A Nissan sai na frente sendo a pioneira na tecnologia que reúne etanol, hidrogênio e eletricidade para mover veículos automotores.

Com 30 litros de etanol, Nissan SOFC pode rodar mais de 600 quilômetros.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP

A Nissan apresentou para a imprensa especializada brasileira em São Paulo, um veículo movido por célula de combustível, que funciona através de energia elétrica gerada por bioetanol (etanol). O veículo está em fase de desenvolvimento, mas já apresenta boa performance de deslocamento e excelente autonomia.

Segundo a empresa, a Nissan é a primeira empresa da indústria automobilística mundial a desenvolver o protótipo de um veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia elétrica gerada pelo bioetanol. Com a combinação dessa célula com outras duas tecnologias (motor e baterias elétricos), o Nissan SOFC consegue autonomia superior a 600 km.

Por contar com uma ampla rede de abastecimento – e ser um dos principais produtores de etanol do mundo –, o Brasil foi escolhido pela empresa como o país a desvendar mundialmente a novidade e a fazer os primeiros testes.

Realizado com dois veículos equipados com SOFC, o primeiro período de testes de abastecimento e utilização no dia a dia, foi realizado nos últimos meses pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan do Brasil e demonstrou que a tecnologia de adapta perfeitamente ao uso cotidiano e ao combustível brasileiro, pelo fato de o país ter infraestrutura já existente para abastecimento com etanol em todo o seu território.

Mostrado pela primeira em agosto do ano passado, a nova tecnologia apresenta uma “Célula de Combustível e-Bio”, com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC, que se utiliza da reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.

O protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite autonomia de mais de 600 km.

A pesquisa e o desenvolvimento da célula de combustível e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho de 2016, em Yokohama, no Japão, mas o veículo foi revelado mundialmente em agosto, na véspera da abertura dos Jogos Rio 2016. O motor é limpo, eficiente e funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com  baixos custosde manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a gasolina.

Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da cana de açúcar e milho. Eles estão  disponíveis em países da América do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já instalada.

A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia gerando empregos.

Painel do veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol.
Painel do veículo elétrico da Nissan movido a célula de combustível de bioetanol apresentado em São Paulo – SP.
Foto: Nissan do Brasil
COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.