Lançada há 30 anos Honda Africa Twin é referência no segmento

São Paulo – SP

A Moto Honda da Amazônia apresentou a linha 2020 da Africa Twin 1000L que a partir de agora, conta com acelerador eletrônico Throttle By Wire, quatro Riding Modes, freio motor e o HSTC – Honda Selectable Torque Control, ao preço de R$ 57.990,00.

Já a versão Travel Edition equipada com acessórios, o preço público é de R$ 66.990,00.

A CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports, com tanque de combustível maior, suspensões de curso ampliado, carenagem maior e aquecedor de manoplas tem preço sugerido de R$ 64.990,00 e na versão Travel Edition, o preço é de R$ 69.990,00.

Tanto a CRF 1000L Africa Twin como versão Africa Twin Adventure Sports estarão disponíveis em versão Standard e Travel Edition, esta última equipada com acessórios oficiais, como proteções tubulares, cavalete central, malas laterais e top case, este disponível na versão Africa Twin.

A CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports se destaca pelas suspensões de curso estendido e detalhes que a tornam suficientes para enfrentar roteiros mais exigentes, e que também será vendida em versão Travel Edition, adicionada do kit de malas laterais e cavalete central.

A altura reduzida do motor da Africa Twin permitiu uma generosa distância mínima em relação ao solo, importante para o uso fora de estrada.

As versões 2020 da Africa Twin, receberam modificações na caixa do filtro de ar para melhor resposta do motor. O mesmo com relação ao sistema de escapamento, alterado para melhora na emissão de potência, mudança que resultou em um ronco mais agressivo.

A introdução do sistema de acelerador eletrônico TBW – Throtlle By Wire, trouxe consigo os três “Riding Modes”, ampliando também as capacidades do sistema de controle de tração HSTC – Honda Selectable Traction Control.

O chassi tipo berço semi-duplo de aço é comum às duas versões da Africa Twin e proporciona estabilidade em alta velocidade e resistência fora de estrada.

Nas versões 2020 da Africa Twin a bateria agora é de lítio-íon, que contribuiu para uma redução de peso de cerca 2,3 kg.

As suspensões – dianteira Showa tipo invertido com tubos de 45 mm de diâmetro e conjunto mola-amortecedor traseiro são reguláveis.

A versão Africa Twin Adventure Sports se caracteriza por curso ampliado em 20 mm em ambas suspensões.

Rodas aro 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira tem aros de alumínio e raios de aço inoxidável.

O painel de instrumentos ganhou uma tela retangular LCD tipo “blackout”, que permite fácil leitura.

Painel de instrumentos em LCD. Caio Mattos

Já o farol duplo em LED permanece em ambas versões da Africa Twin.

Motor & gerenciamento eletrônico

• Sistema de admissão e escape aperfeiçoado
• Bateria de lítio-ion, 2,3 kg mais leve e com maior durabilidade
• Embreagem deslizante oferece melhor desempenho
• 4 “riding modes” possibilitam ajustar potência e torque
• 7 níveis de ajuste do HSTC – Honda Selectable Torque Control, ou desligado

O motor bicilíndrico paralelo SOHC de 999,1 cc e 8 válvulas teve a caixa de filtro de ar redesenhada, o que resultou em uma melhoria na resposta em médios regimes.

Sistema de escapamento 2 em 1, agora com dois catalisadores e ponteira de menor.

A potência é de 88,9 cv para a 7.500 rpm e o torque máximo de 9,5 kgf.m a 6.000 rpm.

O cabeçote de 4 válvulas por cilindro com sistema Unicam, comando de válvulas simples (SOHC), garante altura reduzida do cabeçote, um design compacto que contribui para um posicionamento do motor que favorece a altura mínima em relação ao solo.

Injeção eletrônica PGM-FI com sistema de dupla ignição por cilindro, no qual as duas velas permitem uma combustão uniforme da mistura ar-combustível.

O câmbio de 6 marchas é mais leve do que sistemas equivalentes graças à adoção de seletores aliviados para a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª marcha.

A adoção do acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire – permitiu expandir as capacidades do HSTC – Honda Slectable Torque Control – para sete níveis além da posição “OFF”: do nível 1, direcionado para uma pilotagem mais agressiva em fora de estrada ao nível 7, para sensibilidade em pisos escorregadios, é possível ajustar os parâmetros do controle de tração de acordo com a escolha do piloto.

Também é possível optar por 3 diferentes níveis de potência e de freio motor:

Modo TOUR – Nível de potência (POWER) máximo (1), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) médio (2) e HSTC muito atuante (6).

Modo URBAN – Nível de potência (POWER) médio (2), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) médio (2) e HSTC muito atuante (6).

Modo GRAVEL – Nível de potência (POWER) mínimo (3), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) mínimo (3) e HSTC muito atuante (6)

Modo USER – Permite ao piloto selecionar e salvar sua combinação preferida entre os três parâmetros (POWER, ENGINE BRAKING e HSTC).

Os RIDING MODES e nível do HSTC podem ser alterados a qualquer momento.

Chassi & ciclística
• Versão Adventure Sports com suspensões de maior curso, assento plano e posição de pilotagem mais ereta
• Carenagem ampliada e para brisa mais protetivo
• Aros de alumínio com raios de aço inoxidável

Tanto a CRF 1000L Africa Twin como a versão Adventure Sports compartilham do mesmo chassi, construído com tubos de aço em arquitetura berço semi-duplo, oferece excelente performance em uso rodoviário em velocidade elevada e a necessária agilidade e resistência no uso fora de estrada.

A suspensão dianteira Showa é do tipo invertido, com tubos de 45 mm de diâmetro permite regulagem tanto na pré-carga da mola quanto da compressão e distensão. O curso da suspensão dianteira é de 230 mm (252 mm na versão Adventure Sports).

A suspensão traseira com amortecedor/mola multi-regulável ancorado ao sistema Pro-Link, que permite um curso de 220 mm (240 mm na versão Adventure Sports).

A distância mínima em relação ao solo é de 251 mm (271 mm na versão Adventure Sports.

A CRF 1000L Africa Twin e CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports seguem o padrão de essencialidade no que diz respeito à partes de carroceria, proporcionando não apenas resistência e minimização de danos em uso off road como um visual ágil e peso máximo contido a 216 kg (seco), e (224 kg na versão Adventure Sports).

A altura do assento ajustável entre 850 e 870 mm (900 e 920 mm na versão Adventure Sports).

A frenagem conta com um par de discos dianteiros do tipo “wave” de 310 mm de diâmetro, nos quais atuam cálipers de quatro pistões Nissin de montagem. Na traseira o disco simples, também tipo “wave” com cáliper de pistão simples.

O sistema ABS de dois canais pode ser desligado apenas no freio traseiro.

As CRF´s 1000L Africa Twin usam rodas raiadas com aros de alumínio aro 21″ na dianteira e 18″ na traseira.

Os pneus têm medidas 90/90 à frente e 150/70 atrás.

PREÇO
Preços público sugeridos, com base Estado de São Paulo.

As cores disponíveis são o Vermelho e Preto fosco para a CRF 1000L Africa Twin e Branco perolizado para a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports.

A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Foto: Caio Mattos

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