SUV da Toyota chega a 5ª geração somente com motorização híbrida no Brasil.
Com um tanque de 55 litros é possível percorrer uma distância de 650 km na cidade utilizando o modo Eco.
A partir de R$ 171.960,00
AMAURI YAMAZAKI – São Paulo – SP
A Toyota tem de destacado nos últimos cinco anos como a montadora que mais esforços tem realizado no Brasil para introduzir a tecnologia híbrida nos automóveis que são mais econômicos, silenciosos e menos poluentes.
O primeiro passo da Toyota foi dado há 6 anos com a introdução no mercado brasileiro do Prius, o automóvel híbrido mais vendido do mundo.
No segundo semestre de 2018, a empresa introduziu toda a linha Lexus somente com tecnologia híbrida no país.
Em junho de 2019, trouxe a linha RAV 4 somente com motorização híbrida e agora em setembro, lançou o Corolla híbrido flex produzido no Brasil, um marco na indústria automobilística.
A 5ª geração do RAV 4 mudou totalmente transformando-se em um SUV de categoria superior.
O modelo é fácil de dirigir, tem excelente visibilidade, é mais ágil que o modelo da geração anterior, sendo muito mais econômico e silencioso.
O RAV 2020 ficou mais potente pois agora vem equipado com motor 2.5 a combustão, aliado a 3 motores elétricos que impulsionam com agilidade o veículo quando exigido, fazendo valer o aumento de preço.
A suspensão é macia como de um automóvel sedã sendo silenciosa mesmo nas lombadas e no asfalto irregular do país. A maioria dos modelos no segmento tem suspensão mais dura transmitindo as imperfeições do asfalto.
Design Externo
O RAV 4 ganhou novo desenho mais robusto sob a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), mudando bastante o visual.
Faróis dianteiros com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular.
Faróis traseiros – Em LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira do veículo.
Dimensões
O novo RAV4 Hybrid está mais baixo e mais estável.
• Veículo está mais baixo (- 1 cm).
• A largura total do veículo foi aumentada, conferindo-lhe maior robustez (+1 cm).
• Distância entreeixos foi aumentada, contribuindo para mais conforto à bordo (+3 cm).
• Maior distância em relação ao solo aumentando o campo de visão do motorista (+1,5 cm).
• Rodas maiores de 18 polegadas, contribuindo para uma aparência mais elegante (+ 1 polegada).
Design interno
Foi redesenhado e a qualidade dos materiais melhorou. Foram adicionados espaços de armazenamento e um novo sistema de iluminação noturna.
Todas as versões possuem uma tela colorida de TFT 7 polegadas, que permite ao motorista escolher entre um aspecto analógico ou digital.
O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, possui controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S Hybrid, enquanto a versão SX Hybrid, acrescenta comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
No painel central, o modelo conta com ar-condicionado integrado digital Dual Zone e sistema S-Flow.
Sistema de travamento e destravamento das portas e porta-malas por sensores de aproximação (Sistema Smart Entry) e sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Push Start Button).
A versão SX ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro).
O RAV4 Hybrid 2020 conta com sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes.
O sistema incorpora câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
No console central da versão SX (topo de linha), um sistema de carregamento sem fio para smartphones.
Os bancos possuem partes revestidas em couro e material sintético. O assento do motorista tem seis posições de regulagem elétrica de distância, altura e lombar e memória para duas posições, distância e altura.
Para um maior conforto, os bancos dianteiros são ventilados.
Os assentos confortáveis dos bancos traseiros são ajustáveis e rebatíveis, além de contar com descansa-braços central e porta copos.
Motor e sistema híbrido
O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.
O motor é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V, que incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i.
Incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível. Este sistema de dupla injeção aumenta muito a performance otimizando o consumo de combustível.
O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico. Com esse sistema híbrido, o RAV4 Hybrid 2020 pode percorrer cerca de 650 km na cidade com um tanque de combustível de 55 litros, com um estilo de condução normal no modo ECO.
As versões S Hybrid e SX Hybrid contam com chave com comandos integrados para trava e destrava das portas e do porta-malas, enquanto a última ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno por chave ou por sensor de movimento (passando o pé embaixo do para-choque traseiro).
Consumo de Combustível
Rodamos um trajeto de 670 km com o RAV 4 que fez uma média de 13,9 km/l com gasolina em um trajeto 70% na cidade e 30% na estrada.
Os 670 km foram feitos com um tanque de 55 litros.
Transmissão
Transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatada.
O resultado é uma aceleração mais linear, maior controle na desaceleração de modo sequencial e maior eficiência em alta velocidade.
Todas as versões contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport.
Na versão SX, há a opção de trocas de marcha no volante, proporcionando maior prazer e emoção ao dirigir.
O Toyota RAV4 Hybrid incorpora o pacote de segurança ativa “Toyota Safety Sense – TSS” para a versão SX Hybrid.
Este sistema conta com um radar de ondas combinado com uma câmera monocular para detectar perigos e alertar o motorista.
Isolamento acústico
Novos materiais de isolamento acústico foram colocados em vários pontos-chave na estrutura do SUV. Um vidro de alto isolamento acústico foi adotado para o para-brisa.
Espuma de poliuretano foi introduzida dentro dos para-choques dianteiros para isolar e absorver o som do motor e, adotaram-se peças de vedação na borda interna das portas laterais.
Sistema de pré-colisão frontal (PCS)
O sistema de pré-colisão frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista através de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar os danos causados por elas.
Sistema de alerta de mudança de pista com condução assistida (LDA)
O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida.
Faróis altos automáticos (AHB)
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
Segurança
A nova geração do Toyota RAV4 recebeu cinco estrelas, de cinco possíveis, nas categorias de Proteção de Ocupantes Adultos e Proteção de Ocupantes Infantis do Latin NCAP, sendo reconhecido internacionalmente como um dos automóveis mais seguros do mundo.
Preços – RAV4 Hybrid modelo 2020
Toyota RAV4 S Hybrid: R$ 171.960,00
Toyota RAV4 SX Hybrid: R$ 191.290,00
Comentários desabilitados.