Novos modelos ganharam mais pot?ncia e esportividade.?Lan?amento ser? destaque no Sal?o Duas Rodas em novembro em S?o Paulo

AMAURI TERUO YAMAZAKI – Confins – MG

A Moto Honda da Amaz?nia lan?ou esta semana os modelos 2018, da CB 650F e a esportiva CBR 650F, refer?ncias? de sucesso no segmento. Os modelos s?o produzidos no Brasil na f?brica da Honda em Manaus e foram eleitas pela imprensa especializada, como herdeiras da famosa CB 750 Four, modelo que fez hist?ria no pa?s.

O lan?amento teve a presen?a do piloto Alexandre Barros, brasileiro com as maiores conquistas no motociclismo internacional, que orientou os jornalistas para o melhor aproveitamento no teste de lan?amento.

DESIGN CB 650F

A naked da Honda vem com detalhes novos como as aletas laterais do tanque que acentuam a agressividade da streetfighter. Novas entradas de ar para o motor n?o s?o de enfeite e colaboram tamb?m para o aumento de pot?ncia. Ilumina??o em LED, painel digital duplo e ligeira altera??o na posi??o de pilotagem, que ficou mais inclinada para frente, realizada com um pequeno avan?o do guid?o e estreitamento da zona central do assento. Esta nova posi??o deve agradar os mais jovens, mas pode n?o ser uma boa not?cia para os mais velhos (acima de 50 anos), pois a posi??o mais inclinada tende a cansar mais cansa?o ao motociclista em longos trajetos.

CB 650F- Vermelha- Latera
A Honda CB 650F tem novas entradas de ar na frente para contribuir para o aumento de pot?ncia.?Pre?o R$ 33.900,00. Foto: Caio Mattos
Painel da CB650F. Foto: Caio Mattos
Sofisticado painel digital duplo da?CB 650F. Foto: Caio Mattos – Honda

DESIGN CBR 650F

Est? com nova carenagem destacando o estilo esportivo e favorecendo a capta??o do ar para o sistema de alimenta??o e prote??o ao piloto.?Os dois modelos tem na vers?o 2018, o motor?fosco refor?ando a esportividade.

CBR 650- Vermelha- 3_4 F
Honda CBR 650F vermelha modelo 2018 dispon?vel por R$ 35.500,00. Foto: Caio Mattos – Honda
CBR 650- Vermelha- Paine
Painel da?CBR 650F. Foto: Caio Mattos

MOTOR MAIS POTENTE

Motor 4 cilindros que equipa os dois modelos, DOHC (Double Over Head Camshaft) tem comandos que acionam diretamente as 4 v?lvulas por cilindro. Os pist?es tem saia assim?trica que reduz o atrito com a parede dos cilindros, com um tratamento de superf?cie destinado a favorecer a dispers?o de calor e reduzir o consumo de ?leo.

Refrigerado a l?quido, o motor da linha 2018 ganhou 1,5 cavalo passando agora para 88,5 cv de pot?ncia a 11.000 rpm. O torque continua o mesmo com 6,22 kgf.m a 8.000 rpm, com c?mbio de seis velocidades, que recebeu rela??es mais curtas para a 2a, 3a e 4a marcha, aumentando a acelera??o e as retomadas.

De acordo com Alfredo Guedes, engenheiro da Honda, o?aumento no rendimento do motor?foi obtido atrav?s de uma nova caixa de filtro de ar com dutos mais largos que alimentam os corpos de borboleta. O sistema de escapamento 4 em 1, foi desenhado com o objetivo de reduzir a contrapress?o interna e garantir o fluxo mais livre.

Motor mais potente e escapamento 4 em 1. Foto: Caio Mattos
Motor mais potente e o famoso escapamento 4 em 1. Foto: Caio Mattos – Honda

As modifica??es mantiveram a caracter?stica do motor 4 cilindros com vigorosa da progress?o dos 1.500 rpm at? os 11.000 rpm, garantido pelo sistema de inje??o eletr?nica PGMF-I (Programed Fuel Injection) de ?ltima gera??o. Ainda de acordo com?o engenheiro da Honda, o mapeamento eletr?nico foi aperfei?oado nos dois modelos, proporcionando mais economia de combust?vel e consequentemente menor emiss?o de poluentes.

CICL?STICA

Chassi de a?o Diamond com traves em forma el?ptica de 64 x 30 mm que da coluna de dire??o descem retil?neas rumo ao fulcro da balan?a traseira. A balan?a traseira em alum?nio fundido est? ligada diretamente a um conjunto mola-amortecedor regul?vel na pr?-carga da mola de 7 posi??es.

SUSPENS?O DIANTEIRA

A novidade fica por conta da ado??o do garfo Showa Dual Bending Valve (SDVB) com tubos de 41 mm de di?metro, que melhora a resposta ?s solicita??es na compress?o como na extens?o, garantindo um amortecimento mais suave e preciso em diferentes pisos, cujo reflexo favorece a estabilidade.

FREIOS

Os dois modelos est?o equipados com sistema ABS de 2 canais que atuam no duplo disco wave na dianteira, com 320 mm de di?metro, associados as pin?as Nissin de duplo pist?o. Na traseira, disco simples tamb?m com 240 mm de di?metro e pin?a de pist?o simples.

RODAS

De seis raios duplos em alum?nio fundido sob press?o, com pneus esportivos medidas 120/70 – ZR17 E 180/55-ZR17 com v?lvulas de ar em formado “L” para facilitar bastante a calibragem dos pneus.

SEGURAN?A

Os dois modelos possuem o sistema HISS (Honda Ignition Security System), que dificulta bastante a possibilidade de roubo ou furto, pois somente a chave original pode acionar o motor por meio de leitura de um chip eletr?nico.

PRE?O: (base S?o Paulo, sem frete e seguro)

CB 650F: R$ 33.900,00

CBF 650F: R$ 35.500,00

Garantia de 3 anos + Honda Assistance sem limite de quilometragem.

Testamos os dois modelos 2018 no aut?dromo e foi f?cil constatar o aumento de pot?ncia. Foto: Caio Mattos
Testamos os dois modelos 2018 no aut?dromo em Confins-MG?e foi f?cil constatar o aumento de pot?ncia de 1,5 cv, principalmente?nas acelera??es. Foto: Caio Mattos – Honda

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.