Novo modelo da Toyota disponível em carroceria hatch e sedã surpreende pela boa dirigibilidade,  mecânica e excelente suspensão

São Paulo – SP

Testamos o novo o Yaris, o automóvel que chegou em junho para ocupar a vaga entre o Etios e o Corolla.

De cara, o design moderno do modelo agrada, fazendo contraste com o design do Etios, bem conservador. Suas linhas modernas agradam a jovens e adultos, como pudemos notar no trânsito.

Por dentro, o acabamento do Yaris é muito superior ao do Etios, o que vai agradar ao cliente do segmento, que tem a disposição modelos como o VW Polo, Virtus, Fiat Argo e o Honda City.

Ao fazer os ajustes no banco do motorista notamos a ausência da regulagem de profundidade do volante, o que faz bastante diferença para um acerto mais confortável para o condutor. Todas as versões não são equipadas com a regulagem de profundidade do volante.

Por dentro o acabamento do Yaris é bem mais sofisticado e moderno que o do Etios. Faltou apenas a regulagem de profundidade do volante Tela de 7 polegadas no centro do painel. Foto: Amauri Yamazaki

Saindo com o carro, dá para notar que a suspensão do Yaris é mais macia e confortável que a suspensão do Etios, do Corolla e de  seus concorrentes. Além de muito confortável, a suspensão é silenciosa o que torna o modelo bastante confortável.

Outra boa surpresa é o bom desempenho do Yaris proporcionado principalmente, pelo câmbio automático utilizado no Corolla. O câmbio CVT Aisin é uma obra de arte, proporcionando um excelente aproveitamento da potência do motor 1.5 flex com 110 cv de potência.

Ele dá elasticidade proporcionando uma condução ágil, ligeiramente superior aos concorrentes que não usam motor turbo. No motor do Yaris, a Toyota colocou mais 3 cv de potência, se comparado do motor do Etios.

O motor do Yaris é o mesmo do Etios, porém com 3 cv de a mais de potência. Câmbio automático Aisin CVT é uma obra de arte da engenharia japonesa, maximizando a potência do motor sem solavancos e com bom consumo de combustível. Foto: Amauri Yamazaki

De 0 a 100 km/h o Yaris 1.5 automático faz em torno de 10,7 segundos.

Em termos mecânicos, a dirigibilidade do modelo lembra a dirigibilidade do Corolla, tamanha a eficiência do câmbio automático CVT.

No quesito consumo de combustível, o Yaris XLS 1.5 fez uma média de 8,0 km/l na cidade e 12,5 km/l, com etanol.

Painel de instrumentos do lado esquerdo em frente ao motorista. Foto: Amauri Yamazaki
O Yaris brasileiro tem 1,3 cm a mais de altura do solo para enfrentar as ruas e estradas brasileiras. Foto: Amauri Yamazaki

Preocupada com as condições das vias no país, a Toyota aumentou em 1,3 cm a altura em relação ao solo, para evitar que o carro raspe nas rampas e valetas comum em todas as cidades.

O espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro é bom, assim como na maioria dos concorrentes, proporcionado pela distância entre eixos de 2,55 metros. O piso para os passageiros do banco traseiro é plano.

CENTRAL MULTIMÍDIA

Tela de 7 polegadas sensível ao toque, com bons ajustes do sistema de áudio. O sistema precisa de um smartphone conectado para utilizar funções como o GPS. Pode-se espelhar os aplicativos como o Waze diretamente na tela do carro. Não possui sistema Aplle CarPlay e Android Auto.

O Yaris XLS vem com chave presencial, sensor de chuva, sensor crespuscular e câmera de ré, teto solar, ar-condicionado de uma zona e sete airbags. Nas versões anteriores são 2 airbags. Faltou o sensor sonoro de distância pelo menos para o pára-choque traseiro.

Bom espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro, com piso plano. Foto: Amauri Yamazaki

TOYOTA YARIS XLS – FICHA TÉCNICA

MOTOR: 4 cilindros, 1.5, 16V, comando duplo, injeção multiponto, flex, com 110 cv de potência a 5.600 rpm

TORQUE: 14,9 kgfm a 4.000 rpm

CÂMBIO: CVT com borboletas no volante simulando trocas de marcha

TRAÇÃO: Dianteira

DIREÇÃO: Elétrica

SUSPENSÃO: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

FREIOS: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos e a tambor na traseira.

PNEUS: 185/60 R15

TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 45 litros no hatch e sedã

PORTA MALAS: 310 litros – hatch | 474 litros – sedã

PESO: 1.150 kg

CENTRAL MULTIMÍDIA: 7 polegadas

GARANTIA: 3 anos

REVISÕES: 10.000 (R$ 232,00); 20.000 (R$ 528,00) e 30.000 (R$ 408,00)

TABELA DE PREÇOS:

YARIS HATCH XL 1.3 mecânico = R$ 59.990,00

YARIS HATCH XL 1.3 CVT = R$ 65.990,00

YARIS HATCH XL 1.3 Plus Tech CVT = R$ 69.990,00

YARIS HATCH XS  1.5 CVT  = R$ 75.490,00

YARIS HATCH XLS 1.5 = R$ 78.990,00

YARIS SEDAN XL mecânico = R$ 63.900,00

YARIS SEDAN XL CVT = R$ 68.470,00

YARIS SEDAN XL Plus Tech CVT = R$ 74.990,00

YARIS SEDAN XS CVT = R$ 78.490,00

YARIS SEDAN CVT = R$ 81.990,00

 

 

O QUE O TOYOTA YARIS TEM

Excelente mecânica com o conjunto motor e câmbio, principalmente na versão 1.5.

Excelente suspensão dianteira e traseira, mais macia que a dos concorrentes proporcionando conforto acima da média.

Um das melhores assistências técnicas do país, junto com a Honda.

Valor de revenda.

O QUE FALTA NO TOYOTA YARIS

Regulagem de profundidade do volante.

Sensor sonoro de distância, pelo menos no para-choque traseiro.

Rodas aro 16 polegadas.

Design do Yaris hatch agrada mais que a versão sedã. Foto: Amauri Yamazaki
Versão sedã também está com boas vendas, sendo que tudo que é produzido do Yaris não fica parado nas concessionárias. Foto: Amauri Yamazaki
Com carroceria sedã o porta malas do Yaris passa de 310 para 475 litros. Foto: Amauri Yamazaki
Teto solar de linha na versão XLS. Foto: Toyota
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