Picape ganhou motor 1.3 turbo flex com 185 cv de potência e sistema multimídia de 10,1 polegadas.

Nova Fiat Toro 1.3 turbo flex excede expectativas.

A Fiat do Brasil conseguiu ultrapassar todas as expectativas com relação a nova Toro 2022.

Os avanços incorporados a versão 2022, posicionaram a picape muito a frente dos concorrentes.

Por fora, as alterações estão principalmente no novo logo Fiat e no Fiat Flag (bandeira Fiat), no novo capô, grade e rodas.

A versão testada Volcano, possui diversos itens cromados aumentando a percepção de sofisticação.

Logo Fiat destacado e faróis Full Led estão entre as novidades da linha 2022. Foto: Amauri Yamazaki

Ao entrar no veículo, chama a atenção o novo sistema multimídia de 10,1 polegadas que se parece a um tablet em pé no centro do painel.

O painel de instrumentos é digital colorido e configurável com diversos layouts a ser escolhido pelo motorista, além das informações do computador de bordo, som e telefonia.

Dirigibilidade

A Toro (desde a versão anterior) chama a atenção por vir equipada com uma suspensão que se assemelha ao dos automóveis, mais macia e com mais estabilidade para fazer curvas.

Com isso, as viagens ficam mais confortáveis que as proporcionadas pelos seus concorrentes.

O novo motor 1.3 turbo resolveu o calcanhar de Aquiles da Toro, que era falta de potência e agilidade no trânsito. Agora a picape está muito mais rápida.

Novas rodas de liga leve de 18 polegadas e distância entre eixos de 2.990 mm. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Foi completamente renovado, com  novo painel de instrumentos e console central. A central multimídia dá um show de tecnologia e conectividade, sendo muito superior a todos os seus concorrentes.

Painel digital configurável de 7 polegadas e sistema multimídia de 10,1 polegadas (opcional a R$ 3.100,00) dá um show de tecnologia. Foto: Amauri Yamazaki

Volante multifuncional com trocas de marchas através de paddle shifts.

O usuário passa a contar com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado.

A montadora fez uma parceria com a TIM Brasil, com cobertura 4G e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação, assim como a GM fez com a Claro.

Além disso, o pacote oferece WiFi a bordo com internet em parceria com a TIM, com valores que variam entre R$ 30,00 e R$ 100,00.

Multimídia de 10,1 polegadas da Toro 2022 é o melhor do segmento. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema Connect Me, pacote de conectividade

Com ele, você pode controlar diversos sistemas da Toro 2022 usando o smartphone, o smartwatch ou por meio da assistente virtual Alexa.

O ar-condicionado digital de duas zonas é eficiente no resfriamento e no aquecimento do interior.

O carregador de smartphone é sem fio e está bem localizado.

De acordo com a Fiat, os novos porta-objetos tem capacidade para armazenar 26 litros.

Bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista e sistema de som de primeira com definição de graves, agudos e médios. Foto: Amauri Yamazaki
Picape pode levar até cinco adultos. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Novo motor Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm abastecido com etanol.

Abastecido com gasolina a potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.

Sistema de injeção direta de combustível.

Além disso, o turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor.

Durante o período de avaliação o consumo com etanol foi de 6 km/l na cidade de São Paulo. Foto: Amauri Yamazaki

Tecnologia

Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e segurança para condutor e passageiros.

Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’.

Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona melhor visualização das informações.

Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)

O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem:

– Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e/ou tátil, como vibração do volante. Esses avisos sinalizam ao condutor que o veículo está saindo do curso, permitindo que ele corrija a direção;

– O algoritmo de detecção da câmera registra e classifica todas as marcações de pista, sejam elas de faixa contínua, tracejada, branca, amarela, vermelha ou azul.

Suspensão dianteira McPherson e a traseira Multilink proporcionam dirigibilidade e conforto superior aos dos concorrentes. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

A dianteira traz o  sistema McPherson e a traseira é Multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.

Plataforma

A Nova Fiat Toro é construída sobre a plataforma global Small-Wide.

Dessa forma, ela é modular e flexível, reforçada estrutura monobloco, utilizando 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado, com elevada rigidez torcional e durabilidade, além da capacidade de absorver impactos em caso de acidentes.

Porta malas com capacidade para 820 litros e abertura dupla lateral proporciona praticidade. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica Fiat Toro 2022:

Comprimento: 4.915 mm

Largura sem retrovisores: 1.844 mm

Altura: 1.680 mm

Distância entre eixos: 2.990 mm

Porta Malas: 820 litros

Tanque de Combustível: 60 litros

Peso em ordem de marcha: 1.704 kg

Pneus: 215/65 17

Preço versão Volcano: a partir de R$ 152.491,00

Design imponente e os espelhos retrovisores externos rebatem quando o veículo é travado. Foto: Amauri Yamazaki

Nova Fiat Toro 1.3 turbo flex excede expectativas.

 

COMPARTILHAR

16 Comentáros

  1. Leo Amorim

    Realmente lindo esse azul show um sonho nota 10

  2. HEWERTON LUIZ DE OLIVEIRA

    Lindo de mais esse carro e muito confortável um carro completo

  3. Eduardo Ruiz

    Até que em fim a Fiat resolveu melhorar os pontos fracos das versões anteriores!
    Mudou a tática de de time que está ganhando também tem que mexer e melhorar pra agradar o consumidor!!

  4. Reportagem muito legal
    Muito bem escrita
    Parabéns ?????

  5. Parabéns!
    Reportagem bem escrita e muito completa não perdendo
    nenhum detalhe.
    Depois de ler dá vontade de ter o Toro

  6. Um carro muito especial. Já tive oportunidade de dirigir de um amigo, me deixou na vontade de comprar..até fui procurar capota para deixar o que quero comprar meio…SUV

    Sou amante de pick-ups e sem dúvida a toro me surpreendeu.. valeu Fiat