Novo City está maior, mais espaçoso, econômico e equipado com Honda Sensing.
Andamos no Honda New City sedã 1.5 flex com 126 cv de potência.
A Honda do Brasil apresentou no final de 2021, a quinta geração do City com uma completa renovação.
A montadora caprichou e elevou os padrões em design, dimensão, qualidade, eficiência energética e segurança.
A princípio, olhando por fora o modelo está mais elegante e sofisticado vindo equipado na versão Touring com lanternas, pisca-pisca e faróis de neblina em LED.
Por dentro, é perceptível a melhoria no acabamento com a inclusão de materiais agradáveis ao toque, além de novos bancos mais confortáveis.
Design
Valorizado pelos vincos definidos e pelos faróis e lanternas, nos quais o uso de LED e o layout de aspecto high-tech resultam em uma perfeita integração à carroceria.
Na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.
Além disso, o New City sedã é 53 milímetros mais largo, 94 mm mais comprido e altura total 8 milímetros menor.
Com seus 4.549 milímetros, o New City sedã é o maior do segmento em comprimento.
Interior
Ganhou em todos os pontos de contato com motorista e passageiros têm superfície agradável ao toque. O conforto foi priorizado com um novo Sistema de Estabilização Corporal.
Uma tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal.
Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital de uma zona, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré.
A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave.
A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
Motor
Novo motor todo em alumínio, 4 cilindros, aspirado 1.5 litro, 16V, DI DOHC, i-VTEC, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão.
O sistema i-VTEC, tem um came (ressalto) especial para priorizar a potência em rotações mais elevadas do motor.
O sistema de injeção direta de combustível melhorou a performance do motor. A adoção do sistema de injeção direta permite maior taxa de compressão e maior otimização da queima da mistura ar/combustível. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina. O torque é de 15,8 Nm a 4.600 rpm com gasolina ou etanol. O ganho foi de 10 cv com relação ao motor anterior.
O câmbio CVT, de relação continuamente variável, recebeu aprimoramentos com simulação de 7 marchas por meio de paddle shifts no volante.
São duas novidades: o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando exatamente a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade. Já o EDDB se apresenta em situações de descida.
Dessa forma, ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor.
Redução de atrito
Um trabalho de redução de atrito foi aplicado nos elementos elásticos e junções para deixar a conexão entre New City e o motorista mais rápida e direta.
Bem como, os novos amortecedores têm stop hidráulico, composto por uma câmara de desaceleração da haste do amortecedor, que evita o som de pancada seca, quando o carro passa por um buraco.
Contando com maior aplicação de aço de alta resistência, no sedã, ela é cerca de 4,3 kg mais leve do que a geração anterior e tem maior rigidez torcional, atingindo até 20,4% na parte frontal.
De acordo com a montadora, o City ganhou a aplicação de espuma expansiva de poliuretano nas extremidades inferiores das colunas A e B.
Outra medida antirruído e vibração foi a aplicação de material fonoabsorvente na parte inferior do compartimento do motor.
Segurança
O City é o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil a contar com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista.
Dessa forma, baseado nas imagens captadas por uma câmera instalada no parte central e superior do para-brisa, o Honda SENSING no New City terá cinco funções:
ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes.
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Além do Honda SENSING (disponível na versão Touring), o New City traz outros dispositivos de segurança em todas as versões, dentre os quais se destacam:
Assistente de estabilidade e tração (VSA),
Assistente de partida em rampa (HSA),
Sistema de luzes de emergência (ESS),
6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina),
Estrutura de deformação progressiva ACE,
Sistema Isofix para fixação de assentos infantis,
Alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.
O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback.
Versões
O New City é oferecido em três versões (EX, EXL e Touring) com seis opções de cores: Branco Tafetá (sólida), Azul Cósmico, Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas), Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas).
Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior é com couro claro.
Preços – New City Sedã
EX: R$ 112.300,00 – pintura sólida.
EXL: R& 118.900,00 – pintura sólida.
Touring: R$ 127.700,00 – pintura sólida.
Tanque de Combustível: 39,5 litros.
Andamos no Honda New City sedã 1.5 flex.
15 Comentáros
Gostei…lindo carro parabéns
Você merece um
Eu já tive um Honda City.
Prefiro ele do que uma Mercedes Benz.
Porta mala espaçoso …econômico…confortável e marca Honda.
Melhor assistência técnica do país.
Honda City com certeza confortável,agradável ao contacto devido a novas materiais.
Linhas externas mais modernas com design moderno.
Gostaria muito dirigi-lo pois parece muito gostoso e com excelente performance
Muito confortável
Honda outro nível
Subiu muiito
Está lindo de mais
Muito elegante e confortável
Você vai gostar
Honda City, melhor carro depois do Civic
Perfeito
Quase um Civic, um Honda City.
Lindão.
Com certeza
Designer incrível.