O Onix 2020 ganhou novo design, nova mecânica turbo, mais espaço e novos itens de segurança e conforto.
São Paulo – SP
A General Motors investiu pesado no novo Onix mudando praticamente tudo no automóvel mais vendido do país.
Da geração anterior ficaram somente o motor 1.0 aspirado e o nome do carro.
Por fora, o hatch ganhou desenho mais reto acentuando a esportividade.
Na versão Premier, os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium do modelo. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um efeito e proporciona uma aparência marcante.
O friso cromado destaca a linha de cintura elevada agregando sofisticação à versão Premier, que vem equipado com rodas de 16 polegadas com novo desenho.
As medidas do Novo Onix estão maiores, principalmente na largura (+ 41mm) , distância entre-eixos (+23 mm) e comprimento (+230mm). Com isso, o modelo passou a ter 4.163 mm de comprimento proporcionando mais espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro.
Por dentro, o novo painel de instrumentos é muito mais elegante que o da versão anterior com o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura.
Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT.
Sistema multimídia MyLink de nova geração do tipo flutuante, facilita a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática na versão Premier.
Os bancos dianteiros com encosto inteiriço estão disponíveis para todas versões.
No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.
Os passageiros do banco traseiro ganham dimensões ampliadas com o banco redesenhado para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros, além de duas tomadas USB.
NOVO MOTOR TURBO
Na mecânica, o Onix ganhou um novo motor 1.0 turbo com 116 cv de potência altamente eficiente que encara de frente o motor 1.0 turbo do VW Polo.
O torque é de 16,8 kgf.m e ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,1 segundos.
O consumo de combustível com gasolina durante o período de avaliação foi de 9,7 km/l na cidade conforme demonstra o computador de bordo.
O antigo motor 1.4 saiu de linha para o Onix.
O motor 1.0 aspirado de 82 cv de potência continua nas versões de entrada.
CÂMBIO
Na versão testada Premier, câmbio automático de 6 velocidades.
DIRIGIBILIDADE
Com o motor turbo a Chevrolet resolve o ponto fraco do carro que estava na mecânica, se comparado ao Polo e demais concorrentes principais.
Com o novo motor o Onix proporciona prazer ao dirigir com uma agilidade acima da média do seu segmento. Quando o turbo entre em funcionamento é possível ouvir um leve “assovio” da turbina, o que vai agradar principalmente quem gosta de mecânica.
WIFI
O Onix passa a ser o primeiro veículo em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado a bordo.
Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados do seu celular para acessar a internet, pois o carro já vem com uma linha telefônica da operadora Claro, com o sistema de internet de alta velocidade é nativo, mas após um breve período é cobrado do cliente uma mensalidade.
Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos.
Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch.
A tecnologia está disponível para o Novo Onix equipado com o sistema OnStar.
Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira.
Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como:
Auxílio para resgate em caso de acidente
Resposta automática em caso de acidentes
Auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto
Serviços de emergências
Comandos remotos
SEGURANÇA
Desde as versões de entrada, o carro vem equipado com um pacote de segurança que incluem: airbags frontais, laterais e de cortina; controle de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix para ancoramento de cadeirinhas e alerta de não afivelamento dos cintos de segurança.
A estrutura do novo Onix também foi reforçada e agora utiliza 17% mais de aços de alta resistência.
Vários componentes estruturais foram otimizados para entregar melhor eficiência.
Com a nova suspensão, foram eliminados 6kg e do novo motor mais 15kg.
Já o novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido proporcionando mais segurança e melhor dirigibilidade.
TABELA DE PREÇOS:
Onix Premier I 1.0 turbo automático: R$ 71.790,00
Onix Premier II 1.0 turbo automático: R$ 74.790,00 (+ alerta de ponto cego, + ar-condicionado digital + assistente de estacionamento automático).
CONCLUSÃO:
Com as novas atualizações e principalmente a nova mecânica, o Onix melhorou muito e deve continuar sendo o automóvel mais vendido do Brasil, com folga.
Comentários desabilitados.