A Volvo lançou no Brasil o XC40, seu mais novo utilitário esportivo com preço a partir de R$ 194.950,00 para a versão intermediária Momentum.
Volvo XC40 chega ao país com motor turbo de 252 cv de potência.
Andamos no Volvo XC 40, eleito carro do ano na Europa, durante o Salão do Automóvel de Genebra em março. O modelo chegou ao país em abril e já se tornou um sucesso de vendas, sendo que desde o dia 15 de janeiro até o mês de abril, foram realizadas 1.000 reservas do novo SUV.
Atualmente o XC40 é importado da Bélgica, sendo oferecido em três versões: T4 (motor com 190 cv), T5 Momentum (255 cv) e T5 R-Design (255 cv).
O SUV é rápido, silencioso, confortável (tem suspensão mais macia que os concorrentes alemães) e acabamento à altura do segmento de alto luxo. Ele é ágil no trânsito e fácil de estacionar. O painel de instrumentos é 100% digital (configurável) e impressiona a altíssima resolução da câmera de ré. O acabamento interno não fica atrás dos seus concorrentes alemães, com materiais de alta qualidade e excelente ergonomia.
Pela sua elegância o modelo desfila nas ruas e a luz diurna em formato T (martelo de Thor) chama a atenção da maioria das pessoas. O amarelo do pisca-pisca dianteiro é mais visível que a maioria dos veículos, proporcionando maior visibilidade para os motoristas e pedestres, aumentando a segurança.
CONCORRENTES
No Brasil, o XC40 concorre principalmente com o Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA. Pouca gente sabe, mas a Volvo tem aumentado suas vendas no Brasil, mesmo com a crise que atingiu o setor há 3 anos.
Nesse sentido, para melhorar o valor de revenda e a satisfação de seus clientes criou um plano com valor fixo das revisões, como será mostrado abaixo.
O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA – Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo modelos totalmente híbridos ou eletrificados.
Bem como, desenvolvida em conjunto com a Geely chinesa, controladora da marca sueca, a nova plataforma proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
A versatilidade dessa plataforma permitiu reunir design refinado, interior confortável e recursos avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o XC40, em condição de aumentar as vendas da empresa em todo o mundo.
O modelo apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, proporcionando conforto e espaço interno para todos os ocupantes.
DESIGN
Design escandinavo, combinando robustez com visual refinado. A imponência da dianteira é proporcionada também pelo sofisticado sistema de iluminação dianteira do XC40.
De acordo com a montadora, o Volvo Full LED incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato “T” contribui para a visualização do veículo.
Nesse sentido o sistema LED também está presente no conjunto de iluminação dos faróis de neblina.
Na traseira, a lanterna característica se identifica com os novos SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.
Assim como o caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente da carroceria na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio.
INTERIOR
Espaço de armazenamento funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento sem fio), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no console central.
Contudo, para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, foram retirados os autofalantes do local e desenvolvido um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um tablet.
O XC40 também oferece espaço para guardar objetos, como uma área de armazenamento em uma caixa revestida de tecido e uma lixeira que pode ser facilmente removida para o passageiro descartar o lixo.
No porta-malas, um assoalho versátil pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro, além do mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornecer um assoalho plano para bagagens.
CONECTIVIDADE
O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é acessível pela tela sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne os comandos do veículo.
O display recebeu atualização gráfica tornando o uso para o motorista mais intuitivo.
Navegação, conectividade e entretenimento estão a poucos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz.
A integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″.
Sistema de som o High Performance System, com 8 alto-falantes de 250 W de potência.
Já o Harman Kardon Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13 alto-falantes e um subwoofer totalizando 600 W de potência.
Bem como, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
DIRIGIBILIDADE
Tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução.
Atualmente são cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade:
• Eco: Econômico;
• Comfort: Suavidade nas reações do veículo;
• Off-road: Fora de estrada;
• Dynamic: Esportiva;
• Individual: Customiza a configuração.
TRANSMISSÃO & MOTOR
Automática Geartronic de 8 velocidades.
Motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina com 252 cv de potência e torque de 350 N.m (35,7 kgfm) entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade.
Nesse sentido, o motor T5 é mais potente que os modelos equivalentes da Audi, BMW e Mercedes.
Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai de 0 aos 100 km/h, em apenas 6,4 segundos.
No período de avaliação o modelo fez uma média de 7,9 km/l na cidade com gasolina (não é flex).
O motor T4 com 190 cv de potência e preço mais acessível chega a partir de julho.
SEGURANÇA
Equipado com o City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais à frente do carro.
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista.
O XC40 disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.
Além disso, o modelo acrescenta à lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h.
Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato no país dotado com essa tecnologia.
Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas (a partir da versão R-Design) ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).
Por fim, o XC40 está disponível nas 31 concessionárias da Volvo nas versões T5 Momentum e T5 R-Design. Em julho chega a configuração T4 a mais acessível.
REVISÃO COM PREÇO FIXO
Para aumentar o valor de revenda do modelo a Volvo desenvolveu um plano de revisão com preço fixo. Com a chegada do XC 40 a marca estende esses serviços para 150 mil kms em toda a gama de produtos. O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, para programar os valores para as revisões.
TABELA DE PREÇOS (modelo 2019):
XC40 T4 – R$ 169.950,00 (a partir de julho)
XC40 T5 Momentum – R$ 194.950,00
XC40 T5 R-Design – R$ 214.950,00
VENDAS PARA PCD – Programa Volvo For All, que oferece a pessoas com deficiência isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra do modelo.
Tabela de preços para Vendas Especiais (PCD):
XC40 T4 – R$ 145.950,00 (a partir de julho)
XC40 T5 Momentum – R$ 169.950,00
XC40 T5 R-Design – R$ 189.950,00
VOLVO XC40 – FICHA TÉCNICA
MOTOR: 4 cilindros em linha, T5 Drive E, 252 cv de potência a 5.500 rmp, turbo, injeção direta e torque 350 Nm (35,7 kgfm)
COMBUSTÍVEL: Gasolina
TRAÇÃO: Integral AWD
ACELERAÇÃO: 0 a 100 km/h em 6,4 segundos
CÂMBIO: Automático com 8 velocidades + ré
SUSPENSÃO DIANTEIRA: McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
SUSPENSÃO TRASEIRA: Independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
DIREÇÃO: Elétrica
FREIOS: ABS, Distribuição de Frenagem Eletrônica EDB e Assistente de Frenagem Eletrônica EBA.
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 54 litros
CAPACIDADE DO PORTA MALAS: 460 litros
Peso em ordem de marcha: 1.762 kg
ALTURA: 1.652 mm
COMPRIMENTO: 4.425 mm
LARGURA: 1.863
LARGURA COM RETROVISORES: 2.034 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS: 2.702 mm
Volvo XC40 chega ao país com motor turbo de 252 cv
Comentários desabilitados.