Conforme apresentação durante o Salão do Automóvel de 2018, Nissan Leaf chegará ao país ao preço de R$ 178.400,00
Amauri Teruo Yamazaki – São Paulo – SP
A Nissan do Brasil reuniu a imprensa especializada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para mostrar as suas diversas formas de eletrificação que a montadora já colocou em prática.
Durante o evento o presidente da Nissan do Brasil, o brasileiro Marco Silva, confirmou que o Nissan Leaf, o elétrico mais vendido do mundo começa a ser entregue no Brasil a partir de junho, em um primeiro lote de 42 unidades.
Além do Nissan LEAF sucesso de vendas no Japão, foram apresentadas outras três tecnologias alternativas aos motores a combustão: o X-Trail híbrido, o SOFC e o Note e-Power.
Alguns dos modelos estão no Brasil em testes, mas estiveram disponíveis para test-drive dos jornalistas.
Apesar de ter um preço um pouco “salgado” o Leaf impressiona pela excelente performance de seu conjunto elétrico, fazendo com que o condutor passe a minimizar a questão do preço. Como acontece nos carros elétricos, o torque de 32,6 kgfm (320 Nm) é imediato, surpreendendo positivamente o motorista.
Segundo a Nissan, a autonomia do Leaf é de 389 km na cidade (e 270 km em ciclo combinado) e a recarga leva em torno de 7 horas em uma tomada residencial. Em uma carga rápida (com equipamento específico para os carros elétricos) a bateria é recarregada em 80% em apenas 30 minutos.
O Nissan Leaf tem 110 kW (149 cavalos) de potência e 32,6 kgfm de torque, com excelente aceleração proporcionando prazer ao dirigir.
Entre os benefícios, as tecnologias elétricas reduzem as emissões de gases no meio ambiente, a emissão de ruídos e vão propiciar um futuro (próximo) mais autônomo e conectado.
“A eletrificação é um dos pilares da visão da mobilidade inteligente da Nissan. Por isso, temos um portfólio global inovador com diferentes soluções de tecnologias eficientes, o que inclui o Nissan LEAF. No Brasil, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica. E, além de estarmos realizando a pré-venda do LEAF, que chega efetivamente este ano ao mercado nacional, estamos desenvolvendo parcerias estratégias com instituições e empresas para garantir o ciclo completo do veículo de emissão zero no país”, afirmou Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.
O Nissan LEAF está em fase de pré-venda no Brasil, com 15 unidades já reservadas.
O carro chega a 7 concessionárias este ano, inicialmente, em 6 cidades do país:
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Na cidade de São Paulo o Leaf será comercializado apenas nas concessionárias Fuji e Carrera.
A Nissan não informou o prazo de garantia da bateria principal que alimenta o deslocamento do veículo.
A Nissan aproveitou para apresentar outras soluções de energia que já estão em prática
Híbrido
O sistema híbrido da Nissan utiliza um motor a combustão e um motor elétrico, que trabalham em conjunto. Os dois operam de forma independente na maioria das situações. Nesse caso, os veículos sempre dão a partida com o motor elétrico e dependendo do nível da bateria e da necessidade de aceleração o motor a combustão é acionado.
No entanto, é possível que trabalhem simultaneamente, o que garante mais performance com menor consumo de combustível. A regeneração de energia acontece ao frear, quando a bateria é recarregada.
A primeira vez que a Nissan apresentou seu sistema híbrido no Brasil foi durante o mais recente Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado. Durante o evento o Nissan X-Trail Híbrido foi apresentado ao público. O SUV é movido por um motor DOHC MR20 de 2.0 16V de 142 cv e 19,8 kgfm de torque e um motor elétrico com o equivalente a 40 cv e torque de 16,3 kgfm.
O sistema híbrido proporciona ao X-Trail Híbrido um consumo de até 19,6 km/l na estrada.
e-Power
À primeira vista, o sistema e-Power pode ser confundido com um conjunto híbrido convencional, pois há um motor a combustão e outro elétrico. No entanto, o motor a combustão serve apenas para gerar eletricidade para o segundo. Ele alimenta um gerador que está ali apenas para carregar a bateria. Esta entregará a energia para mover as rodas do veículo.
O sistema e-Power proporciona a sensação de dirigir um veículo elétrico, mas sem limite de autonomia e com baixíssimas emissões.
Equipado com a tecnologia, o Nissan Note foi o carro mais vendido no Japão em 2018. A versão e-Power respondeu por 70% das vendas, um sucesso.
SOFC
O Brasil foi o primeiro país a receber o sistema Solid Oxid Fuel Cel (SOFC) para testes. A tecnologia mescla combustível líquido, hidrogênio e eletricidade para entregar resultados tanto em performance quanto em consumo. Apesar da utilização do etanol, não se trata de um conjunto híbrido, pois não há combustão.
O álcool entra no sistema apenas para produzir, por meio de uma reação química, o hidrogênio. O elemento químico, por sua vez, será responsável por abastecer a pilha de combustível, gerando a eletricidade.
O SOFC não é carregado na rede elétrica. Sua energia é proveniente da reação com o etanol. Isso faz com que o SOFC consiga uma autonomia acima de 600 km. De acordo com a Nissan suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera.
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