Andamos no novo Virtus Comfortline com motor 1.0 TSI de 128 cv de potência e câmbio automático de 6 velocidades. Preço a partir de R$ 73.490,00.
Modelo global assim como o novo Polo, o Virtus é produzido na fábrica da Volkswagen na via Anchieta em São Bernardo do Campo – SP.
O Brasil é o primeiro país do mundo a comercializar o modelo que está disponível nas concessionárias desde fevereiro.
De cara, dá para perceber que o modelo dá de 10 x 0 no Voyage, seja no design, na mecânica, segurança e conectividade.
Até os bancos dianteiros ele é um Polo, mas passando para os bancos traseiros, o Virtus tem 8,5 cm a mais na distância entre-eixos, o que faz muita diferença para quem vai no banco traseiro. O porta-malas tem capacidade para 521 litros, 221 litros a mais que o Polo.
O Virtus possui três versões: MSI, Confortline e Highline, e conta com duas opções de motores e duas de transmissão. Testamos a versão Comfortline com motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis velocidades.
A outra opção de motor somente para a versão MSI (de entrada) é a 1.6 (sem turbo e injeção direta) com 117 cv de potência e câmbio manual de 5 velocidades.
Assim como o Polo, o Virtus é rápido e econômico estando acima dos concorrentes no quesito mecânica. O conjunto do motor 1.0 TSI e o câmbio automático (tem borboletas no volante para trocas manuais) proporciona ao condutor uma agilidade atípica no trânsito.
A direção é leve e precisa e a suspensão é bem calibrada para as condições do asfalto no país.
DESIGN
A frente é igual ao do novo Polo, o design lateral é exclusivo e a traseira foi inspirada em outros modelos do grupo como o Audi A4 e o Jetta 2019. Vendo ele por fora, dá a impressão de que o modelo é bem maior do que o Polo, bem mais compacto. Ao contrário do Polo que pela frente é confundido com o Golf e por trás é confundido com o Gol, o Virtus tem personalidade própria e é identificado rapidamente como Virtus.
Para o motorista e o passageiro nos bancos dianteiros, não há diferença com relação ao novo Polo, pois o interior é exatamente igual.
Já para quem vai atrás a diferença de espaço é grande com mais conforto para as pernas dos passageiros do banco traseiro. O banco dianteiro do passageiro pode ser rebatido totalmente para frente, para que objetos longos como uma escada ou um caiaque, possam ser transportados no Virtus.
Este recurso também está disponível no novo Honda City lançado no dia 1 de fevereiro.
Nas versões TSI, há uma saída de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.
Apesar de bem maior o Virtus pesa apenas 50 kg a mais que o Polo.
MOTOR
Andamos no modelo Comfortline, que vem com motor 1.0 TSI com 128 cv de potência com etanol e 116 cv com gasolina a 5.750 rpm. O torque máximo é de 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm.
De acordo com a VW, o Virtus vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 195 km/h.
O câmbio do modelo testado é automático de 6 velocidades
Somente a versão de entrada MSI vem equipada com motor 1.6 de 117 cv de potência. O Virtus não tem opção de motor 1.0 aspirado de 84 cv de potência como o Polo.
No período de nossa avaliação o Virtus fez 10,4 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada (a 110 km/h) com gasolina com um passageiro sem bagagem. Porém, descendo a serra de Santos pela rodovia dos Imigrantes, ele chegou a fazer 17 km/l também com gasolina. Impressionante.
VERSÃO COMFORTLINE
Vem com freios a disco nas quatro rodas com ABS com EBD, palhetas do limpador de para brisas Aerowisher, controle de tração, alerta de frenagem de emergência, computador de bordo, assistente de partida em rampa, direção elétrica, sensores de estacionamento traseiro, chave canivete com alarme, quatro alto-falantes, banco do motorista ajustável em altura, airbags dianteiros e laterais, alerta de faróis acesos, alerta de não utilização do cinto de segurança dianteiros, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade e rodas de liga leve 15 polegadas.
O Virtus ganhou nota máxima no teste de colisão para adultos e crianças realizado pelo Latin NCAP, sendo a mesma pontuação obtida pelo Polo, do qual compartilha a plataforma.
OPCIONAIS
Tech I a R$ 2.200,00: Traz volante multifuncional com shift padles no volante, entrada sem a chave, piloto automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva e crepuscular, rodas de liga aro 16 polegadas Desing Nick, e retrovisor interno eletrocrômico.
Tech II a R$ 3.500,00: Traz tudo do Tech I + Ar-condicionado digital Climatronic com filtro de poeira e pólen, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional com paddles shifts, frenagem automática pós-colisão, farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home, porta-luvas iluminado e refrigerado, câmera de ré, ar-condicionado digital, câmera traseira e rede no porta-malas.
VW VIRTUS – Ficha Técnica
Motor: Dianteiro, 3 cilindros, transversal, 1.0, 12 válvulas, turbo, injeção direta, flex
Potência: 116 (G) 128 cv (E) de potência a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm
Tração: Dianteira
Câmbio: Automático de 6 velocidades com borboletas no volante para trocas manuais
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 521 litros
Peso: 1.192 kg
Garantia: 3 anos
Preço da versão Comfortline: a partir de R$ 73.490,00. Pintura metálica + R$ 1.450,00.
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