O consumo médio com gasolina foi de 16,7 km/litro na cidade.
Avaliamos o Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 flex.
O Toyota Corolla Cross é produzido na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo, em todas as suas versões, desde fevereiro de 2021.
O modelo foi lançado durante a pandemia em março de 2021, após um investimento de R$ 1,0 bilhão para adaptar a fábrica onde são produzidos também a linha Yaris.
Único SUV híbrido produzido no Brasil impressiona pela harmonia entre o motor a combustão 1.8, e os dois motores elétricos, que proporcionam uma condução altamente eficiente.
Andar com o Corolla Cross híbrido flex é bem agradável, dada a maciez de sua suspensão, espaço interno, recursos de assistência a direção, boa potência com eficiência energética sem concorrentes no segmento.
Design
Transmite robustez e sofisticação dado ao seu porte e pelas rodas de liga leve de 18 polegadas na versão topo de linha XRX.
Interior
O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças com todo o acabamento disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação de amplitude.
A versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro, combustível e informações do computador de bordo.
O freio de estacionamento é no pedal como nos carros americanos. Os espelhos retrovisores externos são eletro-retráteis com rebatimento automático ao fechar o veículo com pisca-pisca integrado.
Central multimídia sensível ao toque de 8 polegadas, AM/FM, MP3, entrada USB, Bluetooth e conexão para Android Auto e Apple CarPlay.
Isolamento acústico
Foram colocados isoladores de som adicionais no cofre do motor, no teto, no assoalho e em partes das portas que resultam em menor vibração.
Motor híbrido flex
Combina um motor flex de 1.8L, VVT-i 16V de ciclo Atkinson, com 101 cv de potência a 5.200 giros com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).
Do mesmo modo, o motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.
A bateria híbrida que alimenta o motor elétrico está localizada embaixo do banco traseiro.
Câmbio
Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos.
Consumo
Durante o período de avaliação abastecido com gasolina, o Corolla Cross híbrido fez uma média de 16,6 km/l na cidade. Eficiência energética excepcional.
Freios regenerativos
O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida.
Nesse sentido, isso permite maior autonomia ao modelo no modo elétrico contribuindo para economia de combustível.
Suspensão
Dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora com buchas de borracha grandes que permitem que a suspensão trabalhe bem em terrenos com grandes ondulações.
Garantia
Atualmente, 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são 5 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro) .
No entanto, as versões híbridas do Corolla Cross também contarão com garantia de 8 anos para o sistema híbrido composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.
Segurança
Atualmente, desde a versão de entrada XR, o modelo vem com 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, faróis de neblina em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX, para fixação de cadeirinhas.
Ao passo que as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam limpador do para-brisa com sensor de chuva e as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro, que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando.
Ainda assim, um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.
Porém, o destaque do Corolla Cross é seu pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid.
Além disso, o sistema conta com radar combinado com uma câmera para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
Avaliamos o Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 flex.
4 Comentáros
Lindo corro luxuoso e muito confortável
Parabéns Corolla
Por ter lançado o Corolla Cores XRX
Muito econômico
Meu sonho de consumo
Bom gosto