Motor 1.3 turbo flex com 185 cv de potência, central multimídia de 10,1 polegadas e novos equipamentos de auxílio a direção.
Andamos no Jeep Compass S 1.3 turbo.
O Jeep Compass é sucesso de vendas ocupando atualmente a terceira posição entre os veículos mais emplacados no país.
O preço do Compass começa em R$ 166.825,00 na versão de entrada (Sport), mas mesmo neste patamar vende mais que modelos que custam metade do seu preço.
Andamos na versão S (topo de linha 1.3) do novo Compass, que ganhou pequenas atualizações no design, motor mais potente e uma série de recursos de assistência a direção disponível em veículos de categoria superior.
A nova mecânica turbo proporciona uma condução mais ágil e silenciosa, ponto fraco do motor da versão anterior.
Design
Ganhou novo para-choque dianteiro, novas rodas, nova lanterna traseira, faróis Full LED e faróis de neblina em LED.
A princípio, os novos faróis trazem mais sofisticação ao conjunto óptico com iluminação superior aos halógenos ou xênon, proporcionando mais visibilidade e segurança.
Interior
Ao entrar na versão 2022, fica fácil reconhecer as mudanças, com o novo volante, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central e mais espaço para porta-objetos.
Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).
Novo quadro de instrumentos com 10,25” para as versões Limited, Trailhawk e Série S.
Totalmente digital, ele traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até 5 opções diferentes.
Tecnologia
Com tela de 10,1” Full HD (exceto na Sport), vem com navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio.
Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, com:
Localizador de estacionamento e de posto de combustível: através da central multimídia, o usuário pode buscar por novos pontos de interesse, como restaurantes, postos e estacionamentos ou utilizar aqueles já previamente favoritados. A novidade é que a busca é feita diretamente na nuvem, trazendo sempre a informação mais atualizada para os clientes.
Send & Go: O usuário pode pesquisar algum ponto de interesse (como restaurantes, estacionamentos e outros estabelecimentos) pelo celular enquanto ainda está em casa, por exemplo, e enviá-lo para a navegação no veículo. Ao ligar o carro, a rota será automaticamente traçada pelo mapa inteligente e a viagem pode começar em segurança, sem a necessidade do cliente ficar parado pesquisando um endereço ou ponto de interesse.
Last Mile Navigation: o recurso permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo. Nem sempre é possível encontrar um estacionamento no endereço desejado. Nessas horas, para a caminhada entre o estacionamento e o destino final, a função garante a caminhada mais rápida, especialmente em locais desconhecidos, passando mais segurança ao usuário.
Remote Start: Liga o Compass pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa, para deixar a temperatura do carro mais agradável em dias frios ou quentes.
Direção Autônoma
Frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas: fornece ao motorista aviso e capacidade de frenagem do veículo para evitar uma colisão iminente com um pedestre, ciclista ou motociclista.
Detector de fadiga do motorista: baseado na análise do comportamento da direção, ele avisa o condutor em caso de alto risco de adormecer. O sistema funciona coletando dados durante a rodagem (entre 60 e 160 km/h) para definir o comportamento de direção considerado normal. Após 15 minutos, começa a comparação com o padrão para verificar se há algum desvio em relação aos dados anteriores coletados. Contudo, se algum problema for detectado, um aviso visual e outro sonoro são emitidos por um minuto ou até o motorista pressionar o botão OK no volante. Caso a sonolência persista, os avisos serão emitidos novamente.
Reconhecimento de placas: por meio da câmera frontal, o sistema reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos. Nesse sentido, emite alarme visual e sonoro caso o veículo esteja acima do limite de velocidade detectado.
Motor
Novo motor 4 cilindros em linha, 1.332 cm³, turbo, flex com 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina. Torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm. Ainda há espaço para melhorar o torque do motor em baixa rotações, além de um ajuste mais afinado com o câmbio.
Injeção direta de combustível e câmbio automático de seis marchas + ré.
O consumo com etanol foi de 6,1 km/l na cidade somente com o motorista sem bagagem.
De acordo com a montadora, o Compass vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.
Suspensão
Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora.
Traseira: McPherson com rodas independentes, links transversais e barra estabilizadora.
Airbags
Sete airbags na Limited, Trailhawk e Série S com bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, airbags laterais e de cortina, sendo o sétimo para joelho do motorista.
Rebatimento automático dos retrovisores
Quando o motorista faz o travamento do veículo, automaticamente os retrovisores externos são recolhidos. Dessa forma, também de forma automática, assim que o motorista der a partida no veículo, os retrovisores voltam à posição original. O item é de série nas versões 80 Anos, Limited, Trailhawk e Série S.
Porta-malas
Equipado com uma função útil para quem está com as mãos carregadas. Basta que o motorista movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema. Então, a luz de freio vai piscar e 1 segundo depois, o porta-malas abrirá automaticamente.
Além disso, para fechar, é só realizar o mesmo movimento. Para que funcione, o motorista deverá estar com chave a uma distância máxima de 1,5 m do porta-malas e o veículo deve estar com a transmissão em P (Parking).
O que o Compass tem:
– Design atrativo, novo motor turbo, conectividade de última geração tela multimídia de 10,1 polegadas, espaço, robustez e excelente valor de revenda.
O que falta no Compass 2022:
– Suspensão um pouco mais macia e pneus com perfil mais alto para amortecer as irregularidades do asfalto.
15 Comentáros
Meu sonho de consumo
Vc merece
Impressionante quanta tecnologia em um carro lindo e conforto extremo. A Jeep sempre nos surprendendo
Sim tem tudo dos alemães a R$ 100 mil a menos
Concordo
Um lindo carro
Painel de bordo lindo parabéns
Vc merece um
Que beleza de carro ,um sonho rsrs
Sua família merece
Além de lindo o novo Compass está muito moderno e com muitos recursos que poucos modelos feitos no Brasil tem.
Parabéns para a Jeep também pelo
preço bem mais acessível que outros da categoria
Custa metade de um SW4
Espetáculo de carro um dia compro um desse para mim
Compra antes do aumento …
As melhorias inseridas nele faz com que os concorrentes se mexam e também melhorem seus atributos!
A marca JEEP realmente caiu no gosto dos brasileiros e a motorização flex ajuda muito nisso!
Melhoria contínua