Andamos no Camry conhecido por ser potente, robusto e confortável ao preço de R$ 276.990,00.

Toyota Camry XLE V6 vem com 310 cv de potência é uma das opções para o segmento executivo.

Andar no Camry é uma delícia, pois o carro é silencioso, macio e muito potente.

Nos EUA, o modelo é um dos automóveis mais vendidos da Toyota, mas no Brasil ele é vendido sob encomenda nas concessionárias devido ao preço elevado.

Assim como o Corolla, a oitava geração do modelo ficou mais baixa para diminuir a altura do centro de gravidade e dar mais estabilidade ao veículo.

Contudo, para o motorista e passageiro quanto mais baixo fica o automóvel, mais trabalhoso tornar-se para entrar e sair do veículo.

À primeira vista, o design mantém-se atrativo com linhas elegantes e harmoniosas.

Design moderno e elegante e a distância entre-eixos de 2.825 mm proporciona excelente espaço para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Simultaneamente, o conjunto óptico ganhou luzes diurnas de LED e faróis bi-LED, com lavadores e regulagem automática de altura. As lanternas traseiras também são em LED.

Luzes diurnas em LED e faróis bi-LED. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Por dentro, o Camry é uma sala de estar com muito conforto para cinco adultos e ar-condicionado de três zonas.

Os bancos da frente foram remodelados para oferecer mais ergonomia e conforto.

O espaço para ombros está mais largo, enquanto o encosto possui formato similar ao encontrado em carros esportivos de alto desempenho, para envolver o passageiro.

O painel de instrumentos também conta com iluminação em LED.

Painel de instrumentos completo e ar-condicionado de três zonas. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema Multimídia & Conforto

Sistema multimídia com tela LCD de 8 polegadas, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth e seis alto falantes, entrada para conexão USB e Aux-in.

Além disso, o volante possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora possui tela colorida de TFT de 7 polegadas.

Bem como, indicador de direção ECO Driving, sistema Star/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas – por aproximação da chave.

Sistema de ar condicionado de três zonas.

O banco traseiro possui um console digital no descansa braço central para o controle de temperatura.

Conforto para cinco adultos. Foto: Amauri Yamazaki

O sistema possui ainda a tecnologia S-Flow, capaz de identificar quais bancos estão ocupados e direcionar o fluxo de ar corretamente.

Banco do motorista conta com ajuste elétrico para até oito posições, enquanto o assento do passageiro dianteiro também pode ser ajustado eletricamente em até quatro posições.

Design sóbrio e elegante. Foto: Amauri Yamazaki

Motor & Câmbio

V6 3.5L DOHC de 24 válvulas e com o novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão e injeção direta D-4S, proporcionam  potência de 310 cv e torque de 37,7 kgf.m a 4.700 rpm.

De acordo com a Toyota, o revestimento acústico foi reforçado com o isolamento acústico do capô do motor, assoalho e pontos de estrutura do carro.

Nesse sentido, no interior do capô do motor foi introduzido um novo suporte da unidade de potência a fim de reduzir ainda mais a vibração para o veículo.

Motor V6 é o mais potente da categoria com 310 cv. Foto: Amauri Yamazaki

Câmbio

Nova transmissão automática de 8 velocidades com novo conversor de torque, capaz de oferecer uma gama mais ampla de bloqueio e uma sensação de direção mais direta. Não há borboletas atrás do volante.

Consumo

Durante o período de avaliação, o Camry apresentou um consumo de 7,0 Km/l na cidade e 11,0 Km/l na estrada, somente com gasolina. Atualmente o motor não é flex, ao passo que nos EUA existe a opção pela versão híbrida.

Consumo de 7,0 km por litro de gasolina na cidade. O Camry funciona somente com gasolina. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Freio de mão eletrônico (EPB), controle de assistência de arranque em subidas (HAC) e novos faróis de neblina dianteiros de LED com lâmpadas de direcionamento.

Controle eletrônico de tração (TRC) e estabilidade (VSC); sete airbags, sendo dois frontais e dois laterais – para motorista e passageiro dianteiro, além de um de joelho para motorista e de cortina, sendo dois sistemas com duas bolsas cada.

Os cintos de segurança dianteiros e traseiros são de três pontos com sistema de retração de emergência, enquanto os traseiros também contam com pré-tensionador e limitador de força.

De acordo com a montadora, a função de aviso de luz e sonoro para uso de cinto de segurança está habilitada aos passageiros dianteiros, além do sistema ISOFIX com ancoragem de dois pontos nos bancos traseiros para fixação de cadeira infantil.

O porta-malas tem capacidade para 593 litros. Em suma, uma automóvel completo. Foto: Amauri Yamazaki

Conclusão

Definitivamente uma das melhores opções no segmento executivo no Brasil.

Porém, faltam os avisos de ponto cego nos retrovisores externos, um importante item de segurança.

Contudo, o preço de R$ 276.990,00  (+ pintura metálica) faz com que as vendas do modelo sejam muito restritas.

Toyota Camry. Foto: Amauri Yamazaki

Toyota Camry XLE 2018 – Ficha Técnica

MOTOR: 6 cilindros em V, 3.5L, 24 válvulas – somente a gasolina, com 310 cv de potência a 6.600 rmp

TORQUE: 37,7 kgf.m a 4.700 rpm

TRAÇÃO: Dianteira

CÂMBIO: Automática de 8 velocidades com modo sequencial

SUSPENSÃO Dianteira: Independente tipo McPherson, com barras estabilizadoras

SUSPENSÃO Traseira: Independente tipo Double Wishbone, com barras estabilizadoras

DIREÇÃO: Eletroassistida Progressiva (EPS)

FREIO Dianteiro: Discos ventilados com ABS, EDB e BAS

FREIO Traseiro: Discos sólidos com ABS, EDB e BAS

PNEUS: 235/45

RODAS: Liga leve de 18 polegadas

PESO BRUTO: 2.100 kg

PORTA MALAS: 593 litros

TANQUE DE GASOLINA: 60 litros

PREÇO: R$ 276.990,00 (Pintura perolizada + R$ 2.550,00).

Toyota Camry XLE V6 vem com 310 cv de potência, ou seja; potência não é problema.

 

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