Andamos no novo RS Q3 equipado com motor turbo 5 cilindros ao preço de R$ 349.990,00 no Brasil.

São Paulo – SP

Quem vê o Audi RS Q3 não tem ideia da potência do SUV de entrada da Audi, devido ao aspecto discreto do modelo.

Identificação RS na entrada de ar do motor. Foto: Amauri Yamazaki

Para os mais atentos às rodas de 20 polegadas já são um sinal de que o SUV tem alguma coisa a mais, e o revestimento dos bancos em couro Alcantara reforçam a sofisticação do modelo, que exibe a identificação RS por dentro e por fora.

O grande diferencial do RS Q3 está na mecânica altamente sofisticada. O modelo vem equipado com um potente motor 5 cilindros em linha, 2.480 cm3, 20V, turbo, com impressionantes 340 cv de potência  a 5.300 rpm e 45 mkfg de torque, a apenas 1.600 rpm. Um SUV compacto superesportivo.

Para transmitir esta potência a Audi colocou um câmbio automático de dupla embreagem S tronic de 7 marchas, proporcionando aceleração constante com tração integral.

Motor 5 cilindros em linha, turbo, entrega impressionantes 340 cv de potência. Foto: Amauri Yamazaki

Quando exigido, o motor dá uma arrancada que leva o RS Q3 de 0 a 100 km/h, em apenas 4,8 segundos.

Ele é mais rápido que o Audi SQ5 com motor V6 turbo, que vai de 0 a 100 km/h, em 5,4 segundos e custa muito mais caro.

O RS Q3 é também mais rápido que o Porsche Macan GTS, equipado com motor V6, 2.997 cm3, com 360 cv de potência e R$ 140 mil mais caro e vai de 0 a 100 km/h, em 5,0 segundos, devido ao seu peso de 240 kg a mais (equivale ao peso de 3 adultos de 80 kg cada).

Com a mecânica turbo o modelo é potente e silencioso o que torna a condução bastante agradável para o dia a dia.

Mostrador do conta giro com a identificação RS e volante com base reta. Foto: Amauri Yamazaki

Durante o período de avaliação do RS Q3, o modelo fez uma média de 6,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, sempre com gasolina, pois o motor não é flex.

No período de avaliação o modelo fez uma média de 6,5 km/l de gasolina na cidade apenas com o motorista e sem bagagem.  Foto: Amauri Yamazaki

O volante multifuncional é esportivo com base reta, em couro e com borboletas para troca de marchas atrás do volante.

A suspensão para o modelo foi rebaixada em 25 mm para proporcionar mais estabilidade ao esportivo, que pede um autódromo para se conhecer toda a sua potencialidade.

O sistema de ar-condicionado automático é de duas zonas, com sistema de alarme antifurto e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico.

Os sistemas de assistência ao motorista contam com controle de cruzeiro, freio de estacionamento com função auto hold e sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com câmera de ré.

O computador de bordo tem display colorido, rádio MMi e sistema de navegação Audi, e sistema de som Bose e interface Bluetooth.

O QUE  O RS Q3 TEM DE SOBRA

Potência, robustez, mecânica e sistema de som Bose de primeira.

O QUE FALTA NO RS Q3

Indicador de ponto cego nos espelhos retrovisores externos para o motorista.

Modelo avaliado foi cedido com acessório para bicicleta original Audi. Foto: Amauri Yamazaki

AUDI RS Q3 FICHA TÉCNICA

MOTOR: 5 cilindros, 2.480 cm3, 20V, turbo, com 340 cv de potência a 5.300 rpm e 45,9 mkgf de torque a 1.600 rpm.

CÂMBIO: Dupla embreagem, automático com 7 velocidades e tração integral.

ACELERAÇÃO: 0 a 100 km/ em 4,8 segundos.

CONSUMO: 6,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com apenas 1 ocupante sem bagagem.

SUSPENSÃO: McPherson dianteira e multilink na traseira.

FREIOS: Discos ventilados na dianteira e na traseira.

DIREÇÃO: Elétrica.

PNEUS: 255/35/R20.

DIMENSÕES: Comprimento 441,1 cm, largura 184,1 cm, altura 158,0 cm e entre eixos 260,3 cm.

TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 64 litros.

PORTA MALAS: 356 litros.

PREÇO: R$ 349.990,00.

Tampa do porta-malas tem acionamento elétrico. Foto: Amauri Yamazaki
Porta malas com capacidade para 356 litros. Foto: Amauri Yamazaki
Design elegante. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema de som Bose garante a qualidade de áudio. Foto: Amauri Yamazaki
Para os passageiros do banco traseiro o espaço é justo. Foto: Amauri Yamazaki
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