil aerodinâmico.

TOMADA – A Honda colocou uma tomada 12V para auxiliar o condutor caso seja necessário carregar ou manter a carga da bateria do celular ou de outro dispositivo. Um recurso importante nos dias de hoje onde à conectividade é obrigatória.

CONCLUSÃO – A SH 150i tem recursos importantes e não disponíveis nas scooters da concorrência. O design moderno e as luzes diurnas trazem sofisticação ao modelo destacando também o seu proprietário. A agilidade e a potência do motor impressionaram mesmo nas subidas mais íngremes (ela é mais potente que a PCX 150). Todos estes recursos aliado ao preço competitivo e a excelente assistência técnica que a Honda propicia a seus clientes, devem tornar a SH 150i, uma escolha lógica para quem quiser uma scooter na faixa dos R$ 12.500,00.

AAA_9449
No trajeto da avaliação da Honda SH 150i a scooter subiu fácil o íngreme trajeto para se chegar a Vista Chinesa no Rio e Janeiro. Ela é mais potente que a Honda PCX. Foto: Caio Mattos

 

Passear pela cidade do Rio de Janeiro com a SH 150i foi uma delícia. Foto: Caio Mattos
Passear pela cidade do Rio de Janeiro com a SH 150i foi uma delícia  mesmos nos trechos congestionados, onde ela passa fácil. Foto: Caio Mattos

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.