Motor 1.3 turbo flex com 185 cv de potência, central multimídia de 10,1 polegadas e novos equipamentos de auxílio a direção.

Andamos no Jeep Compass S 1.3 turbo.

O Jeep Compass é sucesso de vendas ocupando atualmente a terceira posição entre os veículos mais emplacados no país.

O preço do Compass começa em R$ 166.825,00 na versão de entrada (Sport), mas mesmo neste patamar vende mais que modelos que custam metade do seu preço.

Andamos na versão S (topo de linha 1.3) do novo Compass, que ganhou pequenas atualizações no design, motor mais potente e uma série de recursos de assistência a direção disponível em veículos de categoria superior.

A nova mecânica turbo proporciona uma condução mais ágil e silenciosa, ponto fraco do motor da versão anterior.

Novo para-choque dianteiro e faróis Full LED e faróis de neblina em LED. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Ganhou novo para-choque dianteiro, novas rodas, nova lanterna traseira, faróis Full LED e faróis de neblina em LED.

A princípio, os novos faróis trazem mais sofisticação ao conjunto óptico com iluminação superior aos halógenos ou xênon, proporcionando mais visibilidade e segurança.

Nova cor Cinza Sting e o ângulo de entrada subiu de 16,2 para 20,6º um aumento de 33%. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Ao entrar na versão 2022, fica fácil reconhecer as mudanças, com o novo volante, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central e mais espaço para porta-objetos.

Acabamento premium com novo volante, novo painel de instrumentos digital configurável, nova tela multimídia e novo console. Foto: Amauri Yamazaki

Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).

Novo quadro de instrumentos com 10,25” para as versões Limited, Trailhawk e Série S.

Painel de instrumentos digital configurável. Foto: Amauri Yamazaki

Totalmente digital, ele traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até 5 opções diferentes.

Personalização do painel conforme a preferência do motorista. Foto: Amauri Yamazaki

Tecnologia

Com tela de 10,1” Full HD (exceto na Sport), vem com navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio.

Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, com:

Localizador de estacionamento e de posto de combustível: através da central multimídia, o usuário pode buscar por novos pontos de interesse, como restaurantes, postos e estacionamentos ou utilizar aqueles já previamente favoritados. A novidade é que a busca é feita diretamente na nuvem, trazendo sempre a informação mais atualizada para os clientes.

Nova central multimídia de 10,1 polegadas com espelhamento de smartphone sem fio. Foto: Amauri Yamazaki

Send & Go: O usuário pode pesquisar algum ponto de interesse (como restaurantes, estacionamentos e outros estabelecimentos) pelo celular enquanto ainda está em casa, por exemplo, e enviá-lo para a navegação no veículo. Ao ligar o carro, a rota será automaticamente traçada pelo mapa inteligente e a viagem pode começar em segurança, sem a necessidade do cliente ficar parado pesquisando um endereço ou ponto de interesse.

Last Mile Navigation: o recurso permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo. Nem sempre é possível encontrar um estacionamento no endereço desejado. Nessas horas, para a caminhada entre o estacionamento e o destino final, a função garante a caminhada mais rápida, especialmente em locais desconhecidos, passando mais segurança ao usuário.

Remote Start: Liga o Compass pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa, para deixar a temperatura do carro mais agradável em dias frios ou quentes.

Bancos dianteiros em couro com regulagem elétrica e teto solar panorâmico de série na versão S. Foto: Amauri Yamazaki
Espaço para cinco adultos e saídas de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro com 1 conexão USB, 1 tomada 127 + Foto: Amauri Yamazaki

Direção Autônoma

Frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas: fornece ao motorista aviso e capacidade de frenagem do veículo para evitar uma colisão iminente com um pedestre, ciclista ou motociclista.

Detector de fadiga do motorista: baseado na análise do comportamento da direção, ele avisa o condutor em caso de alto risco de adormecer. O sistema funciona coletando dados durante a rodagem (entre 60 e 160 km/h) para definir o comportamento de direção considerado normal. Após 15 minutos, começa a comparação com o padrão para verificar se há algum desvio em relação aos dados anteriores coletados. Contudo, se algum problema for detectado, um aviso visual e outro sonoro são emitidos por um minuto ou até o motorista pressionar o botão OK no volante. Caso a sonolência persista, os avisos serão emitidos novamente.

Reconhecimento de placas: por meio da câmera frontal, o sistema reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos. Nesse sentido, emite alarme visual e sonoro caso o veículo esteja acima do limite de velocidade detectado.

Distância entre-eixos de 2.636 mm, rodas de 19 polegadas de alumínio e pneus 235/45 R19 Pirelli. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Novo motor 4 cilindros em linha, 1.332 cm³, turbo, flex com 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina. Torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm. Ainda há espaço para melhorar o torque do motor em baixa rotações, além de um ajuste mais afinado com o câmbio.

Injeção direta de combustível e câmbio automático de seis marchas + ré.

O consumo com etanol foi de 6,1 km/l na cidade somente com o motorista sem bagagem.

De acordo com a montadora, o Compass vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.

Novo motor 1.3 turbo flex com 185 cv de potência e 270 Nm de torque. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora.

Traseira: McPherson com rodas independentes, links transversais e barra estabilizadora.

Ar-condicionado digital de duas zonas, carregador de smartphone sem fio e uma entrada USB e outra USB tipo C. Foto: Amauri Yamazaki

Airbags

Sete airbags na Limited, Trailhawk e Série S com bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, airbags laterais e de cortina, sendo o sétimo para joelho do motorista.

Novas lanternas traseiras e porta-malas com abertura elétrica. Foto: Amauri Yamazaki

Rebatimento automático dos retrovisores

Quando o motorista faz o travamento do veículo, automaticamente os retrovisores externos são recolhidos. Dessa forma, também de forma automática, assim que o motorista der a partida no veículo, os retrovisores voltam à posição original. O item é de série nas versões 80 Anos, Limited, Trailhawk e Série S.

Porta-malas com capacidade para 476 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Porta-malas

Equipado com uma função útil para quem está com as mãos carregadas. Basta que o motorista movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema. Então, a luz de freio vai piscar e 1 segundo depois, o porta-malas abrirá automaticamente.

Além disso, para fechar, é só realizar o mesmo movimento. Para que funcione, o motorista deverá estar com chave a uma distância máxima de 1,5 m do porta-malas e o veículo deve estar com a transmissão em P (Parking)

Acabamento premium na versão S. Foto: Amauri Yamazaki

O que o Compass tem:

– Design atrativo, novo motor turbo, conectividade de última geração tela multimídia de 10,1 polegadas, espaço, robustez e excelente valor de revenda.

O que falta no Compass 2022:

– Suspensão um pouco mais macia e pneus com perfil mais alto para amortecer as irregularidades do asfalto.

Acabamento e recursos compatíveis com os concorrentes de alto luxo alemães custando R$ 100 mil a menos. Foto: Amauri Yamazaki
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15 Comentáros

  1. Rodrigo Morgado

    Impressionante quanta tecnologia em um carro lindo e conforto extremo. A Jeep sempre nos surprendendo

  2. HEWERTON LUIZ DE OLIVEIRA

    Um lindo carro
    Painel de bordo lindo parabéns

  3. Além de lindo o novo Compass está muito moderno e com muitos recursos que poucos modelos feitos no Brasil tem.
    Parabéns para a Jeep também pelo
    preço bem mais acessível que outros da categoria

  4. Luciano Pereira do Carmo

    Espetáculo de carro um dia compro um desse para mim

  5. Eduardo Ruiz

    As melhorias inseridas nele faz com que os concorrentes se mexam e também melhorem seus atributos!
    A marca JEEP realmente caiu no gosto dos brasileiros e a motorização flex ajuda muito nisso!