Com carroceria cupê e novo motor turbo o esportivo da Honda está disponível no país por R$ 159.900,00.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – Mogi Guaçu – SP

A Honda do Brasil lançou na segunda quinzena de abril, o novo Civic Si, com muitas novidades principalmente no aumento de performance do modelo.

O esportivo chega na versão cupê de duas portas, com suspensão adaptativa com dois modos de operação, direção direta com relação variável, freios, rodas e pneus focados em performance, bem como o novo motor turbo e injeção direta para a sigla.

“O Civic Si é o primeiro Si turbo e estabelece um novo patamar em termos de agilidade e de direção precisa,” explica Issao Mizoguchi, presidente da Honda Automóveis do Brasil. “Trata-se de um modelo que já tem uma tradição no Brasil e que possui uma legião de entusiastas apaixonados pela performance e pelo design esportivo que ele entrega. Essa nova geração eleva essas qualidades à um novo patamar e é muito aguardada pelos fãs brasileiros”.

NOVO MOTOR

Novo motor 1.5 turbo de alta performance, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros. A potência máxima é de 208 cv aos 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgf.m aparece aos 2.100 rpm, e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.

Motor 4 cilindros, 1.5, turbo,, com 208 cv de potência. Foto: Honda
Motor 4 cilindros, 1.5, turbo, com 208 cv de potência e 26,5 kgfm de torque utiliza somente gasolina. Modelo é importado do Canadá. Foto: Honda

CÂMBIO

Câmbio manual de 6 velocidades. Não há opção de transmissão automática. Foto: Honda
Câmbio manual de 6 velocidades. Não há opção de transmissão automática. Foto: Honda

Já a transmissão manual é de seis velocidades tem engates curtos, proporcionando uma experiência esportiva de direção. Não há opção de câmbio automático.

O Civic Si é mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica adaptativa de duplo pinhão com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado.

O Si traz ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18.

SUSPENSÃO

A suspensão recebeu  molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R.
O objetivo das mudanças é oferecer uma condução mais estável, onde o motorista pode perceber com mais precisão o piso, permitindo explorar todos os limites do Si com segurança.

MODOS DE CONDUÇÃO

Por meio da tecla Sport, o condutor pode escolher entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção. No modo Conforto, amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma condução mais suave.

Com o modo Sport acionado, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa.
Design e estilo esportivo

Para ampliar a esportividade do Si, foi desenhada uma dianteira mais agressiva com grade frontal preta e largas tomadas de ar. O modelo vendido no Brasil traz a adoção dos faróis full LED, ampliando a luminosidade e a sofisticação. Rodas de liga leve de 18 polegadas e acabamento exclusivo em dois tons, usam pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo.

Na traseira, o Si mantém a assinatura de design do modelo, com o aerofólio traseiro e acrescenta novos elementos como a barra de LED horizontal que acompanha toda extensão da traseira e escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.

O interior do Civic Si traz bancos dianteiros em formato de concha, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com a alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

Carroceria cupê. Foto: Honda
Carroceria cupê acentua a esportividade. Foto: Honda

O novo Civic Si traz alto conforto e equipamentos de conveniência, vindos de outras versões do Civic, que incluem:

•    Freio de estacionamento eletrônico
•    Travamento das portas por distância
•    Ar condicionado digital de duas zonas
•    Sensor de chuva

O novo Civic Si vem com sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. O Si traz ainda sistema de áudio de 450 watts, com 10 auto-falantes.

Painel e interior do novo Honda Civic Si. Foto: Honda
Painel e interior do novo Honda Civic Si. Foto: Honda

Segurança
Sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do exclusivo Agile Handling Assist garantem dirigibilidade máxima em diversas situações.

Comercialização
O Civic Si está sendo comercializado no Brasil em versão única, cupê de duas portas, com quatro opções de cores: White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic e Rallye Red. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível em todas concessionárias Honda.

PREÇO: Civic Si: R$ 159.900,00

Câmbio manual de 6 velocidades. Foto: Honda
Câmbio manual de 6 velocidades tem engates curtos. Foto: Honda
Design esportivo e aerofólio na traseira. Foto: Honda
Design esportivo, aerofólio traseiro e escapamento central. na. Foto: Honda
Testamos o Civic Si no autódromo Velo Città em Mogi Guaçu - SP. O forte do modelo está na estabilidade nas curvas. Foto: Amauri Yamazaki
Testamos o Civic Si no autódromo Velo Città em Mogi Guaçu – SP. O forte do modelo está na estabilidade nas curvas e no novo motor turbo. Foto: Amauri Yamazaki
COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.