Motor 2.4 com 16 válvulas e 186 cv de potência agrada em performance e dá a agilidade necessária a picape da Fiat. Preço a partir de R$ 100.270,00.
A picape Toro é um dos sucessos da Fiat no Brasil, sendo atualmente a picape mais vendida no país com impressionantes 34.507 unidades acumuladas de janeiro a agosto de 2017. Em segundo lugar, vem outra picape da Fiat, a Strada com 32.549 unidades. Os números são de emplacamentos fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Os números impressionam já que a Toro tem preço inicial a partir de R$ 88.980,00 (motor 1.8) valor acima, por exemplo, da VW Saveiro e da Chevrolet Montana, muito mais acessíveis, mas que vendem bem menos.
O motor 2.4 veio para satisfazer os clientes da Toro, que consideram o motor 1.8 com 138 cv de potência insuficiente para a picape.
De cara deu para notar que com o motor 2.4 a Toro Freedom fica muito mais ágil, lembrando a performance de um sedã médio no trânsito. Não há do que reclamar quanto a performance. A Freedom conta também com a opção de direção esportiva através de um botão no painel e do sistema Start/Stop, que desliga o motor quando a picape para nos semáforos, ou no trânsito, visando economizar combustível e diminuir a poluição. O sistema Start/Stop pode ser desligado através de um botão no painel.
Outro item importante é o sensor de pressão dos pneus, que avisa o motorista quando os pneus estão abaixo da pressão recomendada através de uma luz no painel.
A tela central multimídia tem 5 polegadas e é sensível ao toque. O sistema de ar-condicionado é digital de duas zonas.
MOTOR 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V
O motor vem da Chrysler na fábrica de motores da FCA em Saltillo, no México. Ele é um quatro cilindros 2.4 Flex 16V com 186 cv de potência e 24,9 kgfm de torque (etanol). O câmbio é automático de 9 marchas. De acordo com a montadora, a Toro com motor 2.4 vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e a velocidade máxima chega a 200 km/h, sendo que 90% do torque já está disponível a 2.000 giros. No período avaliado, de acordo com o computador de bordo, a Toro 2.4 fez 5,5 km/l com etanol e 7,0 km/l com gasolina em trajeto urbano, apenas com o motorista e sem bagagem. Este é o único ponto a ser observado na Toro 2.4, a sua baixa autonomia. O ideal seria a FCA desenvolver um motor 1.4 ou 1.6 flex turbo, para manter a potência e diminuir bastante o consumo de combustível. A capacidade do tanque de combustível é de 60 litros.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Ao entrar na picape o gerente da concessionária Fiat Sinal logo avisa dos dois novos botões no painel, os comandos da tecla “Sport” e do sistema “Start/Stop”. Ao sair com a picape na rua já deu logo para perceber a maior agilidade da mesma se comparado ao motor 1.8, o que agrada bastante o motorista. A posição de dirigir é boa e a robustez da Toro dá uma sensação de força e segurança ao motorista e aos passageiros. Com o motor 2.4 fica fácil fazer as ultrapassagens. Outro ponto importante é que o motor é silencioso o que agrada principalmente o público maduro. A tração é dianteira.
O espaço para quem vai atrás é escasso e o motorista e o passageiro do banco dianteiro não podem reclinar muito os bancos, senão os passageiros atrás vão sofrer com a falta de espaço. Porém, esta foi a fórmula encontrada pela montadora para maximizar a capacidade de carga da picape.
No trânsito a picape chama a sua atenção pelo seu design, elegância e pelo seu porte robusto. A Fiat acertou no conceito da Toro ao fazer uma picape média praticamente com o conforto de um sedã e com a capacidade de carga de até 820 litros de volume. O seu maior concorrente é a Renault Oroch, que vendeu de janeiro a agosto de 2017, 6.991 unidades, ou seja, 20% do volume da Toro.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16 válvulas, comandos simples, flex combustível, com 186 (E) e 174 cv (G) de potência. Torque de 24,9 (E) e 23,5 kgfm (G) a 4.000 rpm
CÂMBIO: Automático com 9 marchas
TRAÇÃO: Dianteira 4 x 2
DIREÇÃO: Elétrica
SUSPENSÃO: Independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
PNEUS: 225/60/17 Continental
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 60 litros
CAÇAMBA: 650 km de carga e 820 litros de volume
DIMENSÕES: Comprimento 4,91 metros, Largura 1,84m, Altura 1,74m e Entre-Eixos 2,99 m
PESO: 1.704 kg
Comentários desabilitados.