Montadora estreia no segmento de hatches com amplo espaço interno, Honda Sensing e mecânica ainda mais eficiente.

Honda apresenta New City Hatch 1.5 flex.

A Honda Automóveis do Brasil lança quinta geração representa uma renovação completa do modelo.

Além disso, a montadora faz sua estreia no segmento de hatches com o lançamento do New City Hatchback.

O New City e o New City Hatchback chegam elevando os padrões de seus respectivos segmentos sob vários aspectos: dimensões (percepção de porte), espaço (para pessoas e bagagem), qualidade (de materiais e montagem), eficiência de consumo e desempenho (nova motorização), segurança (itens só vistos em segmentos superiores) e lista de equipamentos.

Equipados com um motor novo e uma versão otimizada do já consagrado câmbio CVT, os modelos trazem eficiência, dinâmica refinada e baixo nível de consumo de combustível.

Dessa forma, eles serão os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a embarcarem o Honda SENSING, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução.

Quarta geração do City ganhou versão Hatch e mais espaço em todas as versões. Foto: Caio Mattos

Design refinado

A presença marcante do New City se dá pela carroceria longa, larga e baixa, tanto no sedã como no hatchback.

O design é valorizado pelos vincos definidos e pelos faróis e lanternas, nos quais o uso de LED e o aspecto high-tech que resultam em uma perfeita integração à carroceria.

Em ambos os modelos, na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor.

As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.

As rodas são de liga leve, com aro de 16 polegadas, em todas as versões. Elas mesclam acabamento diamantado e pintura na cor preta.

Espaço

Na comparação com o atual City, o New City sedã é 53 milímetros mais largo e 94 mm mais comprido.

Para valorizar ainda mais o conceito low & wide (baixo e largo), ele tem altura total 8 milímetros menor. Com seus 4.549 milímetros, o New City sedã é o maior do segmento em comprimento.

Com o New City Hatchback, não é diferente: ele apresenta a maior relação entre comprimento e largura dentre todos os hatchbacks compactos premium.

Até mesmo pessoas de elevada estatura viajam confortavelmente no banco traseiro, ainda que, na dianteira, também estejam dois adultos altos.

Os bancos dianteiros têm encosto mais fino e correm em trilhos mais espaçados entre si: tudo para ampliar a oferta de espaço na região dos joelhos e dos pés de quem viaja atrás.

Sistema de configuração de bancos Magic Seat Honda. Foto: Caio Mattos

No sedã, o porta-malas com volume de 519 litros coloca o New City acima da média do segmento, superando até alguns sedãs médios.

Já o New City Hatchback apresenta uma versatilidade e um espaço interno inigualáveis. Ele traz o consagrado Magic Seat, sistema de modularidade interna da Honda, com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), que permite acomodar objetos de diferentes dimensões.

No modo Utility, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição, que já era considerado um ícone de volumetria de cabine.

Porta-malas do New City Hatch pode chegar a 1.168 litros com os bancos traseiros rebaixados. Foto: Caio Mattos

Refinamento, conforto e alto nível de equipamentos

Todos os pontos de contato com motorista e passageiros têm superfície agradável ao toque.

Em todas as versões, os modelos são equipados com um painel amplo, com caráter esportivo e de fácil visualização das informações.

Os modelos possuem um novo Sistema de Estabilização Corporal. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.

No New City sedã, todas as versões (EX, EXL e Touring) trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.

A partir da versão EXL, estão disponíveis sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave.

Interior do New City. Foto: Caio Mattos

A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.

No New City Hatchback, todas as versões (EXL e Touring) trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável.

Versão 2022 ganhou mais equipamentos e tela multimídia de 8 polegadas. Foto: Caio Mattos

A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.

Novo motor

Todo em alumínio,  4 cilindros, aspirado, 1.5 litro, 16V, DI DOHC i-VTEC, com injeção direta de combustível e 2 comandos de válvulas no cabeçote – um para as 8 válvulas de escape e outro para as 8 de admissão.

O sistema i-VTEC, tem um came (ressalto) para priorizar a potência em rotações mais elevadas do motor. O formato destes quatro cames – cada um responsável por um cilindro – resulta na variação da amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão.

Na prática, é como se fosse um comando dois-em-um: um com cames otimizados para consumo e outro para desempenho.

A variação entre os cames que vão atuar efetivamente nas válvulas de admissão ocorre por meio de um sistema hidráulico, gerenciado eletronicamente e que considera não apenas a rotação do motor, mas diversos outros parâmetros, como carga sobre o acelerador e até a inclinação do carro.

O sistema de injeção direta de combustível nas câmaras e combustão amplia a superioridade do 1.5 DI DOHC i-VTEC e sua aplicação no New City é uma exclusividade do Brasil – nos demais mercados a injeção de gasolina é feita nos dutos do coletor de admissão.

Novo motor 1.5, flex, aspirado, com 126 cv de potência. Foto: Caio Mattos

Nesse sentido, a adoção do sistema de injeção direta permite maior taxa de compressão e maior otimização da queima da mistura ar/combustível, resultando em mais eficiência e potência.

De acordo com a Honda, a potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina – com este último combustível, aliás, o New City tem a maior potência do segmento, superando os modelos equipados com motor turbo.

Consumo

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New City sedã tem consumo na cidade de 9,2/13,1 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/l – respectivamente. Já o City Hatchback registrou 9,1/13,3 e 10,5/14,8 km/l.

Com tais números, ambos obtiveram classificação A no PBE, dentro de suas categorias.

O câmbio CVT recebeu mudanças com simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante.

São duas novidades: o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro atua sob condução esportiva.

Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade.

Já o EDDB se apresenta em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. A ação do EDDB é automática e amplia a segurança sem afetar o consumo.

A plataforma do New City foi projetada de modo a conferir ao carro maior leveza estrutural e alto nível de rigidez, o que melhora as respostas dinâmicas. Contando com maior aplicação de aço de alta resistência, no sedã, ela é cerca de 4,3 kg mais leve do que a geração anterior e tem maior rigidez torcional, atingindo até 20,4% na parte frontal. Já o hatchback tem o índice de rigidez frontal 6% maior do que no sedã.

Nesse sentido, o silêncio na cabine também chama a atenção. Esta é a primeira geração do City a receber aplicação de espuma expansiva de poliuretano nas extremidades inferiores das colunas A e B.

Outra medida antirruído e vibração é a aplicação de material fonoabsorvente com espessura variável na parte inferior do compartimento do motor.

Saída de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Ele será o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil a contar com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca.

Por exemplo, baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla instalada no parte central e superior do para-brisa, o Honda SENSING no New City terá 5 funções:

ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;

CMBS – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;

LKAS – Sistema de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;

RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;

AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Bem como, além do Honda SENSING (disponível na versão Touring), o New City traz dispositivos de segurança em todas as versões: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta pressão dos pneus e câmera de ré multivisão.

O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback.

O New City sedã quanto o New City Hatchback são a nova referência em seus respectivos segmentos de sedãs compactos premium e hatchbacks compactos premium.

Design do City Hatch. Foto: Caio Mattos

Versões e cores

O New City sedã será oferecido em três versões (EX, EXL e Touring) e o New City Hatchback em duas versões (EXL e Touring).

Nesse sentido, o New City sedã terá seis opções: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas).

Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.

O New City Hatchback chega com 8 cores. Em relação ao sedã difere apenas pela oferta de mais duas cores perolizadas: Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno, que será aplicada pela primeira vez no Brasil. Para todas as cores, o interior será preto.

Side airbag nos bancos dianteiros. Foto: Caio Mattos

Preços City Hatch:

EXL: R$ 118.200,00
Touring: R$ 124.700,00

(*Preço público sugerido para todo o território nacional, exceto Estado de São Paulo e cidade de Manaus)

De acordo com a Honda, as vendas do New City Hatchback começarão em março.

Contudo, os preços serão divulgados apenas em janeiro, quando se iniciará a etapa de pré-venda do modelo.

A garantia do New City é de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Quarta geração do City produzido no Brasil. Foto: Caio Mattos

Honda apresenta New City Hatch 1.5 flex.

 

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6 Comentáros

  1. Adriano leite

    Tecnologia Honda fabricado no Brasil com certeza uma combinação extraordinária tem tudo pra ser um sucesso …

  2. HEWERTON LUIZ DE OLIVEIRA

    Lindo carro
    Elegante e muito confortável parabéns Honda

  3. Paulo manzietlri

    Não precisa escrever nada, apenas…HONDA. A marca fala tudo