• Novo motor a gasolina V6 de 3.5L, sistema híbrido Multi Stage da Lexus e duplo sistema de injeção eletrônica
• LS será o primeiro veículo da Lexus no Brasil a equipar itens do pacote de segurança ativa Safety System
AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP
A quinta geração do Lexus LS faz sua estreia no Brasil com a chegada do modelo LS 500h. Modelo topo de linha da Lexus o LS ganhou design arrojado, máximo conforto, sofisticação e tecnologia embarcada de última geração.
Por dentro e por fora, o novo LS reflete uma forte identidade e luxo exclusivamente japoneses. Disponível em mais de 90 países, o LS 2019 chega ao Brasil com entregas a partir do último trimestre do ano.
No Brasil, o modelo será comercializado pelo preço de R$ 760.000,00.
DESIGN
Modelo topo de linha da marca, o LS incorpora a história e imagem como o melhor automóvel fabricado no Japão.
Os projetistas da Lexus aproveitaram ao máximo a nova plataforma, com seu perfil mais baixo e comprimento e grande distância entre eixos, para dar ao novo LS uma aparência alongada e mais próxima ao solo.
O design da grade dianteira estilo “Spindle Grill” tem textura que parece mudar conforme a luz reflete sobre ela.
O farol tem três projetores e se mescla a um farol de LED em “L” e envolve a lateral para dar aparência marcante à dianteira do LS. As luzes dianteiras indicativas de direção são compostas por 16 lâmpadas de LED que se acendem de forma sequencial ao serem acionadas, enquanto na traseira, o mecanismo é o mesmo, porém, o sistema é composto por 21 lâmpadas de LED.
A traseira tem formato contínuo e envolve as laterais para expressar uma imagem desconstrutiva. Com o baixo centro de gravidade e amplitude lateral, o olhar pela traseira revela um formato esculpido e bem definido entre as linhas fluídas e a área envolvente das lanternas.
Para complementar o novo LS conta com novas rodas de 20 polegadas de aparência brilhante com o uso de uma técnica de galvanoplastia conhecida como crepitação.
ESTRUTURA BÁSICA
Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, Sua silhueta remete à estrutura de um cupê, com linhas caracterizadas de design exclusiva da Lexus.
A quinta geração do sedã foi planejada sobre a plataforma global para veículos de luxo, a GA-L (Arquitetura Global para Veículos de Luxo, em português). Esta plataforma oferece uma experiência de condução mais dinâmica.
Com ela, os engenheiros da Lexus buscaram o ponto ideal do fator de inércia. Para isso, componentes pesados, como o motor, foram afixados perto do centro do veículo. O peso foi distribuído de forma assertiva na frente e atrás, com o objetivo de alcançar leveza e a altura ideal do centro de gravidade para um modelo sedã. Esta redistribuição ajudou na resposta de direção e na estabilidade de manobras, enfatizando aumento da rigidez de torção do veículo.
Com esta plataforma, o LS tomou um perfil mais baixo e equilibrado, consequência de seu centro de gravidade reduzido. A suavidade e beleza de toda estrutura passam pelo nivelamento da superfície das janelas, reduzindo o desnível entre vidros laterais e molduras das portas.
O silêncio a bordo foi aprimorado. O modelo recebeu três planos de melhorias: um silenciador no capô, feito de material oriundo de uretano e acoplado a outro silenciador no painel de três camadas, além de estruturas à prova de som.
Nas medidas básicas, o novo LS tem 5,23 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,45 m de altura. No entre eixos são 3,12 m. Em comparação com o LS que está saindo de linha, o novo modelo é 2,5 cm mais comprido, 2 cm mais largo, 3,5 cm maior na distância entre eixos e cerca de 1,5 cm mais baixo.
INTERIOR
Refinados toques no revestimento do volante configuram um acabamento elegante e interpreta sensação de profundidade e atmosfera espaçosa, ampliada pela delicada iluminação ambiente – altamente suave.
As informações dos clusters no painel de controle foram distribuídas em uma altura uniforme, possibilitando que o motorista opere todos os sistemas sem ter que mudar sua postura. Com o monitor de navegação de 12,3 polegadas, os ocupantes podem controlar funções do carro, como sistema de navegação GPS, áudio, televisão digital e muito mais. O motorista do LS ainda conta com um monitor head-up colorido de 600 mm x 150 mm – o maior da categoria, que elenca uma variedade de informações sobre desempenho em uma linha direta de visão.
O sistema de infoentretenimento possui interface gráfica convidativa e utiliza nova geração do sistema de controle Remote Touch, da Lexus. A operação intuitiva é projetada para espelhar a maneira como um smartphone é usado. Ele também pode reconhecer comandos “manuscritos” com uso do dedo no touchpad.
Para o entretenimento dos passageiros dos bancos traseiros, o LS 500h conta com duas telas de 11,6 polegadas posicionadas atrás dos bancos dianteiros. Há ainda um painel multifunção com touchscreen no apoio do braço central para controlar o sistema de áudio, o conteúdo das telas, ajustes das cortinas das janelas e do vidro traseiro, ajustes dos bancos e do ar-condicionado. O LS 500h conta com sensores infravermelhos, que detectam quais bancos estão sendo ocupados, tornando mais eficiente a distribuição do ar nas zonas onde têm pessoas.
O padrão de comodidade é ainda mais elevado pelo uso de suspensão pneumática com uma função de acesso. Ativado ao desligar o carro, o modo de acesso levanta automaticamente o veículo e abre os apoios do banco para facilitar ainda mais os ocupantes ao saírem do veículo.
Os novos assentos dianteiros contam com 28 modos de ajuste diferentes, enquanto dois aquecedores dedicados, localizados nas áreas do ombro e da parte inferior das costas, aquecem essas áreas sem transmitir esta sensação a todo corpo. O assento do passageiro dianteiro reclina até 48 graus, maior ângulo no segmento, e levanta até 24 graus para ajudar o passageiro do banco traseiro a sair do veículo.
Nos bancos traseiros são 22 modos de ajuste diferentes e opções de aquecimento. A acomodação é ressaltada pelo amplo espaço para as pernas: há 8,6 cm a mais do que a última geração. Uma novidade nesta 5ª geração é a função “Return”, que faz com que os bancos traseiros retornem às suas posições originais ao desligar o carro.
Nos bancos de trás há função “relaxamento”, equipadas com bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento. Elas são infladas para aplicar pressão estrategicamente ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas. O ocupante pode selecionar entre três programas: relaxar, alongar e simples. São quatro para áreas específicas: tronco superior, tronco inferior, ombros e lombar. Todos os bancos também acompanham função de massagem shiatsu.
As técnicas de artesanato dos Takumis, artesãos exclusivos da Lexus, foram aplicadas aos acabamentos decorativos das portas. O resultado é um interior único baseado na estética japonesa, uma amostra que une técnicas tradicionais e as mais recentes tecnologias de produção.
Sistema de Som Mark Levinson
Um dos sistemas de som mais caros do planeta, trata-se de um som surround de 7.1 canais com 23 speakers distribuídos por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto falantes de 40 mm instalados no teto), produzindo o equivalente a 2.400 watts de potência. Se fosse comprado em separado, só o sistema de som custaria US$ 100.000,00.
O sistema de som Mark Levinson também usa a tecnologia Clari-Fi, que ajuda a corrigir músicas digitais compactadas de serviços de streaming e rádio via satélite ou outras transmissões.
MOTORIZAÇÃO HÍBRIDA
O novo LS 500h está equipado com o Sistema Híbrido Multi Stage Hybrid da Lexus, tecnologia capaz de amplificar o desempenho do trem de força do sistema híbrido.
Responsável por combinar maior eficiência e performance superior em um novo padrão para veículos híbridos, o sistema Multi Stage Hybrid foi desenvolvido para potencializar uma experiência de condução mais envolvente e esportiva, ao mesmo tempo em que atinge o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível.
O Multi Stage adiciona um dispositivo de mudança de quatro fases ao modo de condução Hybrid Drive, sintonizando o motor a gasolina V6 de 3.5L e os dois motores elétricos. Como resultado, o conjunto ganha respostas mais diretas aos comandos do motorista e promove o prazer de condução com desempenho dinâmico. Isso faz com que o automóvel atinja 0-100 km/h em 5,4 segundos. O LS 500h é capaz de andar até 140 km/h com motor a combustão desligado. A potência combinada é de 359 cv.
Com a união dos elementos de um sistema híbrido tradicional com um dispositivo de mudança de múltiplo estágio a uma caixa automática de 10 velocidades, montada atrás da transmissão híbrida, o Multi Stage da Lexus oferece a sensação inédita mais realista de potência entre a pressão do pedal e a aceleração do veículo. Esta combinação resulta em uma transmissão automática de 10 velocidades mais eficiente.
À medida que a velocidade do veículo aumenta, os giros do motor também sobem de forma linear, direta e contínua, livre do efeito elástico observado em algumas transmissões CVT. Na 10ª velocidade, o controle permite atingir alta velocidade em baixas rotações do motor, para um desempenho silencioso, suave e econômico.
A transmissão ainda se beneficia de melhoria no controle de mudança da central. A seleção é mais inteligente e responsiva às entradas nas variadas condições de direção, como em subidas ou descidas, por exemplo. O sistema inclui o DMI (Driver Mind Index) que ajusta-se às mudanças de marcha de acordo com o estilo e o comportamento do motorista, sem necessidade de seletor de modo de direção.
Lexus Safety System
O LS 500h é o primeiro modelo equipado com o pacote de segurança ativo de padrão mundial, o Lexus Safety System. Quatro itens deste sistema estarão disponíveis no sedã grande da marca para o consumidor brasileiro, dentre eles:
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): utiliza lasers, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade de acordo com o tráfego.
Assistente de Manutenção de Faixa (LDA): sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros.
Faróis antiofuscante (AHB): ajuda a garantir visibilidade ideal durante a condução noturna.
As entregas das primeiras unidades serão realizadas de outubro a dezembro deste ano.
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