Sedã topo de linha da Honda chega a 10ª geração equipado com motor 2.0 turbo com 252 hp e transmissão automática de dez velocidades
São Paulo – SP
A Honda do Brasil apresenta durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o novo Accord, sedã topo de linha da montadora que ganhou atualização no design e a inclusão de mais equipamentos.
O sedã marca a chegada da tecnologia Honda Sensing ao Brasil, um pacote de equipamentos de segurança e assistência a direção ao condutor que proporciona uma nova experiência de condução.
Desenvolvido sobre uma nova plataforma com porte mais baixo e largo, e com uma estrutura mais leve, rígida e sofisticada, o novo Accord traz uma nova motorização 2.0 Turbo VTEC, com injeção direta e uma inovadora transmissão automática de dez velocidades, que proporciona uma condução dinâmica e refinada.
Design
A dianteira é destacada pela grade tradicional da Honda com uma asa cromada posicionada acima de uma grande entrada de ar e flanqueada por faróis full-LED com faróis de neblina também de LED. O capô apresenta um centro elevado e as laterais esculpidas da carroceria reforçam o comprimento visual e a força da parte inferior da carroceria.
Complementando o design, rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho exclusivo.
A traseira similarmente baixa e larga é arrematada por uma tampa de porta-malas elevada, lanternas traseiras em LED diferenciadas e as saídas duplas de escapamento. De acordo com a Honda a eficiência aerodinâmica total foi melhorada em aproximadamente 3%, para tornar o carro o Accord mais aerodinâmico até hoje.
Interior
O interior está mais sofisticado proporcionando um nível de qualidade e sensação premium.
O novo Accord proporciona uma visão panorâmica graças ao seu painel mais baixo e colunas 20% mais estreitas, deslocadas para trás na parte inferior. O novo painel de instrumentos tem um perfil ultrafino e design em três camadas, com uma forte plataforma superior que descreve um arco contínuo desde sua seção externa através da base das portas, dando uma sensação de força e continuidade visual.
Volante com revestimento em couro super macio ao toque e com inspiração esportiva com profundos apoios para os polegares complementa a sofisticação superior e a capacidade esportiva do Accord.
O posicionamento dos bancos para dentro proporciona liberdade de movimentos e é complementado pelos apoios de braço mais acolchoados, mais longos e largos na frente e atrás. Os bancos redesenhados do Accord trazem um apoio para ombros mais alto para uma aparência mais premium e maior apoio lateral. Novo acolchoamento dos bancos de alta precisão com firmeza variável melhora o conforto e apoio dos bancos.
O banco do motorista tem ajuste elétrico de 12 posições com apoio lombar de altura regulável e o conforto do passageiro aumentou com os novos bancos dianteiros ventilados.
A cabine tecnicamente inteligente e fácil de usar do novo Accord também traz um sistema multimídia totalmente novo, incluindo um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com controles físicos rotativos de volume e sintonia. Mais itens intuitivos e funcionalidade, juntamente com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, bem como a tecnologia de recarga de celulares por indução no console central, aprimoram ainda mais o novo Accord.
O modelo traz ainda um novo head-up display de 6 polegadas, projetado diretamente no para-brisas, fornecendo informações claras ao condutor. Além disso, os ocupantes são agraciados com diversas tecnologias e itens de conforto superiores, como um sistema de som Premium, teto solar, enquanto o motorista conta com comodidades como oito sensores de estacionamento, câmera de ré, partida, abertura e fechamento do carro sem chave, navegador nativo, dentre outros equipamentos.
As opções de cores do interior do Accord é oferecida em três opções: preto, cinza e marfim. Os bancos são revestidos em couro perfurado e costura pespontada em áreas selecionadas.
Segurança e tecnologia de assistência ao motorista
O novo Accord inaugura no Brasil o pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor Honda Sensing como equipamento de série. O sistema inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) (Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade), CMBS (Collision Mitigation Braking System) (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Lane Keeping Assist System) (Sistema de assistência de faixa) e o RDM (Road Departure Mitigation System) (Sistema para mitigação de evasão de pista).
Os sistemas de segurança ativa e passiva incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.
Eficiência e desempenho
Motor 2.0 Turbo com injeção direta, comando de válvulas VTEC e duplo VTC, em conjunto com uma nova transmissão automática de 10 velocidades.
O novo motor 2,0 litros do Accord fornece 252 hp de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm.
Com o torque máximo disponível a uma rotação muito menor do motor, as reações e a aceleração foram notavelmente melhoradas. O novo motor proporciona uma entrega de força mais ampla entre 1.200 e 4.800 rpm.
Transmissão automática com 10 velocidades
O novo Accord oferece a inédita transmissão automática 10AT de 10 velocidades, desenvolvida pela Honda, a primeira desse tipo no segmento do Accord. Projetada para máxima eficiência com baixa inércia interna e uma amplitude excepcionalmente grande, a 10AT maximiza o desempenho e consumo de combustível. Comparada à anterior caixa automática de 6 marchas, a 10AT é 9,97 kg mais leve e tem uma amplitude total 68% maior, com a primeira marcha 43% mais baixa e a marcha mais elevada, 17% mais alta.
Seletor de marchas Shift-By-Wire
No Accord, a tradicional alavanca do câmbio foi substituída por um seletor de marchas totalmente eletrônico. As posições Park, Neutro e Drive são selecionadas ao toque de um botão, permitindo um visual mais moderno ao interior e mais espaço na cabine. A ré é acionada puxando um interruptor específico. Luzes indicadoras nos botões ou próximas a eles indicam o modo selecionado. Para segurança adicional, se o veículo parar em Drive ou Ré, o sistema automaticamente seleciona Park se o cinto de segurança do motorista estiver solto ou a porta do motorista estiver aberta. Um sistema de trocas por aletas no volante permite ao motorista assumir o controle manual da troca de marchas.
Construção refinada
O novo Accord tem maior distância entre eixos (+ 54,86 mm), menor altura total (- 15 mm) e maior largura (+9,9mm), bitolas maiores (+5,1mm na frente, +20mm atrás), menor comprimento total (-9,9mm) e posicionamento de assentos mais baixo e esportivo (-25,4mm na frente e -20mm atrás). Uma cabine mais esguia, posicionada mais para trás da carroceria, completa as novas proporções e a atitude do Accord. O efeito combinado dessas mudanças é um visual mais requintado, marcado pelos balanços menores, uma ousada dianteira, com capô longo e baixo e o centro de gravidade visual mais próximo das rodas traseiras.
A nova suspensão traseira, mais compacta, tem design multibraços e é montada num subchassi flutuante mais rígido. Coxins hidráulicos aumentam o conforto de rodagem e a absorção das irregularidades do piso.
O modelo traz dois modos de condução, Normal e Sport, que permite ao motorista aumentar ou reduzir os reflexos esportivos do veículo dependendo do ambiente de circulação. O sistema é associado a múltiplos componentes do chassi e da motorização, inclusive a nova direção eletro assistida com duplo pinhão e redução variável, transmissão automática e acelerador eletrônico. Outra tecnologia do Accord é o sistema Active Sound Control, com três microfones que cancelam os ruídos de rodagem enviando uma frequência sonora oposta ao ruído captado, para proporcionar ao condutor um maior conforto de rodagem e silêncio à bordo. Também está disponível o modo ECON, que ajuda a melhorar o consumo modificando o mapeamento do acelerador e a operação do ar-condicionado (HVAC).
História
O Accord foi primeiro automóvel de uma marca japonesa a ser fabricado nos EUA e está em produção na fábrica da Honda em Marysville, estado de Ohio, desde 1º de novembro de 1982. A produção do Accord norte-americano supera 11 milhões de unidades.
Comercialização
O novo Honda Accord está disponível em versão única Touring, com quatro combinações de cores externas e internas: Platinum White Pearl (interior Marfim), Lunar Silver Metallic (interior Preto) e Cristal Black Pearl (com opções de interior Cinza ou Preto).
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