GP Brasil 2018

A décima geração do Civic está maior, mais robusta e com o design mais esportivo do segmento.

O Civic é mais potente e tem um porta malas maior que seu principal concorrente.

Civic EXL com pintura perolizada: R$ 107.400,00.

São Paulo – SP

Andamos com a décima geração do Honda Civic, único sedã médio que concorre em vendas com o Toyota Corolla no Brasil.

Sucesso entre o público jovem nos EUA, por lá, o modelo vende mais que o seu concorrente.

Por aqui, a nova geração está consolidada como a vice-líder do segmento de sedãs médios, pois o fato do novo Civic ter ficado ainda mais baixo que as gerações anteriores, fez com que uma parte de seus clientes fosse para o Honda HR-V, mais alto.

Para quem já foi proprietário do Civic, fica nítido após alguns dias andando com o carro que o modelo está maior e mais robusto que as gerações anteriores, chegando a dar a impressão de estar a bordo de um Accord, sedã de categoria superior.

Décima geração do Civic ficou maior. Dirigindo o modelo chega a lembrar o Accord, modelo de categoria superior. Foto: Amauri Yamazaki
Décima geração do Civic ficou maior transmitindo a sensação de estar em um modelo de categoria superior. Foto: Amauri Yamazaki

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Seu porte e design esportivo destacam-se nas ruas, sendo mais moderno que:  Toyota Corolla, VW Jetta,  Chevrolet Cruze, Nissan Sentra e Citroën C4 Lounge.

A nova geração tem um coeficiente aerodinâmico mais eficiente que a geração anterior, o que diminui o consumo de combustível na estrada, aumentando a autonomia do veículo.

Embora o carro seja mais baixo que a geração anterior, ele passa com robustez nas diversas lombadas que existentes em São Paulo, proporcionando segurança e sensação de conforto para todos os passageiros.

De acordo com a Honda, a rigidez torcional foi aumentada em 25% e o peso da carroceria foi reduzido em 22 kg.

Por dentro, o modelo mudou completamente com a aplicação de materiais mais nobres e design esportivo. O painel da geração anterior de dois andares, deu lugar a um novo e moderno painel de instrumentos com velocímetro digital.

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Novo painel de instrumentos com velocímetro digital e materiais nobres agradáveis ao toque. Foto: Amauri Yamazaki

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Os novos tweeters instalados nas portas dianteiras e na parte traseira, deram um salto na qualidade do som. As gerações anteriores careciam de agudos mais nítidos.

Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletricamente e a versão EXL, vem com ar-condicionado digital de duas zonas e tela multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, com navegador e conectividade para smartphone, entrada HDMI e duas portas USB. A localização das portas USB são de difícil acesso na parte de baixo do painel central.

MOTOR & CÂMBIO

Motor 4 cilindros, transversal, 2.0, i-VTEC Flex, com 155 cv de potência a 6.300 rpm e 19,5 kgfm de torque a 4.800 rpm com etanol. dá conta do recado. Transmissão automática com 7 marchas simuladas que podem ser trocadas através das borboletas atrás do volante.

O seu principal concorrente, o Toyota Corolla, tem motor 4 cilindros, flex, com 144 cv de potência.

Motor 4 cilindros, 2.0, flex, com 155 cv de potência. Foto: Amauri Yamazaki
Motor 4 cilindros, 2.0, flex, com 155 cv de potência e 19,5 kgfm de torque é 11 cv mais potente que o motor do Corolla. Foto: Amauri Yamazaki

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CONSUMO

No período que realizamos a avaliação, com gasolina o Civic fez 9,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, apenas com o motorista.

CONFORTO

O novo Civic ficou 4,5 cm mais largo e o entre eixos aumentou em 3,0 cm, ampliando o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro. Novos materiais de isolamento acústico foram adotados como selagem tripla da porta e novos isolantes no capô, para diminuir o nível de ruído no interior do carro. Apesar do estilo esportivo os passageiros do banco traseiro viajam com conforto.

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Conforto para cinco adultos. Foto: Amauri Yamazaki

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SEGURANÇA

A décima geração traz freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EDB) e sistema de estabilidade (VSA) com controle de tração e assistente de rampa.

RODAS

17 polegadas de aço diamantado.

CONCLUSÃO

O novo Civic é fácil e agradável de dirigir e a introdução de materiais mais nobres no interior do modelo trazem uma percepção de ganho com relação a geração anterior. O aumento na largura, distância entre eixos e na rigidez da carroceria, dão uma sensação de estar em um modelo de categoria superior, o que vai agradar principalmente quem já é cliente do modelo.

Ele leva com conforto cinco adultos e o seu porta-malas com capacidade para 519 litros (Corolla tem capacidade para 470 litros) , o capacita para levar a bagagem da família.

A excelente assistência técnica da Honda faz com que o valor de revenda do modelo seja um dos mais altos do segmento, preservando o valor investido pelo proprietário. O Civic é uma compra segura sem arrependimentos.

MADE IN BRAZIL

O Civic é produzido na fábrica da Honda localizada na cidade de Sumaré no interior do Estado de São Paulo. Em 2019, a produção deverá ser transferida para a nova fábrica da montadora na cidade de Itirapina, a 217 km da capital.

Design esportivo caracteriza a décima geração do Civic. Foto: Amauri Yamazaki
Design esportivo caracteriza a décima geração do Civic. Porta malas do Civic é 49 litros maior que o do Corolla. Foto: Amauri Yamazaki

HONDA CIVIC EXL – FICHA TÉCNICA

MOTOR: Transversal, 4 cilindros, 2.0, 150 cv de potência a 6.300 rpm

TORQUE: 19,3 kgf.m a 4.700 rpm (gasolina) 19,5 kgf.m a 4.800 rpm (etanol)

TRAÇÃO: Dianteira

TRANSMISSÃO: Automática tipo CVT simulando 7 velocidades com paddle shifts

SUSPENSÃO DIANTEIRA: Dianteira McPherson com coxins hidráulicos

SUSPENSÃO TRASEIRA: Tipo Multi-link

DIREÇÃO: Assistência progressiva (EPS) com duplo pinhão e relação variável

RODAS: Liga leve 17 polegadas diamantadas

PNEUS: 215/50R/17

PESO: 1.695 kg

PORTA MALAS: 519 litros

TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 56 litros

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Design lembra o Accord. Foto: Amauri Yamazaki

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