País é a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão.
Brasil comemora 114 anos da Imigração Japonesa.
ブラジルは6月に114年の日本人移民を祝います笠戸丸の船は、最初の781人の移民をサンパウロのサントス港に運びました。
Brasil comemora em junho os 114 anos da Imigração Japonesa
Em 1908, o navio Kasato Maru trouxe os primeiros 781 imigrantes ao Porto de Santos, em São Paulo.
O Brasil é a maior economia da América Latina sendo reconhecido também como a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão, com cerca de 3 milhões de descendentes.
Ao longo dos últimos 114 anos, o país tornou-se um país de imigrantes de várias nacionalidades, que escolheram o Brasil como lar permanente para suas famílias.
A chegada de imigrantes japoneses a Brasil atendeu às necessidades de ambos os países na época.
A Segunda Guerra Mundial trouxe mudanças, sendo que alguns países tiveram que se adaptar a nova realidade.
No Brasil, o trabalho escravo diminuiu ao longo do século XIX, e a expansão das plantações de café contou com políticas de imigração para complementar a mão de obra.
Em 1905, quando países como Estados Unidos, Canadá e Austrália restringiam a entrada de imigrantes asiáticos, o ministro japonês do Brasil emitiu um relatório favorável à migração de japoneses para o Brasil.
Em 6 de novembro de 1907, foi assinado um contrato para enviar trabalhadores japoneses para uma plantação de café, no interior do estado de São Paulo.
Assim começava uma saga ao longo de 114 anos.
Alimentação
食物
貢献
Uma das contribuições da imigração japonesa no Brasil está na alimentação que incentivou o consumo de peixe, que não eram comuns principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Nestas regiões predominavam na alimentação a base de carne bovina praticamente em todos os dias nas refeições.
O tradicional arroz, feijão, bife, ovo e salada era o prato comum no país.
Com a proliferação de restaurantes japoneses, o consumo de peixe duplicou no hábito alimentar do brasileiro, proporcionando uma dieta de proteína menos gordurosa.
Nas décadas de 60 a 80 era inimaginável que os restaurantes japoneses fossem mais numerosos que os restaurantes italianos e portugueses, principalmente nas grandes capitais.
Hoje, há mais restaurantes japoneses no bairro da Mooca (bairro italiano) que restaurantes italianos.
Indústria
業界
貢献
As montadoras de motocicletas japonesas possuem juntas, 93% de participação no mercado no Brasil, sendo que só a Moto Honda da Amazônia, possui 76% de participação no segmento.
Na área de automóveis o país conta com cinco montadoras japonesas (Honda, Toyota, Nissan, Mitsubishi e Suzuki) com fábricas no país, não tendo nenhuma outra nacionalidade, o mesmo número de montadoras instaladas no país.
O Japão continua sendo historicamente segundo país com maior volume de financiamento ao governo brasileiro, ficando atrás apenas dos EUA.
A maior parte dos financiamentos japoneses destina-se ao desenvolvimento da infraestrutura.
Moto Honda da Amazônia
貢献
Com incentivos fiscais estabelecidos pelo governo do general Ernesto Geisel (1974 a 1979) a Honda montou sua fábrica de motocicletas em Manaus, onde teve de desenvolver todos os fornecedores para iniciar o processo produtivo.
Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de motocicletas e as exportações geram empregos e divisas para o país.
A Moto Honda da Amazônia possui cerca de 76% de participação de mercado no setor de motocicletas e scooters no país, fora a produção de produtos de força como: geradores de pequeno porte e roçadeiras.
Além disso, a Honda possui a maior empresa de consórcio do país.
Foto 1: Honda NXR 160 Bros é produzida em Manaus – AM.
Caio Mattos
Yamaha
貢献
A Yamaha nasceu fabricando instrumentos musicais, mas ficou famosa internacionalmente pelas suas motocicletas.
A montadora iniciou suas atividades no Brasil no dia 10 de novembro de 1970 e comemora neste ano, 52 anos de atividades no país.
De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) a Yamaha ocupa a segunda posição no ranking de emplacamentos acumulados em 2022, com 16,82% de participação de mercado.
A empresa foi fundada em 1887 como uma fabricante de pianos e órgãos, originalmente com o nome de Nippon Gakki Co., Ltd, no Japão.
Depois da II Guerra Mundial, o presidente da companhia reutilizou as máquinas produzidas durante a guerra e o conhecimento em tecnologias metalúrgicas para a fabricação de motocicletas.
Honda Automóveis do Brasil
貢献
Com a abertura de mercado na importação de automóveis no país no governo Fernando Collor (1990 a 1992) diversas montadoras passaram a importar automóveis no país.
Na época, a taxa de câmbio era extremamente favorável a importação de produtos e os automóveis importados se tornaram um sucesso imediato de vendas.
Posteriormente, a Honda iniciou a fabricação do Civic com a construção de uma fábrica de automóveis na cidade de Sumaré, no interior do Estado de São Paulo.
Hoje, a Honda produz no Brasil e exporta os modelos: City hatch, City sedan, WR-V e HR-V.
Foto 3: O New City é o veículo mais vendido pela Honda no Brasil. Divulgação
Toyota do Brasil
貢献
Foi a primeira montadora de automóveis japonesa a se estabelecer no país.
Além disso, a unidade brasileira também foi a primeira filial internacional da Toyota no mundo. Durante décadas a montadora produziu o jipe Bandeirantes que utilizava o motor Mercedes.
Com a abertura do mercado de automóveis no Brasil a montadora passou a produzir o Corolla em sua planta na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo.
Posteriormente, passou a produzir o Etios, Yaris hatch, Yaris sedã e recentemente passou a produzir o Corolla Cross flex e híbrido, novo SUV da marca.
Dessa forma, a Toyota é a única montadora de automóveis a produzir veículos com tecnologia híbrida no Brasil.
日本祭り
Neste ano, o evento volta a ser realizado após dois anos ausente devido a pandemia do coronavírus.
A princípio, o Festival do Japão é considerado um dos maiores eventos da cultura japonesa no mundo e recebeu em sua 22ª edição, mais de 190 mil visitantes.
Brasil comemora 114 anos da Imigração Japonesa.
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