Esportivos ganham conjunto ótico com faróis LED Matrix de série e novo sistema MMI touch.
Veículos são equipados com motor V6 que desenvolve 450 cv de potência.
A Audi do Brasil lançou no mercado brasileiro as atualizações dos Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback.
Ambos ganharam conjunto ótico com faróis LED Matrix de série e novo sistema MMI touch, além de serem equipados com o motor V6 biturbo de 450 cavalos de potência.
Os modelos fazem parte dos nove veículos esportivos confirmados pela marca para o mercado brasileiro em meados de 2020, em conjunto com RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8, TT RS e R8.
Ao passo que os modelos encomendados em período de pré-venda começaram a ser entregues aos clientes em todo o País.
Os interessados em adquirir os RS 4 Avant e RS 5 Sportback podem configurar suas unidades nas concessionárias da marca no Brasil por R$ 585.990,00 e R$ 605.990,00, respectivamente, na modalidade venda direta.
Motor, transmissão e direção dinâmica
O novo motor 2.9 TFSI biturbo V6 foi construído sobre o lendário 2.7 litros V6 do primeiro RS 4 Avant de 1999 e é utilizado nos novos modelos esportivos da marca – RS 4 Avant e RS 5 Sportback.
Naquela época, o propulsor tinha uma potência de 380 cv, mas o desenvolvimento e as evoluções elevaram esse número para 450 cv de potência.
Isso permite que os RS 4 Avant e RS 5 Sportback acelerem de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e 3,9 segundo, respectivamente.
Contudo, o motor pesa apenas 182 kg, 31 kg a menos do que o motor V8 no modelo anterior de 2012.
Além disso, a potência do 2.9 TFSI flui para o sistema de tração integral quattro por meio do câmbio esportivo tiptronic de oito velocidades.
Na direção normal, o sistema fornece mais potência ao eixo traseiro.
Ao passo que seu diferencial central puramente mecânico direciona 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro.
Eventualmente, se ocorrer a necessidade de prioridade em um eixo, a maior parte da potência é redirecionada para o outro eixo – até 70% para a frente ou até 85% para o eixo traseiro.
Esta atividade permite uma distribuição de torque claramente definida e uma interação altamente precisa com os sistemas de controle do ESC e o controle de torque seletivo da roda.
O condutor pode criar também a sua experiência de condução pessoal através do sistema Audi drive select, que influencia o gerenciamento do motor e da transmissão, suspensão, direção dinâmica, o diferencial esportivo quattro, o som do motor e as características do ar condicionado automático.
Existem quatro perfis disponíveis: conforto, automático, dinâmico e personalizável – este último permite pré-definir dois modos de direção.
Design esportivo
Os modelos Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback ganharam novos visuais.
Ambos possuem grade Singleframe mais larga e plana e novo conjunto ótico com faróis LED Matrix de série – o RS 5 possui, inclusive, a tecnologia Audi Laser light.
Chamam a atenção também os detalhes em preto na frente do capô e nas laterais dos faróis, que mostram o cuidado no desenvolvimento dos esportivos da linha RS.
No novo RS 4, além do design de uma stationwagon Audi, o spoiler traseiro, grade do difusor e as ponteiras de escape conferem ao veículo um acabamento distinto.
Além disso, o porta-malas tem capacidade para 505 litros, que aumenta para 1495 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Já o design exterior do RS 5 Sportback vem com as aberturas de ventilação acima da grade que lembram o Audi Sport quattro clássico de 1984.
Como resultado, os arcos das rodas 15 milímetros mais largos dão ao RS 5 uma aparência impressionante.
Ele ganhou novos desenhos nas soleiras laterais e na inserção do difusor na extremidade traseira, que engloba os dois grandes tubos de escape.
Interior
No interior, ambos trazem o novo conceito operacional do MMI Touch de 10,1 polegadas.
O grande display independente com feedback acústico é ligeiramente inclinado para o motorista.
O sistema de infotainment fornece ao condutor informações sobre a temperatura do sistema motriz, aceleração longitudinal e lateral e diferencial esportivo quattro.
Agora no novo Audi virtual cockpit plus, com tela de 12,3 polegadas, o motorista pode escolher entre várias telas.
Quando o motorista usa o botão do volante do modo RS para selecionar um dos dois novos modos RS individuais, o design de desempenho específico do RS exibe os valores máximos de aceleração g, por exemplo.
Atualmente, o head-up display de série também oferece gráficos RS exclusivos.
Cores, equipamentos e preços
Nos dois esportivos acabamento interno em black piano, ar-condicionado de 3 zonas, bancos dianteiros esportivos, itens do interior em couro Alcântara (volante com base aplanada, console central e alavanca de câmbio), rodas de liga leve de 20 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, sistema para smartphones, Audi Phone Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang & Olufsen.
Opcionais para ambos: freios de cerâmica nas cores vermelho, cinza antracite ou azul, Pacote Exterior Preto (longarinas do teto, logotipo Audi Rings, capa do retrovisor e detalhes da roda.
Para o RS 5 há também a opção de rodas de liga leve 20” de bronze.
As cores para o Audi RS 4 Avant incluem Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde Sonoma e Vermelho Tango.
O programa Audi Exclusive também inclui outras cores como o nostálgico Azul Nogaro, cor imortalizada no lendário RS 2.
Logo, os modelos serão comercializados em versão única e estão disponíveis para venda nas concessionárias com possibilidade de configuração personalizada antes da produção.
O RS 4 Avant será comercializado por R$ 585.990,00, enquanto o RS 5 Sportback por R$ 605.990,00, ambos na modalidade venda direta.
Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback desembarcam no Brasil.
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