Toyota do Brasil apresenta o Yaris, modelo global com carrocerias hatch e sedã, para se posicionar entre o Etios e o Corolla.
AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP
Um dos lançamentos mais aguardados do mercado foi apresentado nesta quinta-feira (7), pela Toyota em São Paulo.
O Yaris veio para concorrer principalmente com os modelos VW Polo/Virtus e Fiat Argo/Cronos, lançados recentemente no país, e também com o Honda City, Chevrolet Cobalt, Nissan Versa, Ford Fiesta e Hyundai HB 20.
Os modelos têm motores 1.3 e 1.5 Dual VVT-i do Etios, com melhorias para propiciar mais potência e torque.
O Yaris é silencioso e fácil de dirigir.
VERSÕES
O Yaris estará disponível em cinco versões.
Modelo Hatch: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro. A carroceria sedã tem as mesmas versões, mas somente com motor 1.5 litro.
DESIGN
Mais moderno e atrativo que o Etios, o Yaris lembra um mini Corolla na parte da frente. O modelo possui 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entreeixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, e na versão sedã, 473 litros.
Os faróis de perfil afilado têm sintonia com o conjunto frontal formando uma linha harmoniosa.
Na lateral, destaque para a linha de cintura elevada. Os retrovisores pintados na cor do veículo com piscas integrados garantem maior visibilidade, enquanto nas versões XS e XLS, há o rebatimento elétrico dos retrovisores.
Todas as versões possuem maçanetas das portas pintadas na cor do veículo e na versão XLS as maçanetas são cromadas.
As rodas são de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 para todas as versões. Rodas com aro 16 polegadas trariam mais elegância ao modelo.
A versão hatch possui limpador e lavador do vidro traseiro desde a versão de entrada, e um aerofólio.
Os faróis de neblina em ambos os lados acoplados ao para-choque integrado na carroceria, permitem melhor visibilidade.
ACABAMENTO INTERNO
Todas as versões contam com acabamento em preto, incluindo as colunas e o revestimento do teto (cinza na versão sedã).
Uma das novidades do Yaris é o teto solar elétrico disponível, de série, na versão XLS, sendo um diferencial em relação aos seus concorrentes. O acionamento é elétrico por um toque com função antiesmagamento.
Volante com regulagem apenas de altura. Se houvesse regulagem de profundidade, proporcionaria melhor ergonomia e conforto para o motorista.
Os bancos são de tecido nas versões XL e XL Plus Tech e de couro nas versões XS e XLS. Apoio de braços com porta-copos central a partir da versão XL Plus Tech, oferecendo conforto e comodidade para quem senta nos bancos traseiros e apoio de braços central na frente em todas as versões.
O assoalho traseiro é plano contribuindo para uma viagem mais confortável para o passageiro do banco traseiro que vai no meio.
Para as versões XL e XL Plus Tech, o painel de instrumentos conta com display LCD de 2.7”. São três mostradores circulares que reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o termômetro do motor e o indicador de combustível, o da esquerda exibe o conta-giros, enquanto no do meio é possível visualizar o velocímetro e o computador de bordo, com funções de hodômetro parcial A e B, consumo de combustível instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e intensidade de brilho do painel.
Para as versões XS e XLS, o computador de bordo conta com uma tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido e de alta resolução e mais funções, como histórico de viagem, de consumo a cada cinco minutos, de consumo mensal (km/l) versus distância e histórico mensal de valor (R$) versus consumo (litros); ranking de eficiência em que é possível elencar os três melhores períodos de economia de combustível e mais.
EQUIPAMENTOS
Versão de entrada XL de câmbio manual, traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).
O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedã), entre outros itens, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
A versão XL com câmbio CVT adiciona: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
Já a versão XL Plus Tech passa a contar com descansa-braços traseiro, ar-condicionado digital, chave presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo botão, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth, Toyota Play+, que permite espelhamento de aplicativos com tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS.
A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata), bancos de couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” TFT.
Já a versão topo de linha XLS acrescenta teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.
MOTORES
A linha Yaris é equipada com a família de motores do Etios, com um pequeno ganho de potência.
1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, com 101 cv de potência a 5.600 rpm, com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.
1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). O ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.
O tanque de combustível tem capacidade para 45 litros.
SUSPENSÃO – UM DOS PONTOS FORTES DO YARIS
Confortável e ao mesmo tempo estável nas curvas. Dianteira tipo McPherson com batente hidráulico, que evita batidas secas quando a roda desce ao limite do curso do amortecedor.
Tanto o sistema de suspensão frontal quanto o traseiro tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris. Na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora.
TRANSMISSÃO
Manual de seis velocidades e a Multidrive CVT.
Transmissão manual conta com o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração –, que funciona como um auxiliar de arranque, minimizando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento.
A transmissão Multidrive CVT do Corolla, proporciona desempenho com baixo consumo de combustível. Um software de gerenciamento simula sete marchas.
CORES
Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e Azul Titã.
CUSTO DE PROPRIEDADE
Até os 60.000 km, o custo total com revisões dentro do programa “Revisão na Medida” da marca será de R$ 2.914,44.
TABELA DE PREÇOS YARIS
Os pedidos de vendas do Toyota Yaris tiveram início em 7 de junho, enquanto a produção iniciará em 15 de junho e 2 de julho. Modelo chega no final de junho as concessionárias.
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