O novo SUV da Chevrolet tem conforto de um sedã, espaço de um SUV e a performance de um esportivo.
R$ 137.490,00 versão LT
R$ 155.990,00 versão Premier
AMAURI TERUO YAMAZAKI – SÃO PAULO – SP
Um dos lançamentos mais importantes de 2017, o Equinox Premier é SUV que impressiona em praticamente todos os aspectos de um veiculo.
Ele roda macio devido a sua suspensão excepcionalmente confortável (e eficiente nas curvas), vem com bancos com excelente ergonomia revestidos de couro ecológico, possue uma generosa oferta de equipamentos de auxílio a direção, proporciona conforto para cinco adultos e está equipado em todas as versões, com um motorzão do Camaro americano.
As qualidades do Equinox são inúmeras e difíceis de serem reunidas em um só veículo, que além de tudo, tem preço acessível, por tudo o que oferece.
Nos primeiros quarteirões faz se notar os equipamentos de assistência ao motorista, como o de alerta de ponto cego que acende uma luz amarela no espelho retrovisor externo, avisando da aproximação de um veículo do lado esquerdo ou direito. Este equipamento é útil até para o motorista mais atento e evita sustos e fechadas em outros veículos.
Ao se aproximar muito de um carro a frente, um sensor de alerta de colisão frontal emite uma luz vermelha projetada no para-brisa do motorista (head up display), além de dar uma vibração no banco do motorista, para alertá-lo do risco de colisão. Esta recurso de vibrar o banco do motorista também é realizado no momento de estacionar o veículo, para alertar da aproximação dos obstáculos. O recurso é útil e pode ser intercalado do sensor sonoro de estacionamento, a ser configurado no menu do painel.
Se o condutor quiser pode acionar também o Assistente de Faixa, para que caso o carro saia da faixa acidentalmente, o dispositivo emite um sinal de alerta e corrige a trajetória do carro automaticamente.
Outro recurso que chama a atenção é o sistema Star-Stop do Equinox, aquele recurso que desliga o motor quando o veículo para nos faróis ou nos congestionamentos, sem interromper o funcionamento do sistema elétrico para o sistema de som, ar-condicionado, navegação, entre outros. No Equinox este recurso atingiu um nível de eficiência que alguns motoristas nem vão perceber quando o motor for desligado e religado novamente.
De novo no trânsito, o motor 2.0 turbo com injeção direta e impressionantes 262 cv de potência (mais potente que o motor do VW Passat com 220 cv) entrega toda a potência com controle de tração e um baixíssimo nível de ruído, o que contribuiu para o conforto do motorista e dos passageiros.
Para controlar toda essa potência o modelo vem com uma série de recursos de radares, câmeras capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para minimizar o risco de acidentes.
O Equinox dispões também de um alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro (crianças ou bebês principalmente) e dispositivo de abertura do porta-malas por sensor de movimento, além do sistema de frenagem automática e carregador de celular sem fio.
A Chevrolet disponibiliza seu sistema OnStar que permite consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo do celular.
Outro recurso importante é um sistema que emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio dentro da cabine. O para-brisa laminado tem sistema de isolamento acústico, vidros laterais mais grossos, vedação tripla nas portas e estrutura rígida da carroceria com solda a laser e espumas expansivas e defletores aerodinâmicos em pontos estratégicos para absorção de ruídos e turbulências.
DESIGN
Frente ampla e horizontal elegante, faróis afilados integrados à grade transmitindo força e requinte ao modelo. A sofisticação fica reforçada pelas áreas cromadas delineando janelas, portas e a maçaneta das portas.
VERSÃO PREMIER
A mais cara e sofisticada da Chevrolet tem preço competitivo pelo o que o SUV oferece. Bancos em couro ecológico perfurado em duas cores e com costuras duplas, sendo que o painel também segue o mesmo padrão.
Acabamento de materiais agradáveis ao toque nas áreas de contato como os apoios de braço e painéis da porta trazem a sensação de conforto e sofisticação.
ESPAÇO
O entre-eixos de 2.725 mm um dos maiores e mais bem arquitetados do segmento, proporcionam excelente espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro. O volume do porta-malas é de 468 litros podendo ir até 1.627 litros com os bancos traseiros rebatidos. O porta-malas conta ainda com um porta-objetos subterrâneo de 79 litros possibilitando separar fisicamente diferentes tipos de carga, ou transportar objetos com mais privacidade.
MOTOR
Mesmo motor do Camaro norte-americano. 4 cilindros, 2.0, turbo de duplo fluxo, injeção direta, com impressionantes 262 cv de potência e 37 kgfm de torque, roda somente a gasolina.
De acordo com a GM, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, com performance acima da maioria dos SUVs alemães de alto luxo do segmento, por um preço bem mais competitivo.
Os concorrentes não chegam perto da potência do Equinox:
Peugeot 3008 1.6 = 165 cv
Audi Q3 2.0 = 180 cv
BMW X1 2.0 = 192 cv
Jeep Compass 2.0 flex = 166 cv com etanol e 159 cv com gasolina
Jeep Compass 2.0 diesel = 170 cv
VW Tiguan 1.4 flex = 150 cv | VW Tiguan 2.0 = 200 cv
Honda CR-V 2.0 = 155 cv com etanol e 150 cv com gasolina
Toyota RAV-4 2.0 = 145 cv
O único item que o Equinox perde para os concorrentes é no consumo de combustível, tendo feito me nosso período de avaliação 7,5 km/l na cidade e 11,3 km/ na estrada.
CÂMBIO
Automático de 9 velocidades aproveita bem a potência do motor com respostas rápidas e sem solavancos.
SISTEMA DE SOM
Sistema de alta fidelidade com 5 alto-falantes e 2 woofers Bose. A GM sempre capricha nos sistema de áudio em veículos a partir de uma determinada categoria.
CONECTIVIDADE
O Equinox vem equipado com sistema multimídia MyLink com tela de oito polegadas, GPS, e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, que permitem projetar o smartphone na tela do veículo. É possível interagir com os aplicativos através da tela no painel ou no comando de voz. Carregador de celular sem fio por indução eletromagnética.
Sistem OnStar proporcionando um canal direto entre o veículo e uma central de atendimento 24 horas com serviços de concierge, segurança, emergência e monitoramento.
SEGURANÇA
Possui sistema de resgate 24 horas assim que os airbags são deflagrados, informando a localização e a dinâmica do acidente, para que seja providenciado socorro adequado.
Frenagem Automática de Emergência (AEB), caso o veículo esteja trafegando entre 8 a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do motorista, um alerta é acionado e os freios são travados automaticamente na tentativa de evitar o acidente.
Sistema de Compensação de Frenagem. Em descidas de serra, a condução de alguns motoristas pode ocasionar no superaquecimento dos freios, demandando uma maior pressão dos freios para a frenagem.
Em situações como esta o Equinox identifica a situação e compensa variações, mantendo o curso do pedal constante para economizar os freios e não ultrapassar a temperatura ideal.
Assistente de Frenagem de Emergência (PBA). Em uma emergência onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima no pedal.
Alerta de Colisão Frontal. Mencionado no início da matéria.
Banco do Motorista com Alerta Tátil. Caso o motorista não queira ser avisado com alarme sonoro, pode optar pelo alerta sensorial que faz vibrar o banco do motorista.
Assistente de Permanência na Faixa. Mencionado acima.
Faróis Full Led com faixo alto inteligentes. Além da iluminação privilegiada, este sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h.
Alerta de Ponto Cego. Mencionado acima.
Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade. Com tecnologia que evita derrapagens e capotagens.
Câmeras de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro. Sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de um outro veículo vindo á até 25 metros na perpendicular. Nesta situação soam bipes um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência pisca sobre a imagem captada pela câmera de ré.
CONCLUSÃO
O Equinox é hoje o melhor SUV em sua categoria e está com preço bastante competitivo diante de tudo o que oferece. Só perde para os concorrentes no consumo de combustível, mas tem quase 100 cv a mais de potência que a maioria deles.
O Equinox é tão sofisticado e confortável que lembra a linha Cadillac, marca de luxo da GM nos Estados Unidos.
EQUINOX FICHA TECNICA
MOTOR: 4 cilindros em linha, 16V, DOHC, injeção direta
POTÊNCIA: 262 cv a 5.500 rpm
TORQUE: 37 kgfm a 4.500 rmp
CÂMBIO: automático de 9 velocidades com opção Active Select
TRAÇÃO: 4 x 2 – AWD
FREIOS: Discos na dianteira e na traseira com sistema ABS e distribuição de frenagem EBD
DIREÇÃO: Elétrica progressiva
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Independente tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensores e molas helicoidais
SUSPENSÃO TRASEIRA: Independente 4 link
RODAS E PNEUS: Premier 235/50 R19 da marca Hanko
COMPRIMENTO: 4.652 mm
LARGURA CARROCERIA: 1.843 mm
LARGURA TOTAL Espelho a Espelho: 2.105 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 2.725 mm
PORTA MALAS: 468 / 670 litros – até o canto superior do encosto do banco /até o teto com os bancos em posição normal.
PORTA MALAS: 930 / 1627 litros – até o canto superior do encosto do banco / até o teto com a segunda fileira de bancos rebatidos.
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 59 litros
Comentários desabilitados.