O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, destacou que a inflação baixa e a queda na taxa de juros estão propiciando um cenário econômico mais favorável.
São Paulo – SP
Em coletiva realizada mensalmente na sede da entidade em São Paulo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, apresentou os números do setor, destacando o cenário macroeconômico do país.
De acordo com a entidade, a inflação continua baixa e a taxa de juros apresenta tendência de queda podendo atingir o patamar de 4% ao ano, gerando um cenário propício para uma recuperação econômica principalmente para 2020.
A evolução do PIB apresenta crescimento e deverá fechar o ano por volta de 1%, acima das previsões anteriores de 0,7 a 0,8%.
O mês de outubro foi o melhor mês para produção e vendas de veículos automotores e o acumulado do ano foi o melhor período desde 2014.
EMPLACAMENTOS
No mercado interno para o setor de veículos o mês de outubro apresentou crescimento de 7,9% no emplacamento de automóveis no Brasil, se comparado a setembro deste ano.
Já o setor de caminhões o emplacamento apresentou crescimento de 3,5% de setembro a outubro.
Nas exportações o setor de autoveículos apresentou queda de -18,2% de setembro a outubro de 2019, devido principalmente a crise argentina.
PRODUÇÃO
O setor de autoveículos apresentou crescimento de 16,57% com 288.500 unidades produzidas em outubro de 2019, contra 247.500 unidades de setembro de 2019.
O crescimento na produção de autoveículos de outubro de 2018 a outubro de 2019, é de 9,6%.
No acumulado do ano a produção de autoveículos é de 2,55 milhões de unidades, com crescimento de 3,6% ao mesmo período de 2018.
ESTOQUE
O estoque de autoveículos está em 43 dias, dentro da normalidade que gira ao redor de 40 dias.
FENATRAN 2019
Também foi lembrada as novidades e os avanços tecnológicos apresentados pelas montadoras de caminhões e comerciais leves na Fenatran, propiciando mais segurança, economia de combustível e mais conforto para o motorista.
De acordo com a Anfavea, 55 países visitaram a Fenatran 2019, com recorde na captação de negócios.
A entidade também destacou que a indústria automobilística é uma das principais fontes de desenvolvimento econômico.
Comentários desabilitados.