Andamos no novo RS Q3 equipado com motor turbo 5 cilindros ao preço de R$ 349.990,00 no Brasil.
São Paulo – SP
Quem vê o Audi RS Q3 não tem ideia da potência do SUV de entrada da Audi, devido ao aspecto discreto do modelo.
Para os mais atentos às rodas de 20 polegadas já são um sinal de que o SUV tem alguma coisa a mais, e o revestimento dos bancos em couro Alcantara reforçam a sofisticação do modelo, que exibe a identificação RS por dentro e por fora.
O grande diferencial do RS Q3 está na mecânica altamente sofisticada. O modelo vem equipado com um potente motor 5 cilindros em linha, 2.480 cm3, 20V, turbo, com impressionantes 340 cv de potência a 5.300 rpm e 45 mkfg de torque, a apenas 1.600 rpm. Um SUV compacto superesportivo.
Para transmitir esta potência a Audi colocou um câmbio automático de dupla embreagem S tronic de 7 marchas, proporcionando aceleração constante com tração integral.
Quando exigido, o motor dá uma arrancada que leva o RS Q3 de 0 a 100 km/h, em apenas 4,8 segundos.
Ele é mais rápido que o Audi SQ5 com motor V6 turbo, que vai de 0 a 100 km/h, em 5,4 segundos e custa muito mais caro.
O RS Q3 é também mais rápido que o Porsche Macan GTS, equipado com motor V6, 2.997 cm3, com 360 cv de potência e R$ 140 mil mais caro e vai de 0 a 100 km/h, em 5,0 segundos, devido ao seu peso de 240 kg a mais (equivale ao peso de 3 adultos de 80 kg cada).
Com a mecânica turbo o modelo é potente e silencioso o que torna a condução bastante agradável para o dia a dia.
Durante o período de avaliação do RS Q3, o modelo fez uma média de 6,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, sempre com gasolina, pois o motor não é flex.
O volante multifuncional é esportivo com base reta, em couro e com borboletas para troca de marchas atrás do volante.
A suspensão para o modelo foi rebaixada em 25 mm para proporcionar mais estabilidade ao esportivo, que pede um autódromo para se conhecer toda a sua potencialidade.
O sistema de ar-condicionado automático é de duas zonas, com sistema de alarme antifurto e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico.
Os sistemas de assistência ao motorista contam com controle de cruzeiro, freio de estacionamento com função auto hold e sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com câmera de ré.
O computador de bordo tem display colorido, rádio MMi e sistema de navegação Audi, e sistema de som Bose e interface Bluetooth.
O QUE O RS Q3 TEM DE SOBRA
Potência, robustez, mecânica e sistema de som Bose de primeira.
O QUE FALTA NO RS Q3
Indicador de ponto cego nos espelhos retrovisores externos para o motorista.
AUDI RS Q3 FICHA TÉCNICA
MOTOR: 5 cilindros, 2.480 cm3, 20V, turbo, com 340 cv de potência a 5.300 rpm e 45,9 mkgf de torque a 1.600 rpm.
CÂMBIO: Dupla embreagem, automático com 7 velocidades e tração integral.
ACELERAÇÃO: 0 a 100 km/ em 4,8 segundos.
CONSUMO: 6,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com apenas 1 ocupante sem bagagem.
SUSPENSÃO: McPherson dianteira e multilink na traseira.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e na traseira.
DIREÇÃO: Elétrica.
PNEUS: 255/35/R20.
DIMENSÕES: Comprimento 441,1 cm, largura 184,1 cm, altura 158,0 cm e entre eixos 260,3 cm.
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 64 litros.
PORTA MALAS: 356 litros.
PREÇO: R$ 349.990,00.
Comentários desabilitados.