Design externo e interno e a nova caixa de câmbio automática estão entre atrativos do modelo.
Versão Griffe: R$ 85.190,00.
AMAURI TERUO YAMAZAKI – SÃO PAULO – SP
Testamos o Peugeot 2008, um dos veículos mais bem desenhados do segmento, com uma elegância e bom gosto acima da média.
De cara, fica fácil gostar do modelo, devido ao design acertado acompanhado de um painel de instrumentos inovador, com os mostradores posicionados acima do volante, para facilitar a visão do motorista. No centro, uma central multimídia de 7 polegadas muito bem posicionada, traz praticamente todas as informações necessárias para o motorista, como a câmera de ré (só não tem navegação própria).
O painel de instrumentos elevado i-Cockpit fornece informações para a condução dentro de um campo de visão para melhor leitura para o motorista. Sentado no banco o motorista se integra confortavelmente ao veículo.
O volante multifunções de tamanho esportivo é fácil de manusear, além de ser regulável em profundidade e em altura para o melhor acerto da direção, com assistência progressiva elétrica, além de ser revestido em couro. No volante é possível regular o volume do som, acionar o telefone e o SRC, para selecionar a fonte do som como o rádio, USB ou o Bluetooth.
O 2008 oferece a seus ocupantes um interior elegante com detalhes prata ao redor das saídas do ar- condicionado, nas portas e na moldura da central multimídia, com acabamento em black piano, presente no painel de instrumentos e no comando do ar- condicionado de duas zonas.
AR CONDICIONADO
Digital e com duas zonas, possui 3 modos de operação: Soft para economizar bateria, Normal e Fast, para refrigerar mais rápido.
Os bancos são revestidos em couro e tecido. A iluminação branca dos mostradores combina com as cores claras das peças de acabamento da parte superior da cabine, criando um ambiente elegante e sofisticado. O interior oferece porta-objetos como os espaços nas portas laterais, o profundo compartimento situado em frente ao câmbio e o porta-luvas refrigerado. Um luxo.
MOTOR
Motor 4 cilindros, 1.6, 16V, com 118 cv de potência com etanol e 115 cv com gasolina. Vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com etanol e 11,4 segundos com gasolina. Injeção multiponto sequencial. Abastecido com gasolina o modelo fez uma média de 9,9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, durante o período de avaliação. Capacidade de 55 litros no tanque de combustível.
CÂMBIO
O câmbio automático Aisin de 3a geração de seis velocidades que equipa o 2008 trouxe trocas de marcha mais eficientes e economia de combustível. O tipo de condução pode ser escolhido em 4 opções: Drive – normal, Eco – econômica, Sport – mais agilidade e Sequencial – para trocas manuais.
Não há borboletas atrás do volante para trocas manuais, somente na alavanca de câmbio no modo Sequencial.
CONFORTO
Passageiros dianteiros viajam com conforto e os do banco traseiro vão encontrar um espaço justo para as pernas. É um SUV compacto.
PORTA MALAS: Capacidade para 355 litros.
PNEUS: 205/60/R 16 – de perfil alto, absorvem bem as irregularidades do asfalto.
O 2008 está equipado com:
• Quatro airbags para todas as versões e seis airbags – frontais, laterais e de cortina – nas versões Griffe (testada) e Crossway.
• Cinco cintos de segurança com três pontos, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série. Na frente, os cintos têm pré- tensionadores e bloqueio de folga e atrás os cintos laterais e central têm bloqueio de folga;
• ESP – Freios a disco: programa eletrônico de estabilidade que garante segurança nas curvas e situações de emergência para o Griffe THP. Freios a disco nas quatro rodas;
• Hill Assist somente para a versão Griffe THP, oferece conforto e segurança em rampas;
• Grip Control com controle de tração, cuja seleção anti-derrapagem pode ser ajustada para funcionar de cinco maneiras diferentes (desligado, normal, barro, areia, neve).
• Suspensão elevada com 200 mm de vão livre no ente-eixos e ângulo de entrada de 22°. A passagem por lombadas e estradas de terra é facilitada;
• Sistema ISOFIX para a fixação de cadeirinhas utilizadas para o transporte de crianças.
• Quatro airbags para todas as versões (exceção a Active) e seis airbags – frontais, laterais e de cortina – para Griffe e GT THP;
• Cinco cintos de segurança com três pontos: alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série; na frente, os cintos têm pré- tensionadores e bloqueio de folga; e atrás, os cintos laterais e central têm bloqueio de folga;
• Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (para os três ocupantes);
• Sistema de frenagem ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio;
• Sistema ISOFIX para a fixação de cadeirinhas utilizadas para o transporte de crianças.
PEUGEOT RENOVA
A montadora francesa desenvolveu um financiamento para fidelizar o cliente na marca com compra garantida de 85% do valor da tabela Fipe para o 2008 e o 208. Esse programa facilita a vida do cliente e da concessionária para a troca do veículo por outro da linha 2008 e 208.
CONCLUSÃO
Em termos de design interno e externo ganha de todos os seus concorrentes. A versão Griffe já vem com teto solar panorâmico incluso no preço, o que explica o valor de R$ 85.190,00. Auxílio de rampa faz falta na versão Griffe, uma das mais caras. Com o esforço da montadora nos últimos 2 anos de melhorar bastante o serviço de pós-vendas, o valor de revenda da linha Peugeot apresenta evolução beneficiando principalmente os proprietários dos modelos 208 e 2008.
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