Em junho, com 2.603 unidades comercializadas, setor registra alta de 1,8%??em rela??o a maio. Comparadas a junho de 2016 e no acumulado, por?m,??ve?culos importados amargam quedas de 6,6% e 27%, respectivamente.

As dezessete marcas filiadas ? Abeifa ? Associa??o Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Ve?culos Automotores, com licenciamento de 13.289 unidades, anotaram no primeiro semestre baixa de 27% ante igual per?odo de 2016, quando foram vendidas 18.200 unidades. O desempenho de vendas no m?s de junho, por?m, houve uma pequena alta. O setor de ve?culos importados cresceu 1,8% sobre o m?s imediatamente anterior. Foram 2.603 unidades contra 2.558 unidades em maio ?ltimo. No entanto, em rela??o ao m?s de junho de 2016, a queda representou 6,6% (2.603 unidades contra 2.788 unidades).

?O comportamento dos dados de licenciamentos de autom?veis e comerciais leves importados, no mercado interno, em junho e no acumulado, mostra claramente que as empresas associadas ? Abeifa ainda permanecem em s?rias dificuldades. ? bem verdade que os consumidores brasileiros est?o retra?dos. Mas, no caso do setor de ve?culos importados, isso se deve quase que exclusivamente por conta do regime de exce??o, no qual os 30 pontos percentuais adicionais do IPI, at? o limite de 4.800 unidades por ano, tem perversa influ?ncia sobre nossas atividades comerciais?, esclarece Jos? Luiz Gandini, presidente da Abeifa.

Jos? Luiz Gandini - Presidente da Abeifa e da Kia do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki
Jos? Luiz Gandini – Presidente da Abeifa e da Kia do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

Na avalia??o de Gandini, ?por meses seguidos, tenho insistido que a recupera??o comercial do setor de importados, al?m de salvar a rede de concession?rias, vai contribuir efetivamente com o recolhimento de impostos, fator essencial ao Governo e ao Pa?s, j? que a venda de importados est? represada h? pelo menos cinco anos. Sem levar em considera??o que o aumento da importa??o de ve?culos automotores em nada vai afetar a balan?a comercial, hoje extremamente favor?vel ao Brasil. Ali?s, as exporta??es brasileiras de autove?culos v?m aumentando m?s a m?s. Por isso, n?o h? qualquer sentido em frear as importa??es. Mas, infelizmente, nossos pleitos, ao menos para a libera??o das cotas n?o utilizadas em 2016, n?o s?o atendidos?.

Passados os primeiros seis meses do ano e mesmo diante de cen?rio econ?mico inst?vel, o presidente da Abeifa refaz a proje??o de fechamento em 2017. ?No in?cio do ano, hav?amos estimados 25 mil unidades para este ano. Mas, como chegamos a pouco mais de 13 mil ve?culos no semestre, podemos ter um pequeno alento e chegarmos a 27 mil unidades em 2017. Ainda assim fecharemos o ano abaixo das 35.852 unidades de 2016?.

Participa??es ? Em junho ?ltimo, com 2.603 unidades licenciadas, a participa??o das associadas ? Abeifa foi de 1,37% do mercado total de autos e comerciais leves (189.229 unidades). No acumulado, o market share foi de 1,34% (13.289 unidades, do total de 991.580 unidades).

Se for considerado o total de ve?culos importados, ou seja aqueles trazidos tamb?m pelas montadoras, as associadas ? Abeifa responderam, em junho, por 12,92% (2.603 unidades, do total de 20.146 unidades importadas). No acumulado, 12,20% (13.289 unidades, do total de 108.945 ve?culos importados).

Produ??o local ? Entre as associadas ? Abeifa, que tamb?m t?m produ??o nacional, BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fecharam o m?s de junho com 1.802 unidades emplacadas, total que representou alta de 11,1% em rela??o ao m?s anterior. Comparado a junho de 2016, o aumento de 39,7%, quando foram emplacadas 1.290 unidades nacionais. Enquanto, no acumulado, as cinco associadas ? Abeifa totalizaram 7.608 unidades emplacadas, alta de 45,6% ante as 5.227 unidades (agora, j? com a produ??o da Jaguar Land Rover).

Ainda segundo o presidente da Abeifa, no atual momento, o empres?rio que pode comprar um carro importado, n?o est? comprando devido a situa??o econ?mica de diversas empresas que em geral tem reduzido os seus quadros de funcion?rios. Foto: Divulga??o
Ainda segundo o presidente da Abeifa, Jos? Luiz?Gandini,?no atual momento, o empres?rio que pode comprar um carro importado (principalmente de luxo)?n?o est? comprando devido a situa??o econ?mica de diversas empresas, que em geral, tem reduzido os seus quadros de funcion?rios. N?o pega bem para o empres?rio aparecer na empresa?com um carro novo de luxo.?Foto: Divulga??o
Cota??o do d?lar a R$ 3,10 tamb?m ? um dos motivos para a retra??o do mercado de ve?culos importados. Foto: Divulga??o
Cota??o do d?lar a R$ 3,10 tamb?m ? um dos motivos para a retra??o do mercado de ve?culos importados. Foto: Divulga??o
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