A Honda Automóveis do Brasil inicia a operação de sua nova fábrica com a produção do Fit.

São Paulo – SP

Em abril de 2018, a Honda anunciou um plano de reestruturação da produção de automóveis no país, visando fortalecer a competitividade da empresa.

Após uma pausa devido a crise econômica nos últimos anos, a Honda iniciou no dia 27 de fevereiro, a nova operação com o faturamento do primeiro Fit produzido na nova fábrica.

De acordo com a montadora a partir desse mês, toda a produção do modelo será concentrada em Itirapina.

Gradualmente, os demais modelos fabricados no país também passarão a ser produzidos na unidade (Civic, City e WR-V).

Honda Fit já está sendo produzido na nova fábrica da Honda Automóveis em Itirapina – SP. Foto: Amauri Yamazaki

A conclusão dessa transferência está prevista para 2021.

A nova unidade segue as melhores práticas de produção da Honda no mundo, com destaque para o novo processo de pintura a base d’água, altamente funcional e sustentável.

Além disso, novas tecnologias aplicadas à estamparia, solda e outras etapas permitem processos otimizados, com ganhos de produtividade.

Em Sumaré, permanecem atividades que receberam investimentos recentes: produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística.

Issao Mizoguchio – CEO da Honda South America. Foto: Amauri Yamazaki

A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias.

“Este momento é uma grande alegria para todos. Pautados pelo compromisso de evolução constante, damos, hoje, mais um importante passo em direção ao fortalecimento dos nossos negócios no Brasil. Graças aos ganhos de produtividade, com uma atuação integrada entre as plantas de Sumaré e Itirapina, tornaremos nossa operação no País mais competitiva”, afirma Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.

Com capacidade produtiva de 120 mil unidades por ano, em dois turnos, a fábrica iniciará as atividades com a produção diária de 90 unidades do modelo Fit e contará com a experiência dos colaboradores transferidos da planta de Sumaré.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.