Novo sistema de frenagem reduz a possibilidade de acidentes. Modelo chega às concessionárias em outubro ao preço de R$ 11.990,00.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP

A Moto Honda da Amazônia reuniu a imprensa especializada nesta quinta-feira (28) para apresentar a nova NXR 160 Bros, com freios combinados CBS. O modelo é um sucesso de vendas sendo superado apenas pela linha CG, ambas fabricadas e montadas em Manaus.

O sistema de freio CBS já é utilizado em alguns modelos da marca, sendo a Bros 160 o primeiro modelo on-off-road a utilizar o sistema que aumenta bastante a eficiência nas freadas, principalmente as de emergência.

Devido a uma lei do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a partir de 1 de janeiro de 2019, todas as motocicletas com cilindrada abaixo de 300 cilindradas produzidas no país ou importadas, terão de ter freios CBS ou ABS.

Testamos o sistema de freios CBS da Bros 160 em piso de terra, que funcionou perfeitamente. Foto: Caio Mattos
Testamos o sistema de freios CBS da Bros 160 em piso de terra. Sistema funcionou perfeitamente. Foto: Caio Mattos

A desenvoltura em rodar com segurança em qualquer tipo de terreno faz da NXR 160 Bros, uma motocicleta de sucesso no segmento, que chega à sua versão 2018 com destaque para o sistema de freios CBS (Combined Brake System) de frenagem combinada. Em pesquisa realizada pela Honda, notou-se que a maioria dos usuários de motocicletas não estava utilizando corretamente o sistema de freio, principalmente nas freadas de emergência. Neste caso, a maioria dos usuários deixava travar a roda traseira, fazendo com que o motociclista ziguezagueasse até a parada da moto. O resultado de uma freada mal dosada ocasiona em um aumento de acidentes e um desgaste incorreto do sistema de freios e também dos pneus.

Com o sistema CBS de freios adotado pela Honda, a distância da uma freada pode ser reduzida em cerca de 20 a 30%, evitando acidentes e a durabilidade da motocicleta.

Ciclística
O chassi de berço semiduplo de aço, a suspensão dianteira telescópica e a suspensão traseira monoamortecida proporcionam um generoso curso de 180 mm à roda dianteira e de 150 mm à traseira conferindo à NXR 160 Bros uma posição de referência em seu segmento.

A opção pelo chassi de berço semiduplo em oposição ao mais comum chassi tipo diamond favorece a NXR 160 Bros, dando-lhe a rigidez necessária para exaltar a dirigibilidade e resistência que se espera de uma motocicleta para uso on/off.

Freio a disco nas duas rodas acoplada ao sistema CBS, diminuem a distância nas freadas de emergência em cerca de 20 a 30% reduzindo a possibilidade de acidentes. Foto: Caio Mattos
Freio a disco nas duas rodas acoplada ao sistema CBS, diminuem a distância nas freadas de emergência em cerca de 20 a 30% reduzindo a possibilidade de acidentes. Foto: Caio Mattos

A NXR 160 Bros 2018 vem equipada com freios a discos nas rodas dianteira e traseira. O sistema CBS foi configurado para que, ao acionar o freio traseiro, cerca de 30% da capacidade de frenagem dianteira seja acionada simultaneamente, limitando o mergulho da motocicleta no momento da frenagem, favorecendo a redução de espaço de parada  mantendo a estabilidade e evitando acidentes.

Honda NXR 160 Bros ESDD modelo 2018. Foto: Moto Honda
Honda NXR 160 Bros na cor azul modelo 2018. Foto: Moto Honda

Teste no lançamento:
A Moto Honda da Amazônia proporcionou aos jornalistas especializados um teste do sistema de freio CBS no asfalto e também em estrada com terra batida, no dia da apresentação. O sistema funcionou perfeitamente e com certeza proporciona mais segurança.

Motor

O motor é um dos pontos fortes da NXR Bros 160. Foto: Caio Mattos
O motor é um dos pontos fortes da NXR Bros 160. Foto: Caio Mattos

Monocilindro FlexOne (etanol/gasolina) arrefecido a ar de 4 tempos, alimentado pelo sistema de injeção PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O comando único de válvula no cabeçote (OHC – Over Head Camshaft) atua em balancins roletados. Com capacidade de exatos 162,7 cm3 é capaz de gerar potência de 14,7 cv (etanol) e 14,5 cv (gasolina) a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m (etanol) e 1,46 kgf.m (gasolina) a 5.500 rpm.

O motor recebeu na versão 2018 um novo sensor de O2, cuja maior sensibilidade e capacidade na leitura dos gases permitiu um funcionamento mais eficiente e com baixos índices de emissão de poluentes, em conformidade com o Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Câmbio
O câmbio de cinco velocidades da NXR 160 Bros tem engates precisos e relações de marcha que maximizam a potência do motor.

Design
Caracterizado por linhas imponentes, que exaltam a sua característica de ser uma moto capaz de encarar qualquer tipo de terreno. O assento em dois níveis garante conforto ao piloto e ao passageiro.

Instrumentos
Conjunto de instrumentos “blackout” digital, onde o fundo escurecido oferece um maior contraste das informações melhorando a visibilidade e facilidade na leitura. Velocímetro em LED, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta.

Painel de instrumentos da NXR Bros 160. Foto: Caio Mattos
Painel de instrumentos da NXR Bros 160. Foto: Caio Mattos

Tanque de Combustível: 12 litros

Alexandre Cury diretor da Moto Honda da Amazônia. Foto: Amauri Yamazaki
Alexandre Cury diretor da Moto Honda da Amazônia. Foto: Amauri Yamazaki

De acordo com o diretor comercial da Moto Honda da Amazônia, Alexandre Cury, o mercado brasileiro dá sinais de melhora desde o início do segundo semestre deste ano, com destaque para o último trimestre que deve apresentar uma reação positiva em vendas. De acordo com Alexandre Cury, a redução que se observa na inflação e na taxa de juros beneficia o consumidor que compra a prazo.

Cores: laranja, vermelho e azul.

Preço público: R$ 11.990,00 base no estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete e seguro.

Garantia: 3 anos sem limite de quilometragem.

Modelo só perde em vendas para a linha CG também da Honda. Foto: Caio Mattos.
Modelo só perde em vendas para a linha CG também da Honda. Foto: Caio Mattos.

NXR 160 Bros ESDD_VERMELHA _CHAPADA LATERA

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