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O Camry está em sua oitava geração e vem equipado com motor V6 de 310 cv e câmbio automático de 8 velocidades.

Preço: R$ 189.990,00

São Paulo – SP

Disponível para venda desde dezembro de 2017, o novo Toyota Camry é conhecido por ser o sedã preferido dos chefões das multinacionais japonesas no Brasil devido a sua elegância, conforto, potência, baixo nível de ruído e robustez.

O Camry é um dos veículos de maior sucesso da Toyota em todo o mundo, sendo o sedã mais vendido nos EUA, principalmente em sua configuração 4 cilindros, mais acessível.

Olhando de fora, dá para notar a mudança no design do carro, que ficou mais curvado que a geração anterior. A sétima geração era mais reta, com linha clássicas, bem ao gosto de um público mais maduro. Agora o sedã ganhou um desenho mais aerodinâmico e esportivo, além de ter ficado mais baixo.

Toyota Camry ficou mais baixo que a geração anterior. Foto: Amauri Yamazaki
Toyota Camry 2018 ficou mais baixo que a geração anterior. Foto: Amauri Yamazaki

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Andar no Camry é uma delícia. O carro é macio, potente, silencioso, espaçoso, confortável, tem um grande porta-malas (593 litros) e transmite uma grande sensação de confiança. Aqui no Brasil, os seus principais concorrentes são o VW Passat (R$ 164.620,00) , Ford Fusion (R$ 120.000,00 a R$ 157.500,00) e Honda Accord (R$ 162.500,00).

O Camry 2018, é o terceiro veículo da Toyota a ser desenvolvido sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture ou Nova Arquitetura Global da Toyota), além de C-HR e Prius.

Sobre esta plataforma, o novo Camry obteve aumento em sua rigidez torcional de 30% em relação ao modelo atual. Este medida trouxe ganhos em estabilidade, controle e redução de ruídos e vibrações dentro da cabine.

De acordo com a montadora, o silêncio a bordo foi obtido com um revestimento reforçado para isolamento acústico no capô, assoalho e em pontos da estrutura do carro. Dentro do capô, o modelo recebeu um novo suporte de motor de quatro pontos a fim de reduzir ainda mais a vibração.

O conjunto óptico ganhou luzes diurnas de LED e faróis bi-LED com lavadores e regulagem automática de altura. As lanternas traseiras também são em LED.

O painel de instrumentos também conta com iluminação em LED. A área une o sistema de áudio e controles de temperatura em uma disposição integrada, visando uma aparência limpa e unificada. Todos os botões, foram redesenhados para melhorar a aparência e a funcionalidade.

Novo painel de instrumentos. Foto: Amauri Yamazaki
Novo painel de instrumentos com iluminação em LED. Foto: Amauri Yamazaki

Os bancos da frente foram remodelados para oferecer mais ergonomia e conforto. O espaço para ombros está mais largo, enquanto o encosto possui formato similar ao encontrado em carros esportivos de alto desempenho, para envolver o passageiro.

MOTOR & CÂMBIO

V6 3.5L DOHC de 24 válvulas e com o novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão e injeção direta D-4S, proporcionam  potência de 310 cv e torque de 37,7 kgf.m a 4.700 rpm. É o motor mais potente do segmento, tendo 90 cv a mais que o motor do VW Passat .

VW Passat 2.0 turbo – 220 cv

Ford Fusion 2.5 flex – 175 cv

Ford Fusion 2.0 turbo – 248 cv

Honda Accord  V6 3.5 – 280 cv

Nova transmissão automática de 8 velocidades com novo conversor de torque, capaz de oferecer uma gama mais ampla de bloqueio e uma sensação de direção mais direta. Não há borboletas atrás do volante.

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Motor do Camry com 310 cv de potência é o mais potente do segmento. Foto: Amauri Yamazaki
Motor do Camry com 310 cv de potência é o mais potente do segmento, tendo 90 cv a mais que o do VW Passat.Foto: Amauri Yamazaki

CONSUMO

Durante o período de avaliação, o Camry apresentou um consumo de 6,3 Km/l na cidade e 11,5 Km/l na estrada, somente com gasolina. O motor não é flex.

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O consumo de combustível do Toyota Camry V6 ficou ao redor de 6,1/6,3 km/l com gasolina na cidade. Camry não é flex. Foto: Amauri Yamazaki
O consumo de combustível do Toyota Camry V6 ficou ao redor de 6,1/6,3 km/l com gasolina na cidade. O Camry não é flex. Foto: Amauri Yamazaki

ÍTENS DE CONFORTO E CONVENIÊNCIA

Sistema multimídia com tela LCD de 8 polegadas, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth e seis alto falantes. Entrada para conexão USB e Aux-in também estão disponíveis.

O volante multifuncional possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora possui tela colorida de TFT de 7 polegadas.

O Camry tem ainda indicador de direção ECO Driving, sistema Star/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas – por aproximação da chave.

Sistema de ar condicionado de três zonas, com temperaturas e ajustes independentes para os bancos traseiros. O banco traseiro possui um console digital no descansa braço central para o controle de temperatura.  O sistema possui ainda a tecnologia S-Flow, capaz de identificar quais bancos estão ocupados e direcionar o fluxo de ar corretamente.

A coluna de direção possui opção de regulagem elétrica de altura e profundidade. O banco do motorista conta com ajuste elétrico para até oito posições de altura, lombar, distância e reclinação, enquanto o assento do passageiro dianteiro também pode ser ajustado eletricamente em até quatro posições para distância e reclinação do encosto.

Novo apoio central para braços, com superfície aumentada em 20%, equipado com novo painel de controle touch para acesso e regulagem de ar condicionado, áudio, reclinação de encosto por meio de regulagem elétrica e acionamento das cortinas elétricas de privacidade traseira.

Conforto para 5 passageiros adultos. Foto: Amauri Yamazaki
Conforto para 5 passageiros adultos. Foto: Amauri Yamazaki

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Cortinas manuais para os vidros laterais traseiros também estão disponíveis.

Cortina com acionamento manual para os passageiros do banco traseiro protegem do sol e proporcionam mais privacidade. Foto: Amauri Yamazaki
Cortina com acionamento manual para os passageiros do banco traseiro protegem do sol e proporcionam mais privacidade. Foto: Amauri Yamazaki

SEGURANÇA

O sedã ganhou freio de mão eletrônico (EPB), controle de assistência de arranque em subidas (HAC) e novos faróis de neblina dianteiros de LED com lâmpadas de direcionamento.
A novo Camry é equipada com controle eletrônico de tração (TRC) e estabilidade (VSC); sete airbags, sendo dois frontais e dois laterais – para motorista e passageiro dianteiro, além de um de joelho para motorista e de cortina, sendo dois sistemas com duas bolsas cada.

Os cintos de segurança dianteiros e traseiros são de três pontos com sistema de retração de emergência, enquanto os traseiros também contam com pré-tensionador e limitador de força. A função de aviso de luz e sonoro para uso de cinto de segurança está habilitada aos passageiros dianteiros.

O modelo é equipado ainda com ISOFIX com ancoragem de dois pontos nos bancos traseiros para fixação de cadeira infantil, limpador de para-brisa intermitente com sensor de chuva e aviso sonoro para faróis acesos, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

O QUE O CAMRY TEM DE SOBRA

Potência, confiabilidade, robustez, conforto, baixo nível de ruído, segurança e uma das melhores assistências técnicas do país.

O QUE FALTA NO CAMRY

Preço mais acessível, alerta de ponto cego nos retrovisores externos, teto solar, piloto automático inteligente e sistema de estacionamento automático, disponível em alguns modelos do segmento. A Toyota não trouxe o teto solar no Camry, pois acredita que para quem vai blindar o carro é mais seguro não ter o equipamento. Uma opção de motor turbo também seria desejável para manter a potência e ter um consumo de combustível mais baixo.

O Camry é o sedã mais vendido nos EUA. Foto: Amauri Yamazaki
O Camry é o sedã mais vendido nos EUA. Foto: Amauri Yamazaki

TOYOTA CAMRY 2018 – FICHA TÉCNICA

MOTOR: 6 cilindros em V, 3.5L, 24 válvulas – somente a gasolina, com 310 cv de potência a 6.600 rmp

TORQUE: 37,7 kgf.m a 4.700 rpm

TRAÇÃO: Dianteira

CÂMBIO: Automática de 8 velocidades com modo sequencial

SUSPENSÃO Dianteira: Independente tipo McPherson, com barras estabilizadoras

SUSPENSÃO Traseira: Independente tipo Double Wishbone, com barras estabilizadoras

DIREÇÃO: Eletroassistida Progressiva (EPS)

FREIO Dianteiro: Discos ventilados com ABS, EDB e BAS

FREIO Traseiro: Discos sólidos com ABS, EDB e BAS

PNEUS: 235/45

RODAS: Liga leve de 18 polegadas

PESO BRUTO: 2.100 kg

PORTA MALAS: 593 litros

TANQUE DE GASOLINA: 60 litros

O porta-malas tem capacidade para 593 litros. Foto: Amauri Yamazaki
O porta-malas tem capacidade para 593 litros. Foto: Amauri Yamazaki

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