Ponto forte está na dirigibilidade proporcionada pelo bom casamento entre o motor 1.5 e o câmbio CVT.
Andamos no Toyota Yaris Hatchback XLS 1.5 flex 2023.
O Yaris é o terceiro automóvel mais vendido da Toyota do Brasil, ficando atrás do Corolla Cross e do Corolla sedan, segundo o ranking acumulado de emplacamentos da Fenabrave (abril 22).
Atualmente o Yaris é o 20º veículo mais emplacado do país, ficando o Corolla Cross na 12ª posição e o Corolla sedan, na 14ª posição.
Com a retirada do Etios de linha, o Yaris passou a ser o veículo com preço mais acessível da Toyota no Brasil.
Versão 2023
A versão 2023 foi lançada em janeiro de 2022, sendo as principais novidades: facelift no para-choque dianteiro, utilização em toda a linha do motor 1.5 (motor 1.3 foi aposentado) e câmbio automático de linha para todos os modelos.
Design
Na dianteira o para-choque ganhou novo desenho parecido com o utilizado no Corolla sedan.
Todas as versões do Yaris 2023 contam agora com DRL em LED.
Os faróis de neblina passam a ser em LED nas configurações XLS, outra novidade da linha Yaris 2023.
A dirigibilidade é o ponto forte do Yaris devido ao bom casamento entre motor e câmbio proporcionando agilidade no trânsito e facilidade nas manobras para estacionar.
Design interno
A central multimídia de todas as versões contam com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay.
O volante tem ajuste de altura, mas falta o ajuste de profundidade para um melhor ajuste do motorista.
O ar-condicionado digital de uma zona é bastante eficiente e climatiza com agilidade o interior do veículo.
O computador de bordo tem tela de 4,2′′ em TFT de com funções: brilho da tela, hodômetro, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.
Para os passageiros do banco traseiro duas novas entradas USB para carregamento de celulares.
Motor
Motor 1.5L flex Dual VVT-i com 110 cv de potência acoplado ao câmbio CVT de 7 velocidades com borboletas para troca de marchas no volante.
Além disso, alterações foram feitas na calibração do motor para reduzir a emissão de poluentes sem perder potência, que segue com 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, com gasolina.
Durante o período de avaliação o consumo com etanol foi de 7,9 km/l na cidade.
O bom casamento motor/câmbio faz com que o Yaris seja ágil no trânsito.
Segurança
Todas as versões possuem:
Controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC),
Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS),
Cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e
ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).
Na linha 2023, toda a linha Yaris sai de fábrica com 7 airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.
Foram incorporados dois sistemas de segurança ativa:
– Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;
– Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).
Cores
Vermelho (para hatchback), Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar, para todas as versões.
Garantia
O novo Yaris 2023 conta com garantia de 5 anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro).
O que falta no Yaris 2023:
– Ajuste de profundidade no volante.
– Aviso sonoro de distância no para-choque traseiro.
– Rodas de 16 polegadas na versão topo de linha XLS.
O que o Yaris 2023 tem de atrativo:
– Dirigibilidade proporcionada pelo bom casamento entre motor e câmbio.
– Confiabilidade mecânica com 5 anos de garantia Toyota.
– Valor de revenda.
Ficha Técnica Yaris 2023
Motor: Dianteiro, transversal, flex, 4 cilindros, 1.496 cc, 16V, injeção eletrônica multiponto.
Potência: 110 cv com etanol e 105 cv com gasolina.
Torque: 14,9 kgfm com etanol e 14,3 kgfm com gasolina.
Transmissão: Automática Multidrive CVT simula 7 marchas.
Tração: Dianteira.
Freio dianteiro: Discos ventilados.
Freio traseiro: Tambor.
Suspensão Dianteira: Independente McPherson.
Suspensão Traseira: Eixo torção.
Rodas: Liga leve de 15 polegadas.
Pneus: 185/60 R15 – Dunlop.
Comprimento total: 4.145 mm – hatchback.
Largura: 1.730 mm.
Altura: 1.490 mm.
Distância entre eixos: 2.550 mm.
Porta-malas: 310 litros – hatchback.
Tanque de combustível: 45 litros.
Peso: 1.125 kg – hatchback.
Preço Yaris XLS: R$ 113.290,00 + R$ 1.560,00 da pintura metálica, ou R$ 1.860,00 da pintura perolizada (maio 2022).
12 Comentáros
LINDO CARRO.
Gostoso de dirigir
O pequeno da Toyota é gostoso para dirigir e com 5 anos de garantia dá tranquilidade ao proprietário apesar de os carros da Toyota frequentam muito pouco a oficina
Verdade
Carro maravilhoso , com teto solar . Super completo, ótimo para o trânsito de São paulo
Acabamento lindo . Esta cor vermelha com detalhes preto ficou nota 10.
Também gostei
Dizem q é um carro super econômico
Anda bem
Show, ainda econômico. Parabéns Toyota ?
Boa dirigibilidade
A serenidade japonesa mais uma vez trás alguns pontos que faltam para esse carro seja mais atrativo.
A motorização poderia sair o aspirado e entrar o turbo, e dar mais requintes q cabine sem cobrar, pois assim daria ao hatch a chance de ser mais visto nas ruas.
Perfeito