Sedã da montadora ganhou painel digital e preço competitivo a partir de R$ 164.620,00.
Motor turbo 2.0 com 220 cv de potência leva o modelo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP
Andamos no Passat 2018, um dos sedãs mais desejados do segmento.
Automóvel geralmente destinado a executivos, o Passat traz mecânica de primeira, conforto para cinco adultos, conectividade, design elegante e a tradicional robustez da engenharia mecânica alemã.
Importado da Alemanha, o novo Passat passa a trazer equipamentos como o painel digital programável (Active Info Display), seleção de condução com controle adaptativo de suspensão (DCC), cruise control adaptativo com função de frenagem de emergência (Adaptative Cruise Control), sistema de monitoramento frontal (Front Assist) e o sistema Discovery Pro, com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas.
Na geração anterior a tela era de 8 polegadas e tinha botões físicos. Agora é totalmente na base dos toques, o que não é de agrado geral, uma vez que os toques acabam deixando as impressões dos dedos na tela.
Entre as principais novidades da linha 2018 do sedã estão no novo sistema de infotainment com controle de gestos, disponível nos automóveis de alto luxo alemães, como os Audi, Mercedes e BMW.
O sistema Discover Pro permite conectividade com os smartphones por meio do App-Connect (plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto/Google. É possível utilizar apps como o Waze ou o Google Maps, para navegação, ou o Spotify, para músicas.
Também traz recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.
Esse sistema vem equipado com o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas.
O sistema de infotainment do Passat 2018 permite conexão de múltiplos telefones simultaneamente. Também é equipado com leitor de DVD, HD interno com 60 GB de capacidade, entradas AUX-in e duas para cartões SD.
ITENS DE SÉRIE
Bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e apoio lombar com massageador para o motorista (com três posições de memória e função ‘easy-entry’, que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original), seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel e sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console).
Porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, câmera traseira de auxílio para manobras, freio de estacionamento de acionamento elétrico, detector de fadiga e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista. Sistema start-stop, que desliga/liga automaticamente o motor no semáforo ou no trânsito, visando a redução do consumo de combustível.
O volante é multifuncional, inclui as aletas para trocar de marchas, revestimento de couro, comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade. Os bancos são revestidos em couro nappa. As rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 235/45 R18.
O Passat é equipado com faróis de LEDs com tecnologia de projeção. Dois módulos de lentes projetam a luz na via, gerando claridade semelhante à luz do dia. Além dos fachos baixo e alto (com adaptação de luz), os faróis também geram as luzes de conversão.
O módulo de lentes interno de facho plano é responsável ela chamada “iluminação de campo próximo”. Outro destaque são as luzes de condução diurna com 32 LEDs.
Os faróis de LEDs são complementados com o recurso Dynamic Light Assist (Assistente de Luz Dinâmico – DLA). Controlado por meio de uma câmera, o DLA detecta veículos trafegando em sentido contrário evitando o ofuscamento.
MOTOR
Um dos pontos altos do Passat (a mecânica) o motor 4 cilindros, 2.0, turbo, entrega 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Os 220 cv estão disponíveis a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm. Os 35,7 kgfm de torque estão disponíveis a partir de 1.500 rpm e se mantêm até 4.400 rpm. Silencioso, potente e praticamente sem vibrações, funciona somente a gasolina.
DUPLO SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Sistema de injeção duplo (combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão). Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.
CÂMBIO
Transmissão automática DSG de 6 marchas, faz o Passat aceler de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 246 km/h. Motor e câmbio fazem uma combinação perfeita proporcionando performance e baixo consumo de combustível.
CONSUMO
No período de nossa avaliação, o Passat fez 9,0 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Um excelente consumo levando em conta a potência de 220 cv do motor.
AR CONDICIONADO CLIMATRONIC
Digital de 3 zonas, sendo a terceira zona para os passageiros do banco traseiro, que regulam a temperatura conforme a sua comodidade.
SEGURANÇA
Seis airbags (frontais, laterais e cortina) fazem a segurança dos passageiros.
EASY OPEN
Como parte do sistema Kessy, de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, o Easy Open permite a abertura do porta-malas com apenas o movimento do pé na parte de trás do veículo. Há um sensor de proximidade sob o para-choques, que detecta o movimento. Para fechar, o usuário pode fechar automaticamente através de um botão na parte direita da tampa do porta-malas ou manualmente. Sistema eficiente e confortável.
Seleção do perfil de condução com controle adaptativo da suspensão – DCC
A segunda geração do DCC oferece cinco modos de condução: ‘Comfort’, ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Individual’ e ‘Sport’, selecionados por meio de um botão no console central, ao lado da alavanca de câmbio.
SISTEMA PRO-ACTIVE
Quando o sistema detecta uma situação de potencial acidente, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção pelos airbags. Se uma situação de condução crítica é detectada as janelas laterais e o teto solar fecham.
CONCLUSÃO
O Passat é um carro de classe, conforto, alta tecnologia, conectividade com mecânica de primeira. Ele é bem superior ao Ford Fusion principalmente na mecânica e a sua robustez faz com que o proprietário tenha a certeza de ter adquirido um automóvel robusto. Para surpresa da maioria, o sedã alemão tem preço altamente competitivo e entrega engenharia e qualidade de veículos superiores como: Audi, BMW e Mercedes.
FICHA TÉCNICA VW PASSAT 2018
MOTOR: 4 cilindros, 1.984 cm3, 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque a 4.400 rpm
CÂMBIO: Automática de 6 velocidades
VELOCIDADE MÁXIMA: 246 km/h
0 a 100 KM/H: 6,7 segundos
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 60 litros
PORTA MALAS: 586 litros
TAMPA DO PORTA MALAS: “Easy Open” com abertura por sensor na parte de baixo do para-choque traseiro
PNEUS: 235/45/R18
FREIOS: Dianteiro Disco Ventilado – Traseiro Disco
PESO: 1.499 kg
COMPRIMENTO: 4.767 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 2.791 mm
ALTURA: 1.476 mm
LARGURA SEM ESPELHO: 1.832 mm
LARGURA COM ESPELHO: 2.083 mm
VOLANTE: Multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, controle automático de velocidade e trocas de marcha atrás do volante
Comentários desabilitados.