Sedã da Audi é potente, silencioso, confortável e econômico, tendo feito uma média de 10,5 km/litro em trecho urbano. Preço da versão Ambiente a partir de R$ 190.990,00
AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP
Andamos em um dos modelos mais atrativos da Audi para quem gosta de sedã. O Audi A4 Ambiente é um sedã confortável e o seu porta-malas tem capacidade para 480 litros, o que o torna um carro ideal também para as viagens com a família.
Por fora, a elegância do modelo já chama a atenção pelas linhas elegantes e harmoniosas que tornam o modelo, um dos sedãs mais atrativos do segmento. A cor “vermelho matador” perolizada do modelo testado chama a atenção pelo bom gosto e não é enjoativa como nos vermelhos tradicionais. Durante o período de teste várias pessoas que viram o carro fizeram questão de elogiar a cor.
Ao entrar é fácil encontrar a posição ideal para o motorista devido a excelente ergonomia do modelo. O famoso painel digital da Audi, ou o Audi Cockpit Virtual de TFT de 12 polegadas, permite que o motorista escolha a forma como deseja ver as informações. Um luxo.
O dispositivo combina funções da central MMI com o painel de instrumentos permitindo ao motorista visualizar as informações de forma tradicional com conta-giro e velocímetro digitais, ou no modo infotainment, onde são exibidas as funções de navegação, telefone, entre outras. O painel digital é de série.
Já o equipamento de som com alto falantes Bang & Olufsen de alta fidelidade está a altura do modelo. O sistema de navegação é eficiente e de fácil manuseio.
Outro atrativo do A4 são os equipamentos de assistência de direção como o ACC (Adaptive Cruise Control) com o Traffic Jam Assist, que pode assumir a direção do carro em velocidade de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. Testamos o equipamento na Marginal Pinheiros em São Paulo. Após a ativação do ACC, só é preciso acelerar quando o veículo está parado que ele automaticamente mantém a distância do carro da frente, parando na distância selecionada pelo motorista. O sistema utiliza radares e de ultrassom combinados a uma câmera na frente para conduzir o carro. O recurso desliga automaticamente quando o motorista muda de pista. É um equipamento útil que depois que o motorista acostuma com este recurso, fica difícil andar com um carro sem esta tecnologia.
Também há o recurso de assistência de faixa, que mantém o veículo na faixa escolhida quando acionado.
O Audi Pre Sense Rear aciona o freio quando os sistemas de segurança identificam que o motorista não viu algum obstáculo quando dá marcha ré.
CINTO DE SEGURANÇA
O cinto de segurança vem equipado com um sistema que regula com delicadeza a tensão do cinto no motorista, para que ele não fique com folga prejudicando a segurança em caso de acidente.
MOTOR
4 cilindros, 2.0 TFSI, turbo com injeção direta, com 1.984 cm3, com 190 cv de potência e torque de 320 Nm (32,8 kgfm) entre 1.450 e 4.200 rpm. Silencioso e econômico ele vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e desenvolve segundo a montadora velocidade máxima de 210 km/h. Dirigindo o carro normalmente com moderação ele é mais econômico que outros motores muito menos potentes. Abastecido com gasolina o A4 fez 10,5 km/l no trânsito da cidade de São Paulo. Na estrada a 120 km/h fez 14,0 km/l. O motor vem equipado com o sistema Star&Stop, que desliga o carro nos faróis ou nos congestionamentos, ligando o motor automaticamente assim que o motorista tira o pé do freio, com o objetivo de reduzir o consumo de gasolina e diminuir a emissão de gases. O motor não é flex e roda somente a gasolina. Obra prima da engenharia alemã.
DINÂMICA DE RODAGEM
O motorista pode escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, de série. O consumo de 10,5 km/l na cidade foi obtido no sistema Comfort. Se utilizado o sistema Efficiency, ele ficaria ainda mais econômico.
TRANMISSÃO S tronic
Outra obra de arte da engenharia alemã a transmissão S tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem realiza as trocas de marcha com rapidez e sem tranco. A partir desta geração a transmissão oferece o recurso chamado pela montadora de roda livre, que seria como se o carro estivesse em ponto morto em determinadas situações para economizar combustível.
AR CONDICIONADO
Na versão Ambiente o sistema de ar-condicionado é analógico de uma zona, sem saída para os passageiros do banco traseiro.
SUSPENSÃO
Outro item importante do carro é a suspensão do A4 que é firme quando o carro está em alta velocidade, porém muito confortável nas ruas e avenidas onduladas do país. A suspensão e a direção filtram oscilações do piso irregular, mas passam sensações importantes ao motorista como as forças laterais e de tração. Para as pessoas com mais de 50 anos, uma suspensão focada no conforto (principalmente no Brasil) é um item importante para a satisfação do cliente.
CARROCERIA
De acordo com a montadora a carroceria está mais rígida aumentando a sensação de robustez e ficou mais leve.
OPCIONAIS
Teto solar elétrico: R$ 8.500,00
Teto solar panorâmico “Open Sky”: R$ 11.000,00
Head-up display: R$ 7.000,00
Sistema de som Bang & Olufsen: R$ 8.000,00
Pacote Assistance City (com câmera de ré, Audi side assist e Audi pre sense: R$ 12.600,00
Pintura Metálica / Perolizada: R$ 2.000,00
Pacote Assistance Tour: controle de cruzeiro adaptativo + Traffic Jam assist, Actile Lane Assist, Assistente para luz alta e sensor de estacionamento dianteiro: R$ 14.600,00.
ESPECIFIAÇÕES TÉCNICAS:
Motor: 4 cilindros, transversal, 2.0 TFSI
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Câmbio: S tronic de 7 velocidades com dupla embreagem
Peso: 1.450 kg (120 kg mais leve que a geração anterior dependendo da versão)
Tanque de combustível: 54 litros
Porta Malas: 480 litros
Aceleração: 0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Velocidade Máxima: 210 km/h
Pneus: 225/50 R17
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Preço: a partir de R$ 190.990,00
Comentários desabilitados.