• Caminhão conectado tem sistemas inteligentes que evitam acidentes e protegem vidas
• Sistemas de segurança que evitam acidentes: Assistente de Frenagem Ativo, Assistentes de Ponto Cego e Fadiga e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)
• Economia de até 12% de redução no consumo de combustível, R$ 6 mil nos custos de manutenção e itens de desgaste por ano, 50% de redução nas paradas programadas para manutenção
• Cabina totalmente nova: amplo espaço interno e aerodinâmica que contribui para a redução no consumo de combustível
São Paulo – SP
A Mercedes-Benz lança o novo Actros no mercado brasileiro estabelecendo novos padrões mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez com essa linha de caminhões extrapesados.
“A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com o Novo Actros, garanto que vamos marcar a evolução do transporte rodoviário de cargas desse País, porque nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão. Transformamos o Actros em uma solução completa de transporte para os nossos clientes”.
Novo Actros mais seguro
A Mercedes-Benz traz para o País novas e inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas juntam-se os já disponíveis Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem, fazendo do Actros o caminhão mais seguro do Brasil.
“O Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho”, diz Philipp Schiemer. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.
Cabina nova desenvolvida para o Brasil
A grande inovação do Novo Actros é a inédita cabina, que foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. O seu design é mais aerodinâmico, contribuindo para a redução no consumo de combustível.
Mas o que mais chama a atenção é o desenho do interior da cabina. A nova cabina amplia o espaço interno para o motorista e acompanhante, garatindo um excelente padrão de conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. Outro destaque é a altura interna, que chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.
“Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada.
Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução.
Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”.
Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas, o que reforça a imagem da marca como inovadora e conectada, além de refletir a realidade do motorista pluglado e conectado.
Até 12% de redução no consumo e maior intervalo de manutenção preventiva
De acordo com Roberto Leoncini, o novo extrapesado é um caminhão que usa seus diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia e produtividade.
Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, o Actros terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%.
Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação com o modelo atual, o que garante mais produtividade ao cliente”.
Entre as inovadoras tecnologias do Novo Actros voltadas à economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista.
Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica.
O piloto automático preditivo inova também no quesito segurança. “Esse sistema possibilita que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante”, informa Roberto Leoncini. “Este é um ganho fantástico para o condutor. É como num avião. Ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias.
Novo Actros
O App Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir. O App Jornada do Motorista faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo. O App Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista.
E com o App Mercedes Club, o participante pode agendar serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras
A elevada conectividade do Actros vai atrair tanto a atual como a nova geração de motoristas, mais sintonizada com os avanços da tecnologia, o que auxilia as empresas de transporte na hora da contratação de profissionais para a sua frota.
Um caminhão ainda mais robusto, feito para o Brasil
Outra importante inovação de robustez é o Disconnected Liftable Tandem – DLT, suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4. A grande novidade e diferencial de mercado é que esta solução estará disponível para o Actros com freio a tambor. Isso traz economia para o cliente, uma vez que o eixo suspenso não paga pedágio e economiza pneus quando o caminhão roda vazio.
O Actros também chega ao mercado com uma nova geração do eixo traseiro, o New Final Drive. Mais leve, resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida do veículo. Além disso, também tem um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.
Em parceria com a Daimler Trucks, o Novo Actros foi totalmente desenvolvido para atender a realidade brasileira e de suas estradas, levando em conta as necessidades e os desafios do transporte de carga nesse imenso país de dimensões continentais.
Actros estreia no segmento de caminhões rodoviários com tração 4×2
A partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4.
Além desses modelos, o cliente terá também a opção do consagrado Actros 2651 6×4. Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.
O consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. Juntando-se ao consagrado motor de 510 cv, o OM 460 assegura ótima performance e baixa manutenção, oferecendo mais alternativas para que os clientes escolham a faixa de potência que melhor atenda suas demandas operacionais com economia no consumo.
A maioria das peças dos caminhões Mercedes-Benz são intercambiáveis entre modelos da mesma família e até com veículos de outra família.
O motor OM 460, por exemplo, tem a maior parte de suas peças em comum com o consagrado OM 457 da linha Axor de extrapesados.
Essa é uma grande vantagem para os clientes, pela facilidade de reposição de peças e pela familiaridade das equipes de oficina.
Treinamento de condução gratuito aos motoristas do Novo Actros
A chegada do Novo Actros ao mercado brasileiro trará uma grande novidade para os clientes no que se refere à especialização dos motoristas. A marca irá oferecer treinamentos grátis de condução econômica e segura para os interessados.
A Mercedes-Benz já realizou 30.000 horas de treinamento para preparação de instrutores. A partir de outubro e até maio de 2020, a Empresa promoverá um amplo programa de treinamento técnico e de produto no Brasil que envolverá 11.000 participantes, entre profissionais da fábrica e da Rede de Concessionários.
Com parcerias, a Mercedes-Benz ampliará o número de instrutores para mais de 130 profissionais, que irão multiplicar conhecimentos sobre o Novo Actros em todo o País, tanto para os motoristas, quanto para as equipes de oficina.
Novo Actros rodou mais de 4.000.000 de quilômetros em testes no Brasil
Assim que os clientes começarem a receber os seus novos Actros, que chegarão ao mercado em 2020, eles terão à mão caminhões inovadores, eficientes e inteligentes que foram exaustivamente testados nas mais severas condições de estradas e vias não pavimentadas do Brasil desde 2015, quando teve início o projeto de desenvolvimento desse extrapesado para o mercado brasileiro.
No total, foram realizados mais de 4 milhões de quilômetros em testes com o Novo Actros, o que equivale, por exemplo, cerca de 100 voltas ao redor da Terra.
Como resultado, os clientes da Mercedes-Benz podem contar com total segurança e confiabilidade, porque o Novo Actros já conhece muito bem a realidade das estradas brasileiras e demonstrou excelente desempenho, eficiência, robustez e resistência nas mais diversas condições de topografia e temperatura nesse país de dimensão continental.
Segurança ativa
• ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo)
• Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego)
• Attention Assist (Assistente de Fadiga)
• Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)
• Faróis em halogênio inteligentes – Ajuste automático de luz alta ou baixa
Economia no consumo
• PPC – Predictive Powertrain Control (piloto automático preditivo)
• Novo câmbio totalmente automatizado G 291 PowerShift 3, com nova estratégia eletrônica de troca de marcha
• Motor com novas faixas de potência e economia no consumo
Cabina – Padronização para todos os modelos
• Inédita cabina com amplo espaço interno
• Novo banco envolvente similar ao de um automóvel
• Nova cama 10 cm mais larga
• Ar condicionado automático digital semelhante ao de um automóvel
• Ar condicionado noturno
• Sistema de aquecimento estacionario
• Partida por botão
• Sistema mundial de segurança na nova chave e na eletrônica do veículo
• Nova geladeira
• Novo volante multifuncional
• Painel multimídia digital
• Painel multifuncional touch screen
• Celular com espelhamento Apple Carplay ou AndroidAuto
• Carregamento de celular por indução
Conectividade
• Mercedes-Benz Uptime
• Total Mobility
• Habbl
• App Liga nas Estradas
• App Jornada do Motorista
• App Vehicle Lens
• App Mercedes Club
Robustez
• TufTrac: nova suspensão metálica mais leve e mais robusta
• DLT (6×4 com eixo suspensor): exclusivo eixo traseiro motriz com sistema de elevação e desconexão com freio a tambor – Modelos 6×4
• New Final Drive: nova geração de eixo traseiro, mais leve, que aumenta a capacidade máxima de tração para caminhões 4×2 e 6×2
Comentários desabilitados.